domingo, 11 de janeiro de 2009

Grupos.

Eu já sou do tempo em que a Filosofia era considerada uma disciplina fundamental no ensino secundário, pertencendo ao tronco comum obrigatório num período bianual. No meu tempo, um dos conteúdos iniciais era a complexidade do Ser Humano: um Ser Racional, um Ser Individual e um Ser Social.
Mas não me apetece ir por aqui - farta de conteúdos programáticos ando eu... é disso e de grupos!

Agora, que fui capaz de tocar no cerne da questão, permitam-me que vos questione: Alguém é capaz de me explicar a essência da expressão: "Eu não papo grupos"?
É que, atendendo aos mais variados contextos em que é utilizada, parece-me que a minha pessoa, efectivamente, papa grupos. Deste modo, uma vez que fujo à regra que costuma ser pronunciada com inchaço e orgulho, considero que possa ser um traço menos bom da minha personalidade. - Que alguém se sente, estenda os braços, exercite os dedos e me esclareça esta crise de identidade existencial... se não for muito incómodo!

Quanto ao conceito de grupo, poderá ser um sistema de relações interpessoais, de interajuda e aceitação de direitos e obrigações partilhados, demonstrativas de uma identidade comum. Assim sendo, as várias pessoas que constituem um determinado grupo, deverão agir em conjunto, em conformidade com um determinado objectivo, relevante para todas.
Então, por muito que sejam diferentes e tenham opiniões nem sempre coincidentes, no final, todos os indivíduos que integram o grupo deverão remar para o mesmo lado... e não bater com o remo no alto da cabeça do seu companheiro, nem atirar o remo ao rio a meio do percurso, nem abanar o barco ou atirar-se à água sem perguntar se é melhor sair para não fazer peso e atrasar, se é melhor ficar para manter o equilíbrio sobre as correntes, nem... por aí adiante.

É que esta coisa de pertencer a grupos cujos membros demonstram uma confiança extrema na minha pessoa, a ponto de me darem um, dois, três e quatro pares de remos adicionais aos meus, atirando-se de seguida borda fora, com o intuito de ser eu a remar com todos eles e sem qualquer peso a não ser o meu, começa a cansar-me um bocado... É que no fim, quando subimos ao pódio, enquanto todos os outros ficam bem na fotografia, eu estou de rastos, com um aspecto execrável e pronta para me atirar eu ao rio, a ver se refresco as ideias e não cometo actos violentos.



Isto significa que "eu papo grupos"? Por isso é que ando indisposta!

35 comentários:

Anónimo disse...

Oi, sobredotado é aquele que é especialista em algo desde a sua infância até ao seu fim de vida, eu apenas acho que dando um pouco de trabalho á mente consigo abranger um pouco de tudo. Mas deixando isto porque tás aflita com a tua identidade, vamos lá reflectir sobre a questão, vai de improviso mas pronto, veremos no que dá...

Pessoalmente, quando utilizo essa expressão, acho que lhe dou um significado um pouco como "eu não vou em cantigas". E penso que quando ouço essa expressão vindo de outras pessoas tambem me pareçe que utilizam este mesmo significado, porém posso estar enganado. Enfim, suponho que é algo como que a dizer que estamos atentos e que não seremos enganados, ou com conversas ou com actos que em primeiro plano nos pareçam bons mas, que em segundo plano nos venha a prejudicar. è como que a dizer "eu não sou ingénuo" :D.

Penso tambem que esta mesma questão refere-se mais a pessoas pertencentes a outros "gupos". Quero dizer, acho que não se refere ao teu grupo de amigos, onde todos devem remar no mesmo sentido, mas sim a pessoas "vindas de fora", ás quais, por qualquer razão, não confias em pleno.

Em relação a ti, só tu podes saber se estás a ser ou não, demasiado ingénua. Só tu tens o poder de analisar as pessoas que estão á tua volta, as acções das mesmas e se, essas pessoas têm ou não boa intensão para contigo. Esta análise premetirá que tu decidas se vale mesmo a pena "remar o barco sozinha" ou se é preferível "atirares-te borda fora".

Isto não quer dizer que seja um mau traço na personalidade de uma pessoa, é sim, algo que se deve louvar, mas que muitas pessoas esquecem de o fazer, isso é verdade.

De resto só tu podes fazer uma auto-análise para perceberes o que está a acontecer contigo.

Não sei se estou certo, mas espero ajudar com esta improvisação, visto que é aquilo que penso sobre essa expressão.

Beijinhos miga

Anónimo disse...

Há alturas em que inevitavelmente uns têm que dar mais que outros. Inevitavelmente uns num dia estarão menos bem mas noutro dia serão outros. Todos nós temos dias maus, ou menos bons, e cabe "ao outro" dar a mão pois no dia a seguir poderá ser o inverso! Isso é e faz o grupo e quando sobem ao pódio é isso que sai vencido, o grupo, o espirito, o companheirismo.

Eu sei que tens força e que lutas pelos teus objectivos por isso amiga, continua. Não há maior dor que sentir que nada mais se pode fazer por isso não te importes de dar tu hoje mais porque serás sempre compensada quanto mais não seja pelo facto de sentires que tudo fizeste.

Continua... nunca deixes de lutar seja por alguém, por algum objectivo profissional, seja pelo que for!

Beijinho

Anónimo disse...

Ocorreu-me agora outra, a quem agradecemos todos nós no mundo o facto de podermos utilizar os teclados para colocarmos aqui desabafos e entreajudas através de comentários que se vêm num monitor?
A ninguém, no fundo esquecemo-nos que tudo isto é possível derivado a uma pessoa, mas que mesmo não sendo viva entre nós nunca chegamos a agradecer-lhe por tudo isto.
Thomas Edison, este senhor inventou a lâmpada, uma forma de utilizar a electricidade, o início e a base de todos os computadores que agora se mostram tão uteis no nosso dia a dia. E quem lhe agradece? Ninguém, digo isto e tambem nunca pensei nisto. Mas o facto de ter ajudado tantas pessoas é hoje e sempre, um grande valor que permanecerá no coração da humanidade, mesmo que esquecido.

Força miga, tou aqui! :D

Beijinhos grandes

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Concordo inteiramente com a tua dissertação e definição sobre qual deve ser o verdadeiro espírito de um grupo, com todos os direitos e deveres que daí resultam. Agora em todos os grupos há que haver um lider, e talvez seja esse o teu papel em todos os grupos em que te colocas. E olha que isso de ser lider tem muito que se lhe diga, porque não é lider quem quer, mas sim quem pode. É tudo uma questão de personalidade.
Bjo.

João disse...

A primeira coisa que me veio à cabeça quando li o título do post foi mesmo o "não papo grupos".
Sinceramente nunca percebi essa do papar grupos.
Acho(acho), que não deverá ter tanto a ver com o grupo de pessoas propriamente dito, mas sim com situações enganadoras, aldrabices, isso mesmo, coisas que são feitas para enganar a pessoa.
Mas isto sou eu a dizer, se calhar é mesmo relacionado com grupos no sentido da palavra.
Beijos

DANTE disse...

'Não papo grupos'
Quer-se dizer....desconfio que é o que dizem os actores pornograficos mais ...púdicos... ;D

Desculpa a brincadeira mas não aguento lololololol

Jokas Mi :)

Unknown disse...

Faz como eu, compra um barco a motor e anda sozinha...

Mi disse...

Miguel Serra, tu és mesmo um sobredotado, até por improvisação! He he...
Sim, concordo com esse significado da expressão "Eu não papo grupos". Porém, acho que pode ter a ver tanto com os meus amigos, como com os que não o são... Mas sim, é um bocado de "ingenuidade". Será que não chega a tornar-se mau? Enfim.
Obrigada por louvares este traço da minha personalidade... Tu és mesmo um amor, com esse traço de vontade de ajudar os amigos!

Beijão grandalhão!

Mi disse...

JFX, o pior é quando sentes que os outros se apoiam em ti como se de uma bengala se tratasse... E tu sabes que eu gosto de ajudar e que não sei dizer que não, mas também fico cansada, porque não sou de ferro - é mais por aí.
Mas obrigada pela força! Espero que sigas sempre os teus próprios conselhos...

Beijinho grande!

Mi disse...

Miguel Serra, tu andas mesmo um rapaz iluminado... Mas é, de facto, verdade. Pessoas que dão a sua vida por determinado objectivo, mesmo que o cumpram e que seja útil pela Humanidade, são capazes de ser reconhecidos, através de prémios e tudo mais... mas acabam por cair no esquecimento.
Por isso, eu acredito, que nada sobrevive ao tempo, a tua identidade, os teus feitos... somente o rasto de coisas boas que deixaste, mesmo que não sabem de quem são essas pegadas, são elas que ficam, se valeram efectivamente a pena.

Obrigada por me pôres a reflectir!

Anónimo disse...

Para quem está fora é sempre mais facil ver as coisas... mas sim, o que tento fazer ver aos outros tento pratica-lo tambem eu...

Mas do tentar ao conseguir vai um grande salto ainda...

Beijinho

Miguel disse...

eu pessoalmente nunca gostei muito de filosofias :)

Mi disse...

Art of Love, é verdade que há sempre um líder no grupo. Porém, se lhe cair sempre tudo em cima dele... ele aguenta? Se calhar, sou uma líder aos olhos dos outros, sem capacidade de liderança, nomeadamente, no sentido de pôr o pessoal a trabalhar!

Obrigada e beijinho!

Mi disse...

João, pois, também é um ponto de vista pertinente, agora que falas nisso, de facto... acho que ninguém o sabe, na realidade!

Beijos!

Mi disse...

DANTE, pois, não conseguiste mesmo controlar-te... Tu papas grupos?

Beijocas, DANTE!

Mi disse...

David M.F, se assim conseguires ser feliz como eu... comprarei o barco, sim.

Sempre bem-vindo, já sabes!

Mi disse...

JFX, não desistas de treinar esse balanço que, um dia, o salto será concretizado! Eu confio...

Beijinho!

Mi disse...

Miguel, a sério? Eu cá era uma adepta entusiástica... Mas acho que depende muito da sorte ou do azar que se tem no professor que calha na rifa!

Anónimo disse...

Se ha uma coisa k não quero pensar devido a experiência anteriores é em confiança...

Mas eu tambem confio... porque nem toda a gente merece o sofrimento, neste caso o meu, qnt mais nao seja pelas enumeras coisas k ja te numerei... essas sim, empurrao-me para dar o salto. Pena k estou numa encosta e se saltar não mais voltarei onde estou pk é tudo tão destrutivo k nunca conseguirei voltar a escalar pois por este lado da encosta não dá e o caminho que tomei ate então tratast de o destruir... [tenho pena k tenhamos de manter "conversa" por aki, não devias andar assim tao ocupada para k fosse assim (ah...)]

Ianita disse...

Ora...

Aquela história do homem selvagem não existe. Não existe ponto.

Vivemos em sociedade e, queiramos ou não, os grupos fazem parte. Desde a família, a cor da pele, a religião, os amigos, o trabalho, a altura, a gordura... tudo são estereótipos que nos mandam pra grupos, queiramos ou não.

Não podemos viver a vida ignorantes de que pertencemos a grupos, mas a verdade é que muitas pessoas o fazem. São essas pessoas que não remam... que fazem de conta que o grupo não existe, ou então que só querem saber do grupo nas horas boas e nas horas más, na altura de remar, fazem de conta que são seres sozinhos no Mundo.

Não podemos passar a vida a receber, como não podemos passar a vida a dar... não é justo.

Mas... o Universo tem destas coisas. Tem forma de nos compensar por todo o esforço, por todo o Bem e todo o Mal... e essas remadas por um grupo que não quer saber de ti, isso vai ser compensado... vais ver que qualquer dia o Universo que põe no caminho um grupo que salta contigo para a água, e que rema contigo... no matter what...

Kisses

PB disse...

A coisa não está fácil, de facto antes só do que a papar grupos...
Relax!
Beijinhos

Anónimo disse...

Neste momento eu não papo de grupos!

Bom texto, como sempre :) *

Mi disse...

JFX, fui mesmo eu que destruí?
Mas sim, estas conversas não se realizam por aqui e já foram realizadas.

Beijinho!

Mi disse...

Ianita, eu acho é que há pessoas ainda mais comodistas e preguiçosas que o normal social que, embora saibam que pertencem a grupos, se servem destes para ir mais além sem mexer uma palha.
Eu sinto-me recompensada desde já e já tenho grupos assim... que dão alento, perante estes outros.

Beijinhos!

Mi disse...

Pedro Barata, acabaste de re-inventar um provérbio popular!

Beijinhos!

Mi disse...

..., eu estou a treinar-me para também não papar! He he!

Obrigada! Beijos.

Anónimo disse...

Todos ao construir destruimos... mas todos mesmo! E a destruicao não é parte singular mas sim resultante d um conjunto de acções proprias e d outrem... bah...

Esta cena de pensar no que se pensa faz doer a cabeça... e nesta época de exames custa um pco mais... é melhor não pensar e sorrir como de ingenuidade s tratasse porque só de me lembrar de certas palavras upa upa...

Beijinho grande *

Mi disse...

JFX, por isso mesmo, não fui eu, singular, que o fiz, também...
Se te custa lembrar, não tentes esquecer; deixa correr com o tempo.

Beijinho grande!

Anónimo disse...

e se eu quiser que partilhes os teus (muitos) remos comigos... deixas que chegue contigo ao pódio, mesmo se de rastos?

saudades

Mi disse...

Neve em Braga, claro que partilho... não só os remos. Chegaremos ao pódio!

Beijinhos para colmatar saudades!

Anónimo disse...

http://paginas.fe.up.pt/~contqf/qualifeup/UOI/documents/Docs_Workshops_Formacao/Manual%20de%20Lideranca%20e%20Gestao%20de%20Equipas.pdf

Aconselho vivamente para quem padece de problemas com grupos :) leiam e entreguem uma cópia ao vosso grupo ... façam tudo mas não papem grupos :P
bjao gigante

Mi disse...

Gato, não consegui abrir o link que deixaste... se calhar, no processo de copiar e colar algo se tenha passado. He he!

Isso foi indirecta para mim? Achas que ainda padeço desse problema? Entrego cópia a qual dos grupos? Ah ah!

Beijinho enorme!

Anónimo disse...

http://209.85.229.132/search?q=cache:CJIH06Y0b4oJ:paginas.fe.up.pt/~contqf/qualifeup/UOI/documents/Docs_Workshops_Formacao/Manual%2520de%2520Lideranca%2520e%2520Gestao%2520de%2520Equipas.pdf+lideran%C3%A7a&hl=en&ct=clnk&cd=10&gl=pt&client=firefox-a

E agora já dá? se tiveres muito interessada eu mando em anexo para o teu email, dás a todos os grupos e a algumas pessoas em especial (nós sabemos quem)
bjao gigante

Mi disse...

Gato, agora já dá, sim... Mas não entendo isso que estás a dizer? A quem? Hãn?!
Ah ah ah: coisas nossas, só, sim?

Beijinho enormérrimo!

Anónimo disse...

adorei o teu texto (:
também nunca entendi a expressão "não papo/papamos grupos" e perguntava o seu significado a muitas pessoas que a utilizavam e nem elas sabiam explicar!
beijinho, sofia.