sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sublinhado.

- Porque sublinho se, na segunda vez, volto a ler tudo de novo?


Ora bem, estava eu sentada na minha secretária, perdida no meio de pilhas de livros abertos em páginas não acaso e de folhas soltas, lisas ou pautadas, não com quadrículas, quando dou comigo a fugir à descontracção de ter dois exames a começar a semana com esta pergunta existencial.
Não conseguindo recuperar a tranquilidade com o clima de auto-incompreensão, resolvi começar por procurar a resposta ao meu anseio inesperado. E onde? Online, claro - não se diz que há tudo na Internet?


E foi assim que descobri um site excepcionalmente útil, mesmo: Aqui aprendes a SUBLINHAR. (Não vos deixo o link, aprendam a pescar, se gostarem de peixe!)

Nesse site aprendi que, para sublinhar, devo traçar uma linha por baixo daquilo que eu considero mais importante, existindo diferentes tipos de sublinhado com o intuito de distinguir diferentes tipos de coisas importantes! Não é fantástico?
Posso ainda utilizar cores diferentes, com canetas de tinta normal ou fluorescente, e posso complementar com notas à margem, codificadas com um símbolo específico e tudo!

Em suma, deve-se sublinhar de maneira a que seja possível relembrar todo o texto e perceber o seu sentido lendo só as palavras em evidência, possibilitando uma revisão da matéria muito facilitada.


Posto isto, compreendi que, sublinhar correctamente implica, para alguém que faça tudo de véspera, demorar tanto tempo a mais que, não só impossibilitará o acto de voltar a olhar para aquilo de novo, como impedirá a leitura única total do mínimo indispensável, revelando-se, assim, um trabalho inglório, mas artisticamente muito divertido!

Auto-conselho: deixa-te de sublinhados, Mi... vai estudar.

18 comentários:

Anónimo disse...

Sublinhar naõ é nada mais nada menos que realçar algo a que devemos dar extrema importância numa próxima leitura, para que posteriormento não percamos a linearidade da ideia tal como a sua geral compreensão, dando sempre especial atenção a esse aspecto dito fundamental.

Sim, é melhor, tens razão, VAI ESTUDAR PAH!

Beijinhos

Sininho disse...

Recordo que as vezes sublinhava para fingir que estava a estudar:) ..outras vezes era mesmo ..para me encontrar no meio de tanta página e de tanta informação:) ..bom estudo..jinhos

Ianita disse...

E quando sublinhamos... cumprimos as regras todas... sublinhamos bem. Largamos as folhas, os livros, o que seja... pegamos nisso noutro dia... meses, anos depois... e não percebemos o porquê do sublinhado.

É estranho, não é? Que uma coisa antes digna de sublinhado, algum tempo depois não sgnifique nada...

Kisses

Melissa disse...

rsrs
Eu só leio sublinhando também!
:)

PB disse...

E bom estudo, com ou sem sublinhados! ;)
Beijinhos

Lita disse...

LOOOOL
Eu também sublinhava... mas nunca resultou!!!

Anónimo disse...

Um post defacto interessante (como todos os outros... ehehe)... mas... viva as engenharias e o cálculo com as suas horas de prática!... e que por estes "meus" cantos não me aparecam muitas mais necessidades de sublinhanço pois aqui para "je" quando acontece torna-se complicado =S

Beijola na tola mas sem saber a coca-cola =D

* JFX

P.S.: desculpa a ligeira imitação de assinar o post... mas acho piada! xD

Anónimo disse...

Lembro-me que sublinhava muitas vezes a matéria só porque não me apetecia estudar...por vezes ia ver e tinha tudo sublinhado...lol...
Espero q os exames te corram bem...e q o estudo tenha sido bom...lol
Beijocas enormes

Miguel disse...

não se pode usar o CTRL+S :P

Mi disse...

Miguel Serra, eu tentei estudar sublinhando, mas... não é que tenha dado assim grande resultado! He he!

Beijinho! Agora já chega de estudar.

Mi disse...

Sininho, eu também adopto um bocado das duas, mas acontece que o fingimento resulta e o encontrar-me nem por isso. Terei algum problema? He he...

Beijinhos!

Mi disse...

Ianita, muito interessante a questão que colocaste... mas mais interessante ainda é que, algo bem sublinhado, umas horas depois já não faça qualquer sentido. Penso que revela a desconcentração aquando da primeira leitura...

Beijinho!

Mi disse...

Mel, às vezes sublinhar ajuda-nos a ir organizando as ideias ou a ir mantendo-nos concentrados no conteúdo daquilo que estamos a ler...

Mi disse...

Pedro Barata, acabou por ser mais sem sublinhados... até porque muita coisa só tinha no portátil e não tive vagar para o imprimir!

Beijinhos...

Mi disse...

Lita, isto é que é uma vaga de estudantes, todos da mesma massa, de geração em geração... é que também não resultava com a minha mãe!

Mi disse...

JFX, não tens sublinhados mas tens números a torto e a direito e também de pernas para o ar! He he...

Beijinho e podes copiar à vontade!

Mi disse...

Olha Por Mim, eu às vezes sublinhava só para inchar de orgulho e pensar para mim "Fogo, estudaste metade!", quando afinal as cores nos textos significavam simplesmente que os tinha lido... e metade já nem era mau de todo, para mim!

Beijinhos grandes!

Mi disse...

Miguel, parece que não... Mas é bom tentar novas coisas.