quinta-feira, 19 de março de 2009

Ciúmes.

De acordo com uma senhora psicóloga, uma reacção complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade é denominada ciúme. E esta reacção é bem complexa, sim!

De facto, não é fácil lidar com aquele ímpeto que nos vem de dentro e que brota num vomitado incontrolável - parece-nos. Implica treino, muito treino e muitos sapos engolidos e vacinas contra a sensibilidade, combinadas com uma dose enorme de exercício racional... E isto ajuda-nos na maior ou menor exteriorização que permitimos da reacção denominada ciúme, agora em relação ao sentir, isso já é outra conversa!
Claro que, por muito que eu me esforce e seja bem sucedida na não demonstração de sentimentos, no que toca à não existência de sentimentos - a insensibilidade -, já é um caso bem mais bicudo!

Ainda assim, eu não creio que seja uma pessoa muito ciumenta: tenho um nível de ciúmes muito saudável - digo eu, para me animar! Mas sinto, sim, às vezes, e na maioria das vezes não os deixo passar cá para fora, e seguro o ímpeto relativamente à ameaça.
Mas a que tipo de ameaça? Pois, esta é outra coisa interessante... Muitas vezes, quase que se limita este tipo de sentimento ao amor (extra)conjugal e afins, mas há mais! E eu sinto-o...


Tenho ciúmes, sim, tenho ciúmes, amigo! Tenho ciúmes daqueles que estão mais próximos de ti no quotidiano, mais próximos do que eu, (quase) tão próximos como eu estive naquela altura em que cheguei onde nunca ninguém mais tinha chegado contigo! Tenho ciúmes...

... e sinto a tua falta.

Onde estás? Volta!

48 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

O ciúme numa relação é como o sal na comida, a sua ausência total torna-a sensaborona, já a sua utilização em excesso pode estragá-la irremediavelmente.

Beijoca.

Anónimo disse...

Existem sentimentos, não só o ciume, que a reação aos mesmo é aleatória num grupo de pessoas. Não são os ciumes em si que provocam o mal, é sim a reação aos mesmos. Tal como um militar que tem que aprender a lidar com os sentimentos no meio de uma luta, todas as pessoas deviam fazer um esforço para aprender a controlar a reação a esse devastador sentimento que por vezes se torna na ação mais horrenda que se pode imaginar. Ele é o grande causador de dôr, discussão, infelicidade, enfim, um grande destruidor tanto para as pessoas em si como para 3ºs.

Todas as pessoas são ciumentas, está na nossa natureza, somos animais e tal como os animais que lutam pelo seu território, nós lutamos pelas coisas que nos estão mais próximas, pessoas, objectos, etc... Apenas difere a capacidade de avaliar uma possivel ação precipitada sobre um qualquer sentimento desses, entre vários intervinientes.

Eu próprio, já quase perdi 2 grandes amizades por apenas querer ser amigo das mesmas, mas por ciumes de 3ºs e consecutivamente, pelas suas precipitações exageradas em tirar conclusões, lá fui posto no meio da confusão inocentemente.

Não suporto esse bichinho de destruição maciça.

Bjks grandes. (não te esqueças de mim ta? manda msg ou mail de vez em quando)

TTT disse...

Comentário não dirigido a este post: Olá Mi =P
Não te preocupes, estou tão bem que até escrevo boa ficção. E quinta feira já estou aí. E já não vais a tempo de me salvar de mim mesmo =P (e ainda bem, perdia logo metade da piada).
E não se iniciam frases com "e".

homempasmado disse...

Olá Mi :-)


Não demonstrares o ciúme será bom? Isso não irá ficando “atravessado na garganta?”

Controlar a demonstração do ciúme é como controlar a demonstração de uma dor de dentes.

Não importa se somos muito estóicos, parecendo aos outros que até nem dói assim tanto. Bom mesmo era que os dentes não doessem!


“…nível de ciúmes muito saudável…”?
Seria como se existissem níveis de gripes saudáveis!
:-D

Tchau

Mi disse...

Rafeiro Perfumado, sem dúvida que é assim!

O Espreita Aviões disse...

O ciúme é a meu ver a coisa mais natural que existe. E o Rafeiro Perfumado tem toda a razão.

Uma relação sem ciúme, acho que deixa de ser uma relação. Demonstra desinteresse, e podem haver zangas, discussões, e tudo mais, mas, a na minha opinião, o desinteresse é o que mais magoa e prejudica.

Mas controlar o ciúme é sem dúvida essencial. E não é qualquer pessoa que o consegue fazer. Agora, que toda a gente tem ciúme, ou teve em determinada altura, ou ainda virá a ter...é simplesmente um facto.

Beijinho*

Mi disse...

Miguel Serra, é mesmo necessário que consigamos ser contidos em certas demonstrações de sentimentos... Até porque tudo o que é demais enjoa, não é?
Gostei da comparação com os militares... Claro que tu tinhas que te lembrar disso. He he!

Beijinho e não me esqueço de ti, não... estou é coberta de trabalho, desculpa!

Mi disse...

Formiga, eu adorei a parte em que dizes que quinta-feira já estás aqui. He he!
E se o Saramago pode pôr a pontuação onde quer, eu posso começar frases com "e". Tomaaa...

Gosto mesmo de ti, Formiguinhazinha!

Mi disse...

Homem Pasmado, mas não há tantas coisas que ficam atravessadas? Quanto mais treinarmos, menos atravessadas ficam, porque se nos habituamos a elas, passa a ser normal e... passam.
Mas comparas o ciúme a uma dor? Não me parece que seja bem a mesma coisa... É que seria bom não ter dor de dentes - não queria falar de dentes, ainda estou a sofrer por ter ido arrancar o siso, mas pronto -, mas não seria bom, pelo menos a meu ver, não sentir ciúmes...
E depois comparas o ciúme a uma gripe. Pelo mesmo motivo, penso que não é uma boa comparação, mas... pronto, opiniões. He he!

Tchau tchau!

Mi disse...

Espreita Aviões, o Rafeiro Perfumado tem mesmo toda a razão, mas tu também tens, quando dizes que o desinteresse é o que mais magoa - é mesmo! E controlar o ciúme é mesmo parte da vida em sociedade, penso eu.

Beijinho!

Príncipe Myshkin disse...

Para quê falar, quando outros falam melhor que nós? Fiz um post da "minha" resposta/reflexão aqui: http://avarandaamarela.blogspot.com/2009/03/quoth-raven-7-o-ciume-d-apres-barthes.html . Brilhante livro, das obras fundamentais sobre o amor (e eu estou ainda, apenas, como vês, na letra C desse dicionário). Espero-te bem.

*,
Príncipe Myshkin

O Espreita Aviões disse...

Eu acho que pensas bem!

Beijinho*

Mi disse...

Príncipe Myshkin, isso é o que eu penso quando me lembro de ti... Para que hei-de falar, quando tu, de certeza, falas tão melhor que eu?
Tenho saudades tuas, mas estou bem, sim.

Beijinho, querido amigo!

Mi disse...

Espreita Aviões, eu sei. Ah ah!

Mi disse...

P.S.: Passem no link que o Príncipe Myshkin deixou e apreciem!

"(...)Além disso, se não aceito a divisão do ser amado, nego a sua perfeição, pois pertence à perfeição o dividir-se(...)"

O Espreita Aviões disse...

Ainda bem que sabes!! Eheh
Gosto dessa segurança!

Mi disse...

Espreita Aviões, tenho de parecer uma pessoa minimamente auto-confiante! Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

Eu não quero que pareças. Eu quero que sejas!

Mi disse...

Espreita Aviões, tu queres? Lol, deves ter muito poder de decisão... Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

Não. Não estou a dizer "Eu quero, é assim que é!" estou a dizer só "Eu quero.". Quero, de facto, mas não mando. E o facto de eu querer, não muda nada. Só expressa a minha opinião.

João disse...

Os ciúmes não precisam de ser especificamente a nível da ameaça na relação, por parte de outra pessoa que pode "estragar" essa relação por se envolver com o companheiro de quem está a sentir ciúmes.
Como dizes, podemos ter ciúmes daqueles que lidam com aquela pessoa mais do que nós podemos, mais do que nos é possível. Tanto como queremos.
É saudável sentir ciúme. Só assim sabemos realmente que amamos e sentimos falta daquela pessoa.
O exteriorizar também pode ser bom, para a outra pessoa confirmar também o que sentimos por ela.
Reacções exageradas podem gerar complicações e aborrecimentos, mas se tudo for feito "com peso e medida"...

homempasmado disse...

Olá Mi,

“…Quanto mais treinarmos, menos atravessadas ficam, porque se nos habituamos a elas, passa a ser normal e... passam…”
- Desta perspectiva, concordo contigo :-)

--

A comparação não era para estabelecer que o ciúme é uma dor (embora doa). Era para estabelecer um paralelismo no sentido de realçar que as dores de dentes e as gripes vão de mal a pior. Não existem, que eu saiba, em versão boa!
;-)

Como dizes, será uma questão de opinião e, já agora, de sentir:
Para ti, se bem te entendi, o ciúme pode ser bom, se for com “conta peso e medida”.

Para mim, (que bem me entendo ;-) o ciúme é sempre mau (e por vezes, pode ser ainda pior).

Tchau e bom treino :-)

Mi disse...

Espreita Aviões, certo, desculpa, agora entendi... e fiquei tocada, de novo. He he! Obrigada, mesmo!

Beijinhos!

Mi disse...

João, engraçado, penso exactamente como tu, em tudo o que disseste. Acho que somos ambos ponderadíssimos... He he! (modéstia à parte!)

O Espreita Aviões disse...

Agradecimentos para quê, Mizinha?
Eh eh!
Obrigado eu!

Beijinho*

Mi disse...

Espreita Aviões, Mizinha faz-me rir... Ah ah!

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Mizinha, Mizinha, Mizinha, Mizinha, Mizinha, Mizinha! Eh eh eh!
Achei que seria bom fazer-te rir.

Beijinho,Mizinha*

O Espreita Aviões disse...

Mi, eu estou com uma camada enorme de sono. Espero que não te importes que vá dormir. É que...ou vou dormir, ou adormeço com isto tudo ligado. Desculpa, Mi. Sério.
Obrigado pela companhia!!
Continuação de um bom trabalho!
Desculpa se te magoei ou te chateei. Nunca é de propósito. Desculpa.
Dorme bem!

Beijinho*

Anónimo disse...

Sabias que até somos parecidas????Também já senti muitos ciúmes de um amigo...e muitas saudades dele...mas muita coisa mudou...estamos mesmo muito longe...a vida prporcionou-nos destinos diferentes...e aos poucos fomos aprendendo a viver um sem o outro...o que para o meu marido foi uma grande alegria...lol
Mas acreditas que isto de ser ciumenta...vem piorando?...pois é...por vezes até parece que sou parva...mas consigo-me controlar...infelizmente há dias que me salta a tampa...e os ciúmes saiem cá para fora...lol...deve ser normal não?...é que nem tenho grandes razões para tal...mas pronto...deu-me para isto q posso fazer?...hehehe...ser mãe deu-me mesmo cabo da cabeça...lol
Beijocas grandes

Marlene Maravilha disse...

Mi,
eu tenho pavor da palavra ciúme e nao tenho este sentimento por ninguem e por nada. No passado fui massacrada por ciúmes, Nao em te-los, mas em suportar o do outro em relacao a mim. Algo anormal, ficando a beira da loucura. Realmente nao desejo para ninguem.
Nao aceito nem em amizades. É um sentimento destruidor e que só leva ao rompimento, quer seja de amizade ou amor de qualquer espécie. Mas enfim...cada um é um e eu respeito muito a opiniao alheia.
beijo grande e apareca!!!

telma disse...

achava-me uma pessoa pouco ou nada ciumenta.
ultimamente tenho dado por mim a ter ciumes de uma certa coisa -.-

Mi disse...

Homem Pasmado, pois, para mim o ciúme não tem de ser necessariamente mau, ainda que não seja um bom sentimento na sua essência! Penso que tudo depende do modo como o expressamos e dominamos.

Beijinho!

Mi disse...

Espreita Aviões, é bom rir, sim!
E não tens nada que pedir desculpa por teres sono e ires dormir, é das coisas mais normais do mundo!
Obrigada e não magoou nada, descansa!

Beijinhos!

Mi disse...

Olha Por Mim, pois, eu não quero é que a distância surja entre estes amigos que ficam ficando um pouquinho mais longe de nós e mais perto de outros... e tenho a sorte de ter um namoradão mais que compreensivo! Disso não me posso queixar...
Ui, eu espero não ficar mais ciumenta... adoro ser como sou, quanto a isto de ciumeiras! He he... Também, ainda não sou mãe, pode ser por isso! Ah ah!

Beijinho beijinho!

Mi disse...

Marlene Maravilha, talvez a palavra "ciúme" tenha uma conotação demasiado forte e negativa... não sei. É que eu concordo com a ideia geral do teu comentário, se imaginar os ciúmes como coisas fortes e doentias!

Beijinho!

Mi disse...

Telma, de uma certa coisa? Pensei que fosse de uma pessoa... Mas sim, podemos ter ciúmes de situações ou de bonecos. Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

É normal sim, mas não gosto nada de estar a falar com as pessoas e ter de sair por causa de ter sono. Fico sempre com medo que as pessoas pensem que é uma desculpa para não falar mais, ou isso.
Fico muito mais descansado em saber que não te magoei. Estava mesmo preocupado, Mi.
Obrigado!

Beijinho

Mi disse...

Espreita Aviões, ficou registado! Beijinhos

O Espreita Aviões disse...

Eh eh, okay!!

Beijinho!

homempasmado disse...

:-)

B! disse...

Tudo isto despertou-me uma dúvida! Será normal sentir ciúmes de um amigo? Não será o ciúme um sentimento exclusivamente dos apaixonados ou pelo menos daquelas pessoas que são extremamente especiais na nossa vida?

Acho que os ciúmes podem levantar muitas questões sobre nós mesmos!

homempasmado disse...

Olá B!, deves ser uma pessoa abençoada com mts amigos, para não os considerares "... extremamente especiais..."

Creio que a definição avançada pela psicóloga, responde à tua dúvida.

:-P

Mi disse...

B!, pois, acho que o Homem Pasmado me poupou a palavras... Obrigada, a ambos pela participação!

Gato disse...

Ciúmes ...
Possivelmente o sentiemnto mais dificil de controlar pelo Ser Humano. Dificil, porque? Porque o que define o que é Ser-se ciumento? Quem define a quantidade de ciume necessaria para este ser saudavel?
Será que posso sentir ciumes e ao mesmo tempo desejar que os mesmos nao sejam demais para a outra pessoa mas os suficientes, na medida em que ela perceba que sinto ciumes? Fiz-me entender? Não! Pois, tambem acho que sempre tive um grande problema em fazer-me entender nesta matéria.

bjao gigante MI(nha)
P.S. --> Espero que ele volte depressa.

Mi disse...

Gato, não há bem uma definição da quantidade ideal de ciúmes para que permaneçam na linha do saudável... Porém, quando amamos, temos a capacidade de compreender até onde os podemos deixar ir para que a outra pessoa reconheça facilmente que o que sentimos por ela é forte e especial, mas sem a sufocar nem prender, porque amar também é deixar ser livre.

Eu cá sou livre, livre para voltar a cada segundo, sempre, para os teus braços.



P.S.: Ele já voltou.

Gato disse...

Amor,
"Só é livre quem faz a vontade de Deus" Chiara Lubich

P.S. --> enche-me de felicidade saber que le já voltou :)

Mi disse...

Gato, é isso que eu vou procurando fazer... ainda que nem sempre o consiga, eu sei!

homempasmado disse...

Olá Gato.
Peço desculpa pela demora em responder.
Apenas hoje vi o comentário. Tenho andado um pouco arredado dos blogues.

“Porque o que define o que é Ser-se ciumento?”

A minha opinião e como sinto:

O ciúme resulta do sentimento de posse e desejo de exclusividade sobre outra pessoa. Do medo de perder o outro.

Por isso, é possível ter ciúmes de um amigo.

Nesse sentido, o ciúme resulta da nossa insegurança, da nossa imaturidade.


“Quem define a (…)”

Para mim, defino eu. Uso critérios concretos, sujeitos ao debate e ao escrutínio de outras pessoas.

Aceito que outras pessoas possam sentir de forma diferente para elas.


“(…)quantidade de ciume necessaria para este ser saudavel?”
Nenhuma. Ciúme é sempre imaturo. Em casos extremos, doentio.


“Fiz-me entender? Não!”

Creio que te entendo. Penso que assumes, tal como a Mi, que existe “bom” ciúme, na medida em que a existência deste confirma ao outro a importância que lhe damos.

Ou seja, se não existe ciúme, talvez se possa considerar que a outra pessoa não gosta, ou não gosta o suficiente de nós.

Será assim?