domingo, 26 de abril de 2009

Oportunismo.

Num esforço conjunto, começamos a entender o significado desta palavra... Começamos, sim, uma mais à frente que a outra, também porque uma começou a sua reflexão há uns dias e outra há já uns anos, mas ainda assim é somente um início no entendimento. Caramba, não é fácil!
É comum, no exercício que realizámos separadamente, que o encadeamento de ideias nos leve a dois pontos fulcrais: interesse e egoísmo; conjugados, teremos então o oportunismo. Fantástico! Ou não... 

O que é o oportunismo?
[Uma] Política que consiste em tirar o melhor partido das circunstâncias, transigindo, quando necessário, com os princípios; [um] comportamento do [/de um] indivíduo que orienta a sua actividade segundo as circunstâncias e que subordina os seus princípios aos seus interesses do momento. 
Assim, interesse + egoísmo = oportunismo, até faz sentido, não?

Faz-nos espécie [adoro esta expressão, Sofia!] como é que há pessoas que só conseguem olhar para os seus próprios interesses e que só se aproximam dos outros com o único propósito de vir a beneficiar dessa relação, de apanhar a primeira oportunidade para conseguir concretizar os seus interesses do momento!
E ainda mais confusão nos faz a sua capacidade de representação, de se camuflarem de simpatia e afins de um modo tão natural...
Malditas relações por interesse!

Porém, quando pomos o nosso lado racional a reflectir... Não serão todas [ou a maioria das] relações movidas por este O-Que-É-Que-Tu-Tens-Que-Me-Podes-Dar mútuo?
É que é tão normal este jogo de interesses que comanda a sociedade de hoje que, talvez [com um certo grau de probabilidade], muitos sejam oportunistas inconscientemente... O egoísmo e a sede de uma oportunidade são tão grandes que, às tantas, as pessoas nem se apercebem que estão [e se dão] com as outras porque precisam delas de alguma maneira.

E agora olho à minha volta! E deparo-me com uma multidão de interesseiros, oportunistas e egoístas! O que é que eu faço a esta gente toda? - concluiu a Sofia.

Olho à minha volta e, no meio de um mundo tão invadido pelo gigante Eu de cada indivíduo, sinto-me uma centelha de esperança, caminhando de mãos dadas com já tantos que são aqueles que partilham deste meu Acreditar num Mundo Unido! [pesquisar e descobrir o 1 de Maio] - sussurrou a Mi, com um enorme sorriso.



MI: a Maior Idiota & Sofia: de Amante do Saber [obrigada].

20 comentários:

Miguel disse...

o oprtunismo é cada vez mais constante...

gostei foi da nota introdutoria lol politica tem a ver com o oportunismo :D

O Espreita Aviões disse...

Oportunismo nas relações? Esquece. Eu não sou capaz de o fazer, e, por muito que me custe acreditar que haja gente que o consiga fazer, admito que realmente há, infelizmente (...)

O Espreita Aviões disse...

(eu prometo continuar o comentário. isto não me deixa coloca-lo, não sei porquê. se quiseres responder, responde quando por fim comentar tudo. desculpa. não sei o que se passa)

Sofia disse...

Bem , está um espectaculo! :D
Fico muito contente (e agradecida), que tenhas juntado a minha recente reflexão ao teu texto!

Gostei mesmo de o ler! :D Ainda pra mais quando é um bocadinho meu :b

Faz-me espécie [é um máximo nao é?] que não tenhamos feito disto antes :b


Um Beijinho Mi : )

Li disse...

Eu caminho de mão dada contigo (se deixares)!

Mas... serei uma oportunista?

* Estado: à procura de uma segunda oportunidade (merecerei?)

O Espreita Aviões disse...

[E não me refiro ao oportunismo mútuo. Refiro-me ao oportunismo de um, e à inocência (não naquele sentido ofensivo que muitas vezes dão à palavra, obviamente), ou não, de outro]

E o que tem a Mi e a Sofia, claro, a dizer sobre o oportunismo fora das relações?
Eu aí, por vezes (e só por vezes), até considero inteligência.
Volto a salientar, o por vezes, e o fora das relações.

Agora sim, já está o comentário completo. Peço desculpa ter ido aos bocados.

Beijinhos! Desta vez, para as duas autoras.

Mi disse...

Miguel, só mesmo tu para reparares no pormenor da "Política" relacionada com Oportunismo... He he!

Mi disse...

Sofia, ainda bem que gostaste, mesmo... Tentei não sobrepor aquilo que eu penso e o meu modo de o escrever e expressar ao teu, espero ter conseguido, até porque estávamos bastante em sintonia!

Beijinho enorme e esta foi uma experiência a repetir...

Mi disse...

Li, não és uma oportunista e eu é que quero que caminhes sempre ao meu lado, de mão dada comigo.

Tens todas as oportunidades!

Mi disse...

Espreita Aviões, não estou a conseguir entender bem o teu comentário... os teus, digo.
Não estou a ver esse oportunismo fora de relações... Explica lá melhor.

Beijinho!

Sofia disse...

Conseguis-te mesmo Mi!
Está muito bom :)

Sofia disse...

" O Espreita Aviões disse: E o que tem a Mi e a Sofia, claro, a dizer sobre o oportunismo fora das relações?
Eu aí, por vezes (e só por vezes), até considero inteligência.
Volto a salientar, o por vezes, e o fora das relações. "


(Acho que nao percebi bem o "fora das relações" por isso, se calhar, o meu comentário não vai fzr muito sentido.)

Não existe só o EU...existe o EU e todo o mundo lá fora! É impossivel (parece-me) que haja oportunismo fora de relações...
Tudo o que fazemos involve os outros e as relações (sejam elas de que tipo forem) que estabelecemos com os mesmos.

O Espreita Aviões disse...

Mi, eu ia explicar, mas é muito mais simples guiares-te pelo comentário da Sofia.

Okay, okay, quando não é a Mi a calar-me, a Sofia trata disso, ah ah!
É isso mesmo Sofia. Tens razão de facto. Não tinha visto assim as coisas. Esquece então o que disse.
Obrigado.

Beijinhos!

Mi disse...

Sofia, muito obrigada pela ajuda!
E temos mesmo de voltar a escrever juntas...

Mi disse...

Espreita Aviões, acho mesmo que sim, a Sofia ganhou! He he!

O Espreita Aviões disse...

É verdade, Mi, eh eh!
Parabéns às duas. Acho que funcionou muito bem o texto em conjunto!

Sofia disse...

Foi um prazer : )


Beijinho *

Gato disse...

Amor,
aprendi isto à pouco tempo e acho que se adequa muito bem, o contexto era sobre as relações amorosas mas pode-se aplicar às relações em geral e ao modo como encaramos os outros:
GRATUITIDADE!!! Ou seja, amor gratuito. Sem exigências e sempre com o coração aberto.
Eu faço, tento, a minha parte e vocês fazem a vossa?
AMO-TE!!!

Mi disse...

Gato, sem exigências, não é? Amo o que construímos e espero que assim continuemos.

Obrigada por tudo!

Gato disse...

Amor,
espero que possamos construir todos os dias mais um pouco e um pouco ... eu sei que vamos fazê-lo.
Obrigado, EU!!!