sábado, 28 de março de 2009

Finalistas.

Sou um frustrado pré-finalista, supostamente, do 11º ano, a iniciar, de um modo super deprimente, a interrupção lectiva da Páscoa.
Como os meus dias se afiguram repletos de actividades interessantes, resolvi meditar sobre um assunto de igual alto nível de interesse: viagens de finalistas - sou mesmo frustrado, reflicto antecipadamente sobre este género de assuntos e tudo!

Afinal, por que raio existem viagens de finalistas?
Ora bem, pelo nome, este tipo de viagens deveria referir-se a um grupo de alunos finalistas - no que quer que fosse - que se juntariam para rumar a algum lado - qualquer que fosse.
Muito bem, deveria... mas será que é assim? Vejamos:

As viagens de finalistas dos alunos do secundário, por exemplo, não ocorrem efectivamente no final do ano lectivo, nem tampouco no final do último ano lectivo de ensino secundário, para muitos... não é verdade?
Aliás, no final de um 2º período de 3, quem é que é já finalista? É que não são poucos, aqueles que normalmente demoram mais do que três anos a despedirem-se da sua escola secundária...
E depois, há sempre os/as que vão e ainda nem estão no 12ºano, ou os/as namorados/as de uns/mas e outros/as, ou até aqueles que já foram para a faculdade, mas gostaram tanto de ir no ano anterior que decidiram repetir.

E agora dou comigo a dispersar...
Qual deveria ser o objectivo de uma viagem de finalistas? Passear? Arejar? Conhecer sítios novos? Aumentar a cultura? Conviver?
Talvez todas estas juntas... desde que, no fim, viajantes se lembrassem daquilo que experienciaram e não só daquilo que vomitaram todas as madrugadas, acompanhado de dores de cabeça terríveis.

Acho que dispenso alguns tipos de viagens de finalistas...


MI: a Maior Idiota.

32 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Acho que a maioria das viagens de finalistas é mais pelo sexo fora do país. Se bem que na minha altura aquilo deu uma confusão do caraças e acabei por não ir. É que quando fomos para a reunião, já estava tudo decidido, e não gostamos que à minha turma tivesse cabido a venda das rifas. E isto é verídico, não estou a gozar!

Beijoca!

B! disse...

As viagens de finalistas revelam o pior das pessoas! Como já ouvi dizer " Os santinhos revelam-se!"
Já ouvi histórias absolutamente ridículas de pessoas que cometem as maiores loucuras!

Supostamente deveria estar agora em Cabo Verde, mas não estou! É por essas confusões e mais uma data de coisas que eu decidi não ir à minha viagem de finalistas. Chateada?! Definitivamente não! Viagens irei ter muitas e momentos de convívio irão haver sempre, seja em Cabo verde ou numa simples rua de Lisboa!

Mi disse...

Rafeiro Perfumado, "sexo fora do país" não me parece um objectivo muito significativo... Ainda bem que não fui, na minha altura, e não teve nada a ver com a venda de rifas!

Beijola!

Mi disse...

B!, concordo mesmo com o que dizes... É que nas viagens de finalistas nem sempre se vai com o espírito que se deveria, na minha opinião, e acabam por ser pouco proveitosas, segundo o meu conceito de proveitoso, claro... E há ruas em Lisboa magníficas! He he!

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Para mim o nome de viagem de finalistas é simplesmente o pretexto para umas viagens de grandes coboiadas. Nada mais do que isso.
Bjs.

Mi disse...

Art of Love, pois, eu sou muito menina, não gosto desse tipo de festarolas prolongadas... Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

É simples. Viagem de finalistas é para aqueles que estão no último ano do secundário (em viagens de finalistas do secundário, obviamente). Ou melhor, deveria ser. Agora pondo de parte esses, é uma viagem para aqueles que não têm mais nada que fazer ao dinheiro, para aqueles que gostam de chamar a atenção, e para aquelas que dão pelo nome de pitas.

Mas cada vez vai sendo pior. Grande parte dos jovens de hoje em dia não sabe pôr as coisas nos devidos lugares e dar tempo ao tempo, isto é, deixar-se crescer, e não crescer à força.

Quanto ao ser num 2º período...bem, o nome finalista(s) é dado àquele(s) que frequentam no momento o último ano, e não necessariamente àquele(s) que vai acabar esse último ano. Mas concordo que deveria ser no fim do ano (lectivo) e não a meio.

Tal como diz a B!, "os santinhos revelam-se". E se calhar deves achar-me parvo por dizer isto sem sequer ter ido ainda, mas, acredita que não preciso de ir para saber...aliás, quem me dera a mim não saber...


Beijinho*

olha_por_mim disse...

Olha...eu cá nunca fui a uma viagem de finalistas...preferia guardar o dinheiro e ir com o namorado de férias...lol..são opções que fazemos na vida e que não me arrependo nada...
Já no final de curso não fui...casei-me e fui de lua de mel...sinceramente...nem sequer pensei na viagem...lol
Mas claro...cada um é que sabe...
Beijocas grandes e boa semana

PB disse...

A minha turma não teve viagem de finalistas!!! Foi um jantar e viva oh velho! Lol
Beijocas

Mi disse...

Espreita Aviões, gostei da definição dos participantes nas viagens de finalistas... mas não gostei do "pitas", só sublinha o lado feminino, há uma versão masculina bem brejeira...
E em relação ao segundo período, só o mencionei para fazer a ponte para o facto de, nessa altura, não haver assim tantos alunos que saibam que vai ser mesmo o ano de finalistas no ensino secundário.
E digo-te que, nunca tendo ido a uma viagem de finalistas, também posso afirmar que há muitos sonsinhos que se revelam, ou soltam a franga, como diz frequentemente uma amiga minha.

Beijinho!

Mi disse...

Olha por Mim, acho que fizeste sempre óptimas opções em vez da dita viagem de finalistas... eu troquei a do secundário por uma familiar e a de final de curso não sei, mas... indo eu de erasmus brevemente, espero, acho que fico com a conta de viagens muito recheada!
Mas cada um sabe de si, sim!

Beijinho, obrigada e igualmente!

Mi disse...

Pedro Barata, e aposto que esse jantar foi uma alegria... e não precisaram de andar centenas de km's e n horas para apanharem uma bebedeira e cantarem aos solavancos, todos abraçados... Ah ah!

Beijinhos!

Last Lion disse...

Eu penso que as viagens de finalistas podem servir para tudo o que der na telha... se alguem quer ir para os copos não significa que tenham de ir todos.
Pode eventualmente 2 ou 3 pessoas ou mais juntarem-se e irem conhecer a cidade sem qualquer tipo de compromissos com os restantes.

Uma coisa não impede a outra.
Beijokas.

Gato disse...

Apesar de concordar com esta explanação bem real do que se tornaram as viagens de finalistas do secundário, eu simplesmente não vou opinar porque faço parte do grupo de pessoas que foi, viu e viveu coisas que mais pareciam saídas de um filme melodramatico e aterrorizadamente comico :`(

Bjao gigante MI (nha)

Mi disse...

Lion Master, sem dúvida; porém, o que se observa é o movimento do arrasto... infelizmente.
A mim, também, não me diz nada conhecer as cidades que são habituais destinos de viagens de finalistas, portanto, não me diria nada na mesma partir para uma viagem assim.

Beijinhos!

Mi disse...

Gato, podes opinar na mesma... os tempos mudam, as pessoas crescem e... opinam! He he!

Beijão mais que enorme!

O Espreita Aviões disse...

Sim, sim, tens razão. Foi lapso meu. Acrescenta-lhe o lado masculino também. Tens razão, desculpa.
Eu não concordo é com a definição que as pessoas dão a "finalista". Daí as pessoas que não sabem se vai ou não ser o ultimo ano, irem.
Eu já me chateei à custa de sonsos (descansa, que guardei tudo para mim. eu disse que era pacifico, não menti, eh eh), de modo que às vezes preferia não ver/saber coisas.

Beijinho!

Sofia disse...

"Qual deveria ser o objectivo de uma viagem de finalistas? Passear? Arejar? Conhecer sítios novos? Aumentar a cultura? Conviver?
Talvez todas estas juntas... "

Acho que é o objectivo de todos...no entanto, o significado de cada um desses objectivos é diferente em cada pessoa! O significado de "conviver", já não passa somente pela camaradagem, pelo "estar junto"...muitas pessoas juntaram a estas muitas outras definições. Definições que, a meu ver, foram estragando o genuíno significado da palavra!


Estou contigo quando dizes : "Acho que dispenso alguns tipos de viagens de finalistas..."

Mi disse...

Espreita Aviões, foi um pequeno lapso, sim... eu acrescentei mentalmente o masculino. He he!
E não te chateies com sonsos, não vale mesmo a pena, nem sequer um beliscão de "chateamento"!

Beijinho grande!

Mi disse...

Sofia, gostei que te tivesses focado num ponto sobre o qual ninguém se debruçou assim tão concretamente... é bem verdade, concordo com o que dizes em relação ao significado do "estar junto" se estar a deturpar.

Beijinho, Sofia!

Sofia disse...

Infelizmente está mesmo.


Beijinho, Mi.

O Espreita Aviões disse...

Fizeste bem. Porque foi mesmo um lapso. Concordo mais que completamente com a parte masculina que tu referiste.
Também já vi que não vale a pena...não vale mesmo. Se os sonsos deixassem de o ser só por eu me chatear, okay, ainda valia a pena. Agora assim...

Beijinho!

Mi disse...

Sofia, acho que quem tem consciência disso deveria esforçar-se por mudar algo... mas é difícil, sim, eu sei.

Beijinho!

Mi disse...

Espreita Aviões, podes é tentar reencaminhar sonsos, ajudá-los a seguir o bom caminho... ou não tens tu um bom coração?

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Eu já me pergunto é se tenho coração.
Anyway, tu consegues reencaminha-los?

Beijinho!

Mi disse...

Espreita Aviões, claro que tens! Não podemos voltar a isso... Já te mostrei que sim. Ah ah!
Hmmm, sometimes... O que importa é tentar, não?

Beijinho!

Sofia disse...

É praticamente impossível. Principalmente, quando a nossa opinião deixa de contar para alguma coisa!
Podemos tentar, devemos tentar, mas são raros os casos em que depois de tentar podemos dizer : Consegui! Não foi em vão!

Mi disse...

Sofia, quanto mais tentares, mais casos desses terás! E olha que falo por experiência própria!

E estou contigo nesta luta. He he!

Sofia disse...

Eu continuo a tentar! Não tenho por hábito desistir!

Obrigada Mi, ehehe :)

O Espreita Aviões disse...

Já mostraste? Hmm...hmm...
Eu só perguntei porque caso tu não conseguisses, não seria eu que ia conseguir. Mas sim, tens razão, como sempre. O que importa é tentar.

Beijinho!

Mi disse...

Espreita Aviões, não me comeces a dar razão, irás arrepender-te. Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

Dou-te razão quando acho que tens razão. Que por acaso até agora foi sempre. Claro que aquelas coisas do "bom coração" são excepção! Ah ah!

Beijos*