segunda-feira, 13 de abril de 2009

Luas.

De lágrimas nos olhos, a fervilhar por dentro, enfrentei a noite gélida, sem coragem - por puro desespero de cansaço físico e emocional. Nem a brisa do Tejo me arrefeceu a temperatura interior!

Caminhando ao longo da margem norte, libertei-me de tudo: sem espectáculo, simplesmente, chorando... entregando-me, por momentos, àquela dor profunda, de mãos nos bolsos, a passos lentos e largos, em silêncio.

A minha mente corria de um lado para o outro, de nostálgicas saudades, de carência de auto-estima-e-confiança e de excesso de preenchimento do quotidiano.


Alheia à cidade que não adormece, deitei-me naquele banco, já muito usado, que nem uma sem abrigo, e os meus olhos detiveram-se naquele tecto imenso, defendido imponentemente do completo negrume pela resplandecente lua quase, quase cheia - única sobrevivente ao manto suave de nuvens citadinas que levemente se arrastavam, ocultando os minúsculos e longínquos pontos estrelares.

Quão pequeno é o meu ser; quão ínfima é a minha dor.


Embebida momentaneamente por uma brisa fugidia tenuemente positiva, sentei-me num salto e, tentando alcançar com o olhar pormenores da margem de lá, sorri.

Quão enorme é o mistério da vida; quão fugaz é o tempo que a nossa dura para o desvendar.



Não sei que palavras usou, mas as lágrimas secaram.

37 comentários:

Sara Saraiva disse...

gstei do pormenor d teres olhado pa outra margem.tavas a mnha procura admite!i cm vist k tava a pensar em ti as lagrimas secaqram!
Cm gst d ti*

O Espreita Aviões disse...

Achei engraçado o facto de olhares para o céu, para a lua, as estrelas, e pensares isso. É que...eu faço muitas vezes o mesmo. Às vezes até na cama. De verão, deixo a persiana aberta, e ponho-me às escuras no quarto, à espera do sono a olhar lá para fora, a ver tudo isso, e a pensar o que tu pensaste.

O que não achei a mínima piada foi ao facto de não estares (ou teres estado) bem. Há alguma coisa que possa fazer?
Se houver, é só dizeres.

Beijo grande! Vê se sorris, sim?

Mi disse...

Sara Saraiva, já te disse que o teu carinho me reconforta? Eu também gosto muito de ti... e sei que te lembras de mim!
Beijinho grande e espera a folhinha escrita... He he!

Mi disse...

Espreita Aviões, é um exercício que faço muitas vezes... e confesso: eu adoro a lua, mesmo!
Quanto ao não ter estado bem, nada disso; aliás, é confuso mas, até no estar menos bem, eu consigo procurar o estado óptimo! He he! São personagens, meu caro... É uma Mi muito múltipla!

Beijinho enorme e vê se me acompanhas no sorriso!

olha_por_mim disse...

Olá!!!!
Ao ler este teu post gostava que fosse noite novamente...lol...mas sem chuva e sem vento...lol...é que eu todas as noites...mas mesmo todas (esteja a chover ou não)...entre a meia noite e a uma...vou sempre à janela fumar um cigarro (maldito vício)...é o meu momento de paz (o filhote já dorme...lol)...e é tão bom saborear as estrelas...a lua...o céu...adoro...por vezes caem-me umas lagrimitas...das saudades que eu sinto...mas depois também secam...e vou-me deitar muito mais calma e feliz...
E acreditas que nas noites de céu limpo vejo sempre uma estrela cadente?...eu tento acreditar que é o meu pai que está sempre lá...coisas da minha cabeça...mas que me faz sentir muito melhor...
Beijocas enormes

PB disse...

Vê se arrebitas! Toda a força e ânimo para ti.
Beijinhos

Mi disse...

Olha por Mim, eu não tenho esse TERRÍVEL vício, mas a mim o céu escuro, a lua, as estrelas... fazem-me viajar, para dentro ou para fora de mim, e eu adoro viajar!
Eu só vi estrelas cadentes numa noite do Verão passado, quando eu estava em Florença, era mesmo uma noite oficial de queda de estrelas... He he! Mas não há fome sem fartura e nessa noite vi 7 estrelas cadentes, lindas! Marcaram-me...
E o teu pai está sempre lá, mesmo que não vejas a estrela cadente nalguma das noites, ele lá estará.

Beijinho grande!

Mi disse...

Pedro Barata, estou arrebitada, mas agradeço essa dose extra de ânimo para momentos de trabalho extra.

Beijinhos!

O Espreita Aviões disse...

Quanto à lua...já somos dois!
Fico feliz por saber disso!
Fico bem mais descansado.

Beijinho maior, e, tentarei acompanhar-te no sorriso...apesar de não ser propriamente fácil, mas já que pedes, eu tento!

Mi disse...

Espreita Aviões, olha, aproveita o brilhozinho da lua... ela dá uma ajuda! Procura lá o sorriso por ti, não porque eu peço... (Vá, também porque a Mi pede, ok?)

Beijinho maior que maior!

O Espreita Aviões disse...

Eu sei que dá, Mi, eu sei que dá!
Eu tentarei procura-lo, mais porque a Mi pede do que por mim, eh eh.

Beijinho maior que "maior que maior"!

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Às vezes os monólogos connosco mesmos são capazes de verdadeiros milagras.
Bjo.

Mi disse...

Espreita Aviões, fico à espera de o ver, então...

Um beijo, só, pronto. He he!

Mi disse...

Art Of Love, e fazem milagres muito curativos! Ainda bem que temos a capacidade de monologar...

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Mi, troca por troca!

Okay. Um beijo seja!

Andreia disse...

Imagino-te a sorrir, aqui da margem sul! *

Mi disse...

Espreita Aviões, foste um bocado "seco e directo", não? Beijinho e bom fim-de-semana!

Mi disse...

Andreia, estou a sorrir, sim... ainda por cima, é fim-de-semana!

O Espreita Aviões disse...

Talvez um bocadinho. Desculpa, não foi por mal. Desculpa...

Beijo! Bom fim-de-semana também para a Mi!

Mi disse...

Espreita Aviões, ora essa, tudo bem!

O Espreita Aviões disse...

Obrigado, Mi. A cabeça por vezes também não está bem no sítio e depois dá nisto.
Obrigado, e desculpa mais uma vez!

Beijo!

Li disse...

Nao te sinto por perto e estou a precisar de ti, como prima, como melhor amiga, como parte essencial de mim.

ando a precisar de chorar mas nao tenho coragem, nao quero render-me a este sentimento que me corroi por dentro e me faz sentir tantas duvidas e tanta culpa.

faz-me falta a tua sensatez, a tua coragem, o teu animo e aquele nosso abraço. mas estás longe e eu nao sei de ti...

És-me...

Mi disse...

Espreita Aviões, mas está tudo bem?

Mi disse...

Li, tu sabes que eu estou aqui. Mesmo, si?

O Espreita Aviões disse...

Mi, uma vez disseram-me nunca tudo está bem. Cheguei à conclusão que (pelo menos até agora) é verdade. Mas pronto, eu vou-me deixar de tretas e responder ao que perguntaste, que bem percebi. Não, agora não está realmente tudo bem, mas está bem melhor que o que estava na altura do comentário, pelo menos.

Obrigado pela preocupação! Sério!

Beijo!*

Mi disse...

Espreita Aviões, ainda que seja um ligação virtual, eu estou aqui... e sou óptima tecladora! Teria todo o prazer.

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Oh, tão simpática! É recíproco! Quer dizer, não sou bom teclador (i guess), mas eu também estou aqui! Podes contar comigo.

Beijinho grande, e muito obrigado!

Gato disse...

AMOR,
como eu te compreendo ... a ultima vez que me senti assim, com essa intensidade, com essa nostalgia, com essa falta de isto e daquilo, com esse ... a ultima vez que me senti assim deitei a cabeça no colo da mulher que actualmente amo (tu) e ouvi um cd comp recisamente 14 musicas ao mesmo tempo que sentia a tua mão passar na minha cabeça e por acaso era de noite e o céu estava limpo e as estrelas brilhavam e a lua sorria. Acredito que o teu banco ajudou mas para a próxima tenta o que fiz, deita a cabeça no colo da pessoa que amas (eu)e verás que essa pessoa vai secar todas as tuas lágrimas, sarar todas as tuas feridas e encher-te de confiança para o que se aproxima. Estiveste presente!Eu estou e estarei presente, SEMPRE!
Felizmente que há muito tanta não és invadida por este estado de espírito eheh!!

Bjão gigante MI(nha)
AMO-TE!!!!

Mi disse...

Espreita Aviões, o que eu queria dizer é que estava pronta para entender esse "menos bem"... Bolas, tenho de dizer tudo? Ah ah ah!

O Espreita Aviões disse...

Pronto, eu sou lento, já devias saber. Mas a minha posição mantém-se, portanto também não faz diferença! Eh eh!

Beijinho grande!

Mi disse...

Gato, tu és o homem que me deixa sem palavras... mas com o coração quentinho!

Amo-te, bebé mais alto da relação! Ah ah!

Mi disse...

Espreita Aviões, acelera aí ou nunca levantarás da pista de aterragem, homem!

O Espreita Aviões disse...

Se tiver os pés assentes na terra também não caio. Quando tiver o mar por baixo eu acelero. Não vale a pena acelerar se a queda for certa.
Quando acelerar eu aviso, Mi! Eh eh!

Beijo!

Mi disse...

Espreita Aviões, mas não queres chegar "ao infinito e mais além"? Oh... Não sejas assim tão limitado pelo medo da queda.

Beijooo!

O Espreita Aviões disse...

Mi, sim, quero, mas não se trata de medo da queda. Quando a queda for incerta, acelero. Quando a queda for certa, acelerar é estupidez. Digo eu, claro.
De qualquer maneira, obrigado pelo incentivo!

Beijo!

Mi disse...

Espreita Aviões, sim, não te atires ao rio! he he!

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Mi, eu até sei nadar, portanto o rio nem seria problema. Era pior se me atirasse para terra firme!

Beijo!