sexta-feira, 17 de abril de 2009

Auto-domínio.

O ser humano é um actor!

Não obstante reagir, o ser humano age; isto porque tem consciência. É um ser racional que expressa uma intencionalidade através da sua acção premeditada. Ou seja, as pessoas - supostamente - não agem à parva, mas reflectem - ainda que por milésimos de segundo - antes de agirem.
Assim, para agir, o indivíduo tem de dar ordem a si mesmo para o fazer - uma diferença de acção para reacção - e isto não está directamente ligado ao campo das vontades, uma vez que eu posso não ter vontade de fazer algo mas, movida por qualquer força maior - por exemplo, o dever -, dar ordem a mim mesma para o fazer, ainda que me contrarie o desejo.
Deste modo, encontra-se antes ligado ao campo do auto-domínio, medido por esta capacidade de agirmos contra a corrente de nós mesmos.

Posto isto, olhando em volta, eu penso que, das duas três: ou a corrente de cada um é forte como tudo - mas aí, talvez, as pessoas fossem menos influenciáveis, não? -, ou o seu auto-domínio é frágil como mais que tudo - o que parece uma hipótese -, ou ainda as pessoas não pensam lá muito e agem um bocado à parva.

O ser humano é um actor, mas nem todos nasceram para brilhar na arte.


Adenda: é difícil, muito difícil, aceitarmos a nossa incapacidade para irmos contra a nossa vontade - ou falta dela -, por mais que conscientemente saibamos que era o que deveríamos fazer. Pessoalmente, aborrece-me bastante, faz-me comichão, irrita-me profundamente... dá-me vontade de arrancar cabelos. Mas chegou o fim-de-semana!

21 comentários:

O Espreita Aviões disse...

Mi, eu ainda espero pelo dia em que me provem que os animais (alguns) não têm raciocínio. Chama-me parvo se quiseres, mas há coisas que ainda não assimilei bem quanto ao irracionalismo animal. Além disso...acho que a parte mental nunca irá ser compreendida a cem por cento.

Bem, mas deixando a parvoíce de parte, o ser humano por vezes também age por instinto. Outras vezes age só porque sim. Outras vezes age sabendo ao certo o que vai fazer. E outras vezes age pensando e ponderando o que vai fazer.

E nós (todos) não somos incapazes de ir contra a nossa vontade. Nós temos é uma enorme falta de força de vontade.

Beijo! E bom fim-de-semana mais uma vez!

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
O que mais há por aí aos pontapés são pessoas influenciáveis, e com falta de personalidade.
Bjs.

Mi disse...

Espreita Aviões, quanto ao primeiro parágrafo, nem vou dizer nada... Ah ah ah!
De resto, é claro que às vezes age por instinto, mas se age, pensa antes, se é por um instinto irracional e inconsciente e blá blá blá, então reage e não age. Certo?

Bora lá arranjar força de vontade e terminar a apresentação... Yupi! (que entusiasmo!)

Mi disse...

Art Of Love, é preciso educar os pequeninos a pensar... no fundo, é uma arte que muitos menosprezam!

O Espreita Aviões disse...

Eh eh eh!
Sim, sim, basicamente!
Tens razão para não variar!

Ah ah! Queres ajuda?!
Beijo!

olha_por_mim disse...

Bem...se eu tivesse lido este post na sexta-feira comentáva-o de outra maneira...pois como tu dizes e bem..."chegou o fim-de-semana"...hoje...e infelizmente que o fim-de-semana passou a correr...e segundas-feiras para mim é um martírio...estou incapacitada para tudo...não me apetece trabalhar apesar de ter uma pilha de papéis por resolver...estou adoentada e não tenho forças para nada...
Espero que passe rapidamente...o dia e a semana...lol...e que tudo o que façamos seja pela nossa vontade...lol
Beijocas enormes e boa semana

PB disse...

Tens razão no que dizes e mais uma vez o texto está muito bom. Eu já consigo ir contra a minha vontade algumas vezes... Tem que ser!
Beijinhos

Miguel disse...

ora aí está um texto muito bem construído :)

só tenho a acrescentar que concordo contigo :)

Mi disse...

Espreita Aviões, eu tenho sempre razão? Ah ah ah! Quem me dera que todos pensassem assim... Ou não, teria uma enorme responsabilidade sobre ombros!
Quanto à ajuda, já veio um bocado tarde... Agora já foi e nem foi assim muito bem!

Beijinho grande e merci!

Mi disse...

Olha por Mim, o fim-de-semana veio e foi e eu cá continuo na mesma... Estou mesmo a precisar que este mês passe bem depressinha!

Beijinho e boa semana!

Sofia disse...

Acho que o auto-domínio depende e muito da personalidade de cada um.
Personalidades, minimanente, fortes?! São raras as que encontro,
daí que haja multidões com um auto-domínio frágil! E muito frágil!

O Espreita Aviões disse...

Sim, a Mi tem sempre razão! Não terias, porque tu tens sempre razão, e ias dizer que não tinhas nenhuma responsabilidade sobre os ombros, e...tumba! Não tinhas responsabilidade sobre os ombros! Eh eh! (eu prometo que começo a controlar a parvoíce...)

Oh, desculpa. Se sabia tinha vindo mais cedo...mas vais ver que vai ser bom!

Beijinho grande, e de nada!

Mi disse...

Pedro Barata, parece que deveríamos ser educados para tal... diminuiria o egocentrismo no mundo!

Obrigada e beijinho!

Mi disse...

Miguel, que honra tê-lo de volta! Ah ah! Ainda por cima, concordando comigo e elogiando o meu texto... Uau!

Obrigada e beijinhos!

Mi disse...

Sofia, na minha opinião, o auto-domínio é também muito trabalhado. Afinal, desde crianças que somos ensinados a dominar alguns sentimentos, como a raiva, a dor...

Beijinho e é bom ter-te de volta!

Mi disse...

Espreita Aviões, não a controles, sff... he he!

Gato disse...

Amor,
para variar mais um post escrito com grande coerência e inteligentemente articulado :) vou manter o meu auto-dominio e fazer um comentário curto mas conciso ... Acho que a chave para isto tudo é a força de vontade e a vontade para fazer força mas a minha maior lacuna em termos de auto dominio é não controlar (até que controlo porque faço-o conscientemente) as palavras que saem da minha boca quando vamos no meio da rua e eu grito a plenos pulmões: AMO-TEEEEEEEEEEEEEEEE! Desculpa mas foi mais forte do que eu ... tenho de treinar este auto-dominio e conto contigo para tal :)

Bjao gigante
MI(nha)
AMO-TE :)

O Espreita Aviões disse...

Mas...não achas melhor que fosse controlada, Mi? Eh eh!

Beijinho!

João disse...

Nem todos têm auto-controlo suficiente para ir contra a sua vontade.
Muita gente tem, tanto que quase controlam todas as atitudes e reacções.
Quem não tem devia ter uma força interior capaz de levar a que tivesse, mas nem sempre é capaz disso, ou por falta de vontade, autoconfiança e afins.
Mas não sei até que ponto também não é bom agirmos sem pensar de vez em quando...

Mi disse...

Gato, há dias em que eu gosto tanto da tua falta de auto-controlo... Depois há outros, em que estou menos descansada, pois não dormi 12 horas, em que eu não gosto assim tanto e depois amuo um bocado, mas tu és o anjo que sabe entender isso muitíssimo bem! É porque tens força de vontade e vontade de fazer força... eu também vou tendo: é o amor.

Beijinho enorme, coração!

Mi disse...

João, muitas vezes esse "agir sem pensar" tem consequências não muito boas, tanto para nós, como para os que nos rodeiam... Mas estamos a desviar-nos um pouco daquilo que me inspirou para escrever o post, que foi ter de estudar e não conseguir, por falta de vontade - que giro! He he!

Beijinho!