quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Esperas.

A sabedoria popular é, de facto, um tipo de conhecimento extremamente interessante... Confesso que é capaz de me colocar os neurónios em acelerado ritmo de funcionamento. Reparem! - até me pôs com questões:

"Quem espera, sempre alcança." ou "Quem espera, desespera."?

Com efeito, esta contradição despertou o meu interesse e pôs-me a teorizar - ainda que não seja preciso muito para tal, não se lhe pode tirar esse mérito. E não é que cheguei a uma conclusão? Confesso que não demorei assim muito tempo, porém, não senti uma menor sensação de realização pessoal por isso!

Resposta: DEPENDE. Das característas da espera.

De facto, se estiver a escalar uma montanha extremamente alta, de encostas muito recortadas, completamente cobertas de um nevoeiro gelado, e onde a única coisa que consigo ver - e mal! - é onde me apoiar para não vir a rebolar até ao sopé, e o único som que ouço é o do meu corpo a tremer, por muito boa que eu saiba que pode ser a paisagem do topo e a sensação de o atingir, só vou querer que a espera seja curta, que a distância que me separa do objectivo desapareça depressa... ou desesperarei.
No entanto, se estiver a escalar uma montanha semelhante, mas com encostas ligeiramente menos íngremes, iluminada pelos agradáveis raios de sol, que me mostram um horizonte lindíssimo, e refrescada por uma brisa leve, acompanhada pelo belíssimo canto dos passarinhos, prevendo igualmente a beleza da paisagem do topo e a sensação de o atingir, mantendo ainda um certo grau de dificuldade, desfrutarei de tal modo da escalada que não terei por que desejar que a espera não se prolongue, de modo a aproveitar ao máximo aquele bocadinho de prazer até ao objectivo... que alcançarei.

Que tal? Até tem uma certa lógica, não? Não? Tem toda! E digo-vos mais: nem sou a eu a única pessoa a reconhecê-lo...



Alguém: Às vezes, vale a pena esperar. Aproveitar os momentos. Para quê andar em frente, se o presente nos sabe bem? Porquê pensar demasiado? Há-de chegar o dia em que só uma coisa fará sentido e, nesse dia, vais saber que nada vai falhar e que toda a espera valeu a pena.
Ela: Aliás, o que custa esperar quando esses segundos sao preenchidos com beijinhos, abracos e conversas que nos fazem sentir no topo do mundo?

Está a valer a pena. Vou continuar a caminhar com passos pequeninos.

34 comentários:

Ianita disse...

Acho que devias ter posto os ditados em ordem inversa:

- Quem espera, desespera
- Quem espera sempre alcança.

Porque na espera faz parte sempre o desespero... e é na persistência que se alcança. O que os ditados dizem, penso que os dois no mesmo sentido, é que a espera é boa, traz bons resultados, mas que temos de ter consciência que custa, que é desesperante, mas...

Não acho os ditados contraditórios, acho-os esclarecedores um do outro...

Kisses

Mi disse...

Ianita, obrigada pela tua perspectiva... er... diferente da minha.

De facto, a ordem na pergunta foi escolhida pelo "jeito" - dá-me mais jeito dizer assim, talvez porque ouça mais o "Quem espera sempre alcança." do que o "Quem espera, desespera.". (Será um bom presságio?) Mas a ordem que propões tem a sua lógica, sim.

Quanto ao resto, só discordo de uma coisa: nem sempre o desespero faz parte da espera, nem sempre a espera custa... Foi por isso mesmo que escrevi este texto e o publiquei neste momento da minha vida: estou "em espera" e nas nuvens pela delícia deste tempo que antecede e me separa do objectivo final.

Mas muito obrigada pela tua opinião!

Beijinhos!

Sininho disse...

:) Sabes..todas as grandes caminhadas..começaram com um pequeno passo...
Várias vezes tive de ponderar, se valia a pena esperar pelo objectivo final..e me perguntar se algum dia..esse objectivo ia ser conseguido..
O que eu acho..é que sabemos sempre a resposta...ela está no nosso coração...contudo às vezes não a queremos decifrar...

Boa sorte nessa caminhada.."escuta o teu coração..ele conhece todas as coisas"...e mesmo que essa espera não te permita chegar ao destino que queres..pelo menos vais viver com a consciência que tentaste chegar ao céu..

Beijinhos :) (gostei do post)

Sininho disse...

Lol ..estávamos a escrever exactamente no mesmo momento :)

Lita disse...

Também concordo que depende das esperas. Há as que, pela sua própria natureza, são desesperantes desde o início. E há que que se fazem com esperança... com prazer!
Na verdade, eu costumava ouvir o ditado, com mais uma alínea:
"Quem espera sempre alcança, nem que seja um pontapé na pança." Nada encorajador, hein? :)

Anónimo disse...

Cuidado com o "topo do mundo", depressa como na esclada chegas ao sopé!

Caminha sim, pouco a pouco... noentanto esse caminho lógico de pouco em pouco não valida ser o unico caminho a construir...

beijinho de um atento

João disse...

A algum momento da espera, temos sempre a sensação de desespero, mas com o andar apra a frente é que nos apercebemos se valerá a pena ou não.

E claro, se durante a espera tivermos uma excelente companhia, tudo será diferente.

Beijos

bono_poetry disse...

...fazes bem sim...
...caminha entre sorrisos e dancas...entre beijos e abracos...e bom que sintas e te facas sentir...sentido unico de vida alias!!!

DANTE disse...

Quem espera não morde!
Cão que ladra sempre alcança!

A tradição ja não é o que era ;D

Jokas Mi :)

PB disse...

Para alcançar é preciso não desesperar e ter que gramar a pastilha de ficar à espera!!! ;)
Beijinhos

Anónimo disse...

Gostei deste post...num dia como este em que a espera do final do dia está a custar imenso...lol...foi bom ler o que escreveste...
Por vezes temos a mania de apressar as coisas...mas realmente acabamos por não saborear o melhor do dia...normalmente a mim custa-me bastante esperar pelas 19 horas (horas em q saio do trabalho)...há dias q chego mesmo a desesperar...mas sei que o facto de querer acelerar o tempo...estou a perder outras coisas...as coisas boas...como ler um post destes por exemplo...hehehe
Beijocas grandes

Mi disse...

Sininho, muito obrigada pelo positivismo que depositaste no teu comentário! É mesmo assim: não sabemos o futuro. Porém, a cada momento, passo após passo, haveremos de compreender para que objectivo caminhamos, para que fim vale a pena caminhar.
Gostei muito da tua passagem: volta sempre! Ao mesmo tempo que eu, uns minutos antes ou depois... Mas volta!

Beijinhos!

Mi disse...

Lita, ah ah ah: adorei a alínea! Estamos sempre a aprender... Vou adoptá-la. He he!
Gostei das ideias antónimas: "esperas desesperantes" vs "esperas que se fazem com esperança". Mas será que as desesperantes não se fazem com esperança? He he!

Beijinho, é mais encorajador!

Mi disse...

Atento, de facto, quando a escalada é boa, por melhor que seja o topo do mundo, não me importo de ir devagarinho, com todo o cuidado... Porém, porque é que tem de ser esse o único caminho lógico a construir? Não entendi.

Um beijinho de... da Mi!

Mi disse...

João, tocaste num ponto crucial: a companhia! Sem dúvida, que a companhia pode mudar tudo, sem dúvida...
Porém, discordo (ou prefiro discordar!) quando dizes que, em qualquer espera, nalgum momento, temos sempre a sensação de desespero... Mas sim - acaba lá com o meu mundo de fantasia -, nem tudo corre na perfeição, por mais fantástico que sejam os trilhos!

Beijos!

Mi disse...

Bono Poetry, agradeço o positivismo de cada uma das palavras do teu comentário... Sem dúvida, sorrisos, danças, beijos, abraços: que vocabulário maravilhoso no sentido! Sentido? Sim, "sentido único de vida" - e quem fala assim... He he he!

Espero fazer-me sentir também através da escrita...

Mi disse...

DANTE, são da tua autoria? Tu consegues quase sempre confundir-me... Mas desta, percebi que só misturaste provérbios. Yeeesssssss! Mais satisfação pessoal!

Beijinho, DANTE!

Mi disse...

Pedro Barata, quando as esperas são boas, a pastilha é óptima de mastigar... He he!

Beijinhos!

Mi disse...

Olha por Mim, a espera estava a custar, mas o fim é óptimo, não é? Então, a minha teoria: quanto mais interessante tornares a espera, menos custará a passar e igualemente bom será o fim! Que tal? Ok, não é a minha teoria, de facto, mas... alguém disse e eu concordo, que te parece?
Com efeito, desejar que o tempo passe não o faz passar mais depressa, mas se te puseres a vaguear pela blogosfera, ler e comentar, verás como parecerá voar ao sabor das ondas virtuais!

Beijinho grande!

Anónimo disse...

Pois, esperar, esperar...

Outro que tem a ver com o mesmo: "A paciência é uma virtude!"

Tens razão, depende sempre da espera, mas acho que este tipo de sabedoria foi "criada" para momentos que se definem como "difíceis", não penso que seja aplicada a momentos ditos "normais" da vida, se bem que tambem se podem aplicar. Mas repara, imagina-te, rapariga experiente numa vida de algumas décadas e muitos quilómetros em cada perna, em que momento havias de criar um provérbio para aconcelhar por exemplo um filho ou um neto? Exacto, após um desabafo dele sobre algo que estaria supostamente a correr mal, ou que se mostraria difícil de ultrapassar...Nesse momento, com a imaginária experiência dirias palavras sábias como essas certo?
Desta forma penso que isto se aplique a momentos complicados, logo o dito "desespero" vem sempre acompanhando a espera e, como tambem já disse, "a paciência é uma virtude". É bom saber esperar tendo em conta que no fim haverá recompensa, mas fica complicado quando a espera se torna longa, muito mais quando é algo de dimenões que achamos ser "universais", algo deveras importante para nós. Ah, e quando falas que "porquê pensar demaiado", aí sim, acho que depende da situação, porque quando é algo como aquilo que tou a passar neste momento, fica difícil não pensar, por mais que te esforçes, tens sempre memórias do passado que te fazem imaginar o futuro e perder parte do presente. É uma questão complicada e muito variante, especialmente de pessoa para pessoa. Mas voltando ao início da reflexão, estou convicto que a sabedoria popular não foi criada em momentos banais, acontecimentos diários, etc., mas sim em alturas de dificuldade em que se precisava de um concelho experiente de uma alma preenchida de lágrimas, sofrimento, conquista, sucesso e muita luta.

Bjks

Miguel disse...

a sabedoria popular tem muitooooooooooooo que se lhe diga :)

Beijinho

Mi disse...

Miguel Serra, andas para aqui a contrariar o optimismo, porquê? He he... Sabes que é só para quebrar a tensão.
Eu sei porque pensas assim, sei que a fase que atravessas não é fácil, de todo. Porém, continuo a crer que, por mais difícil que seja o motivo da espera, há sempre uma melhor maneira para lidar com ela e com o sofrimento que te inflige... Depende da tua capacidade para o encarares, do teu espírito e do conseguires ou não abrir-te ao que te rodeia e não te fechares na tua dor.
Queres tentar? Eu estou aqui para tudo... Mesmo quando estou sem voz!

Beijinho enorme, amigo!

Mi disse...

Miguel, é verdade... ensina-nos muitas coisas, bem ou mal, ensina-nos. Mais que não seja, espicaça-nos a memória, pois os ditos populares são tantos... Ui!

Beijinho!

Fá menor disse...

Na caminhada se encontra a satisfação.
Que nunca nos demos por satisfeitos!
Há que caminhar sempre. mesmo que por vezes tenhamos tendência para desesperar, se formos persistentes acabamos sempre por chegar lá!

Beijinhos

Anónimo disse...

Não quero quebrar o optimismo, lol, é bom ser optimista :), o optimismo é aquilo que nos dá força, o que eu quero dizer é que não devemos levar o optimismo a extremos em relação á espera, até porque qualquer que seja o objectivo da espera, por vezes não chegamos a alcançar esse objectivo pelo qual tanto esperamos(espera é sempre uma acção realizada por 2 intervinientes, nós que esperamos e algo pelo que esperamos, não depende só de nós)

Eu não quero quebrar o optimismo, só tento ver as coisas duma forma mais directa e profunda, porque pela minha experiência, tudo na vida pode acontecer, logo é bom estar prevenido para o sucesso ou para o insucesso dessa espera!

;)

Beijinhos grandes e bigado linda

Mi disse...

Fá Menor, "Que nunca nos demos por satisfeitos!", de facto... é uma frase de ordem na minha vida, ou não fosse eu das pessoas mais inconformadas que conheço e olha que conheço ainda bastantes! E sim, a persistência é a maior arma, a mais essencial para a insatisfação e busca de mais, sempre mais!

Beijinho!

Mi disse...

Miguel Serra, eu sei porque dizes isso e porque pensas assim... eu sei. Mas queria ter uma maneira de te puxar para cima e não tenho. Oh.
Continua a ver as coisas dessa forma "directa e profunda", mas não deixes de dar muito relevo ao bem que existe à tua volta, por mais mal que coexista no mesmo espaço, até porque "tudo na vida pode acontecer", até o melhor dos melhores!

Beijinho e obrigada eu!

O Espreita Aviões disse...

Não acho que seja necessariamente uma contradição. A verdade é que quem espera, só não alcança se não quiser. Esperar de mais pode ser "fatal", e precipitar-se, também. Há que esperar pelo momento certo. No entanto, pode-se perfeitamente alcançar, e a espera ser desesperante na mesma. Aí geralmente depende do tempo da espera. Ou do assunto da espera. Basicamente, só quero dizer que não acho que tenha que ser uma contradição.

As always, é só a minha opinião :)

Mi disse...

Espreita Aviões, parece-me pertinente... De facto, a minha ideia inicial do texto era que nem todas as esperas eram desesperantes e que no fundo um ditado é mais optimista e outro nem por isso.

Obrigada pela opinião!

O Espreita Aviões disse...

Então deduzo que tenha sido um mal entendido meu. Peço desculpa :)

Como se fosse preciso agradecer :)

O Espreita Aviões disse...

Só uma coisinha à parte: foste premiada :D

(só para saberes :P)

Anónimo disse...

Como tudo tem um inicio, esse, normalmente não corresponde à nossa vontade e ambição como tal, quem espera desespera mas se gastamos tanto do nosso precioso tempo a esperar por algo é porque temos a convicção que vale a pena e que um dia vamos alcançar o que sempre por nós foi almejado ... A minha convicção é: eu já desesperei mas felizmente já alcancei agora o difícil é manter-me lá em cima mas se a espera valou a pena e lá chegar foi tão difícil não me parece que custe muito ficar lá em cima :)
bjao gigante

Mi disse...

Espreita Aviões, os textos têm sempre várias interpretações... é tudo na paz!

(Agradeci o prémio na hora! He he...)

Mi disse...

Gato, valeu a pena, não valeu? E sabe bem estar lá em cima, não sabe? Não desesperes e mantém-te... comigo.