sábado, 14 de março de 2009

Até logo.

14 de Março de 2008:

"Aquele ser humano tão puro e grandioso, deitado ali, com uma aparência tão serena quanto o seu espírito - chegara a hora, o momento da partida!
O céu estava escuro. A sua respiração foi gradualmente ficando mais fraca, mais lenta... até cessar. E o céu continuou escuro: não surgiu um clarão de luz no meio da escuridão, as estrelas não começaram todas a explodir, não se elevou um coro de vozes angelicais - fortaleceram-se os laços, aproximaram-se as pessoas... sente-se a Família.

Não foi uma partida vulgar, foi alcançada com um "sim".
Não foi causadora de tristeza, mas abraçada com alegria.
Não é uma pessoa que parte, fica entre nós... Basta dizer:

- Até logo. Lá nos encontraremos."


E passado um ano, sente-se este mesmo ambiente de Família, que move pessoas de todas as partes do globo, numa homenagem especial a alguém que tão plenamente conseguiu ser (e fazer) feliz... e que continua a fazê-lo! - é aqui que está a grandeza de um ser humano, na medida em que a sua passagem pela Terra marca profunda e positivamente tudo e todos com que contacta, através do seu Amor.

"Alla fine della vita, porteremo via solo questo: l'Amore, il resto è nulla." (Lubich, C.)

Assim o disse, assim o fez (atrevo-me a dizer quase) melhor que ninguém. Assim me ensinou - obrigada!

54 comentários:

Ianita disse...

Arrepio espinha abaixo...

Kiss

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Gostei da forma como abordas um assunto demasiado delicado.
Bjs.

O Espreita Aviões disse...

Um adeus, uma despedida, não tem de ser má. Pode ser o fim de muita coisa, e ser o começo de uma maior. Dificilmente seria mais pequena. Não vale a pena dizer adeus para se "regredir", e inconscientemente, penso que toda a gente acaba por ter essa noção.
Ou pode simplesmente não ser o fim de nada. Pode ser a continuação de algo, e o começo de algo novo, ou a continuação de algo anterior ao qual agora se vai dar mais atenção de modo a progredir mais no que precisa de progresso, e não do que já progrediu o que tinha a progredir, ou pode agora ir progredindo mais devagar.

E família é família. Nunca há um Adeus, até sempre!. Há um Adeus, até amanhã, ou até um dia destes.
E o adeus pode ser bom. Ajuda a evoluir. E se algo como um adeus pode ser bom, sim, mostra realmente a grandeza de um determinado ser humano.

E fazer feliz, parte só e unicamente de cada um de nós como indivíduo. Não podemos fazer mais do que sermos nós mesmos, na minha opinião.

E com isto tudo, penso ter-me desviado um pouco do assunto. Não foi por mal. Fica desde já subentendido um pedido de desculpas.

Beijinho*

Mi disse...

Ianita, ainda bem que sentimentos são expressos através da escrita...

Beijinho!

Mi disse...

Art of Love, ainda bem... Não foi um texto fácil, não, mas tem a ver com o modo como cada um encara a morte.

Beijinho!

telma disse...

estou sem palavras, mesmo.
ai. *


ah, e parabéns (não me recordo se te cheguei a dar ou não :P) *

Anónimo disse...

Oi...desculpa, não vou comentar porque como o meu psicológico anda poderei dizer algo demasiado "negro" e preocupante para 3ºs...enfim...desculpa.

Bjs

Anónimo disse...

Gostava de saber encarar a "morte" tal como tu...o que dizes é verdade..."eles" continuam entre nós...mas apesar de ter passado 2 anos eu ainda não consigo aceitar bem a minha perda...sou muito forte por fora...mas tão frágil por dentro...
Bem...ñ vou falar mais sobre este assunto...estaria aqui um dia inteiro...e tornava-se tudo nunca confusão...tal como a minha cabeça está...
Beijocas grandes e boa semana

Marlene Maravilha disse...

Realmente é um aprendizado saber lidar com as perdas e danos da vida em si.
E passar pela vida fazendo diferenca, isto ainda é mais importante.
beijo grande!
Deus te abencoe!

PB disse...

Grande post... Não é fácil falar desses temas dessa forma, eu não o conseguiria...
Beijinhos

Lita disse...

Dos textos mais lindos e profundos que já vi sobre este assunto.
Beijos.

O Espreita Aviões disse...

Devo dizer que algo me escapou à primeira leitura do texto.
Isso faz com que o que disse anteriormente te possa ter magoado.
Eu não sei como me escapou tal coisa, muito sinceramente.
Peço imensa desculpa. Não foi mesmo por mal. Desculpa, Mi ):

Mi disse...

Espreita Aviões, tinha pouco tempo para responder a comentários quando respondi aos que estão antes do teu primeiro... Confesso que parei por ali por também não saber bem o que te dizer. Parece mesmo que comentaste um texto paralelo ao meu... Não sei explicar.

Ainda assim, palavras bonitas e verdadeiras. Obrigada!

Mi disse...

Telma, também me acontece isso...
E obrigada, não sei se te cheguei a agradecer. Ah ah!

Mi disse...

Miguel Serra, tudo bem... Mas volta a comentar, gostamos dos teus comentários gigantes!

Mi disse...

Olha por Mim, é tudo uma questão de perspectiva... Não é? Mas tem de partir de dentro para fora e não ao contrário, como muitas vezes tentamos, por vezes, sem sucesso.
Obrigada pelo comentário e beijinho grande!

Mi disse...

Marlene Maravilha, é mesmo, o que importa é deixar um lindo rasto de luz por onde quer que passemos... tentando ser sempre harmonia!
Beijinho e votos retribuídos!

Mi disse...

Lita, oh, muito obrigada, mesmo... Ainda bem que consegui dar um pouquinho da grandeza que a pessoa que me inspirou merece!

Mi disse...

Espreita Aviões, não me magoaste, não te preocupes... só me baralhaste um pouco!
Não te descosas em desculpas, "caríssimo" - citando-te, mas para o masculino. He he!

Um beijinho e continua a dar largas às teclas!

O Espreita Aviões disse...

Eu compreendo que te tenha confundido. Acredita que me deixas (muito) aliviado por me dares a saber que não te magoei. De 5 em 5 minutos vinha aqui a ver se já tinhas dito alguma coisa quanto a isto. Fiquei bem preocupado!
Acredita que para mim continua um enigma o facto de me ter escapado algo desta dimensão. Por muito que tente perceber, não consigo. Tenho que ter mais cuidado.

Caríssima Mi - citando a tua citação, para o feminino - pedir desculpa era o mínimo que podia fazer.

Antes de eu dar largas às teclas, tens tu de dar largas às tuas teclas. Portanto, essa mensagem vai para ti, porque...dá gosto vir a este espacinho.
Beijinho*

Mi disse...

Espreita Aviões, eu sou uma menina difícil de magoar, sou "munta fote"! He he! Desculpa não ter respondido antes, mas não tinha tempo e parecia que ia exigir mais do que aquele que eu possuía... não te queria preocupar.
Passamos então as desculpas à frente e podes continuar com as tuas interpretações, mesmo que diferentes daquelas que eu quero dar, por te escapar esta dimensão ou a outra... São isso mesmo - interpretações.

Beijinho enorme e bom fim-de-semana!

O Espreita Aviões disse...

Ahahah, fico feliz por saber disso!
Oh, não tens nada que pedir desculpa! Bem sabes.
Eu continuarei com as minhas interpretações. Só espero é não voltar a interpreta-las mal. É que não é mesmo nada bom.

Retribuo o beijinho, e um óptimo fim de semana para si também!

Mi disse...

Espreita Aviões, ficamos pacificados, então... He he!
Não te preocupes em demasia com o interpretares como eu quero, ou como eu interpreto... Fica à vontade para me baralhares com os teus comentários!

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Podes ser "munta forte" mas ninguém é de ferro. E eu prefiro interpretar como deve ser para evitar magoar-te!!
Tentarei não baralhar muito as coisas (escrevi "cousas")

Beijinho*

Mi disse...

Espreita Aviões, eu sou quase de ferro... Ah ah! E não te preocupes, não me magoam diferentes interpretações, desde que haja respeito...

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Inox, eh eh eh!
Mais vale prevenir que remediar, Mi. Mas respeito haverá SEMPRE. Com isso não te preocupes.

Beijinho*

Mi disse...

Espreita Aviões, também penso que haverá sempre, sim.

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Da minha parte, dou-te desde já a minha palavra, de que te respeitarei sempre (só se por vezes for alguma brincadeira. mas se assim for, farei questão de que tenhas a certeza de que se trata de uma brincadeira. caso contrário, podes espancar-me até à morte, caso te desrespeite).
Da tua parte, só tu podes dizer, mas não te preocupes que como já disse, sou um tipo pacífico. De modo que estou sempre na paz. Os outros é que não costumam estar em paz comigo, mas isso é outra história.

Beijinho*

Mi disse...

Espreita Aviões, que fazes aos outros que não estão em paz contigo?

O Espreita Aviões disse...

Trato-os bem na mesma. Nunca trato ninguém mal. Eu tenho um bocado de receio de dizer isto em publico, mas já me disseram que eu era tipo Madre Teresa. *revirar de olhos*
Eles é que me "tratam mal" a mim.

Mi disse...

Espreita Aviões, ui, agora já passaste de não ter bom coração a ser bom de mais... Ah ah!

O Espreita Aviões disse...

Eu bem te disse que não tinha bom coração, ah ah! Bom de mais? Nah! Até parece! (sem ironia)

Mi disse...

Espreita Aviões, pois, parece que tu é que sabes... reduzo-me à minha insignificância!

O Espreita Aviões disse...

Mas qual insignificância, Mi?
Não digas isso, então?!

Mi disse...

Espreita Aviões, não faças caso, não era sério...

O Espreita Aviões disse...

Que alívio!

Mi disse...

Espreita Aviões, não me conheces mesmo... he he!

O Espreita Aviões disse...

Oh, pudera. Nem o teu nome me dizes sequer! Ah ah ah (brincadeira).

Também só te posso conhecer, caso tu o queiras e permitas, claro.

Mi disse...

Espreita Aviões, paira o mistério... muahahaha!

O Espreita Aviões disse...

Hmm...e como se resolve esse mistério?

Mi disse...

Espreita Aviões, nem todos os mistérios são para serem desvendados/resolvidos!

O Espreita Aviões disse...

Não queres mesmo que eu saiba o teu nome. É justo. Estás no teu direito. Para todos os efeitos, ficas a Mi.

Mi disse...

Espreita Aviões, parece-me bem, assim!

O Espreita Aviões disse...

Pronto. Se a ti parece bem, porque haveria de parecer mal a mim?
Mi, seja.

Beijinho

Mi disse...

:) prazer!

Gato disse...

"O santo é aquele que ama sempre. Amando, descobre nos outros o plano de Deus e os ajuda a realizá-lo."
Chiara Lubich

Mi disse...

Gato, e ela soube mesmo ser santa. Quem me dera...

Gato disse...

Amor,
é muito feio desejar algo que já temos em nossa posse :) tu já és o que almejas ser um dia ... não quer dizer que tenahs que tocar tantas vidas como ela o fez, mas olha a tua volta e vê o que conseguiste ao longo dos anos ...

bjao gigante MI(nha) santa

Mi disse...

Gato, acredita que é muito pequeno em relação ao que deveria ser... um dia tu entendê-lo-ás.

O Espreita Aviões disse...

E Mizinha?
Eh eh

Mi disse...

Espreita Aviões, não entendi... Oh.

O Espreita Aviões disse...

Se também pode ser Mizinha.
É que Mizinha também é giro!

Mi disse...

Espreita Aviões, pode sim, claro que pode!

O Espreita Aviões disse...

Está bem então. Então fica, ou Mi, ou Mizinha. É conforme me for lembrando, eh eh!

Beijinho!