sábado, 3 de janeiro de 2009

Despida.

Finalmente, entrei no ano novo!, porque entrar no ano novo não é somente passar a meia noite, comer 12 passas e festejar com champagne e amigos a felicidade que esperamos que nos aguarde nos 365 dias que aí vêm... Não.
Entrar no ano novo implica que nos dispamos do ano velho, em todos os sentidos: requer um balanço dos 365 dias - ano bissexto, logo 366, neste caso - que passaram, com os prós e os contras, aquilo que queremos evitar e aquilo que desejamos que surja ou se mantenha.

Com efeito, há muitas coisas que ficam para trás, independentemente da nossa vontade.
Assim, dei comigo perdida por entre memórias... de momentos, de pessoas, de marcas que outros deixaram em mim, de fragmentos de sentimentos. Olhando-me no espelho, em retrospectiva, apercebi-me de quantas peças de vestuário e adereços devia eu já ter guardado e ainda transportava bem colados a mim... porque, apesar da estima e carinho que lhes possamos dirigir, é inevitável: temos de nos ir despindo de muitas elas.

Porém, para nos despirmos é necessário tempo, pois não arrancamos as vestes com que nos fomos revestindo, mas antes tiramo-las cuidadosamente para as guardarmos no armário das roupas que já não usamos e que não damos a ninguém, pois estas também só nos servem a nós próprios, - mais que isso - fazem parte de nós.



Finalmente, entrei em 2009!, porque finalmente me despi de 2008... e de 2007 e de 2006 e ainda de 2005.

40 comentários:

Lita disse...

Grande texto!...
Bem-vinda!!! :)

Sininho disse...

:) Então que as vestes de 2009 te tornem uma pessoa feliz (ou ainda mais feliz) jinhos

Mi disse...

Lita, obrigada! Ainda bem que gostaste... Nem sabia bem como escrever.

Beijinho!

Mi disse...

Sininho, também espero que sim... mas será na opção "ainda mais feliz", felizmente. He he!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Espero ser uma daquelas peças que tanto estimamos que andamos quase sempre com ela vestida ... Porque há coisas que só se entendem quando se arrumam as gavetas que temos.
Beijão ... minha!

Mi disse...

Gato, também eu... Mais do que andar quase sempre com ela vestida, que não chegue o dia de a guardar neste armário empoeirado, é o que é... não concordas?
E dar uma arrumação nas gavetas exige muito de nós, pode ser até doloroso, mas faz sempre falta, de quando em vez... Obrigada pela ajuda.

O meu beijo é maior, meu!

Anónimo disse...

Esse dia não chegará porque a peças adequadas ao verão e ao inverno que nos permitem andar sempre com elas vestidas ou pelo menos dobradas e arrumadas num local próximo ... Há gavetas dificeis de abrir, outras há dificeis de fechar mas entreabertas não podem ficar, exige de nós é doloroso mas se for para algo melhor, talvez valha a pena :)
Obrigado por tudo!
O meu é mais intenso ... minha!

Mi disse...

Gato, há essas peças, sim... e quando são de qualidade e não se estragam por muito uso, então, são óptimas, para a vida, já que eu não vou crescer muito mais, só posso é ficar mais gorda! He he!
E essas gavetas malvadas precisavam de um tratamento... Com a ajuda de um bom carpiteiro, que vai ao ginásio e é forte, é sempre mais fácil de resolver, não achas?

Hmmm... isso nunca se descobre!

Anónimo disse...

Mi, essas peças normalmente, além de a qualidade ser boa a sua elasticidade e resistência são qualidades essenciais, por isso se ficares mais gorda a roupa vai adequar-se bem às novas formas. Acho que as gavetas malvadas se resolvem, com ponderação, transparência, sinceridade e com a ajuda de pessoas essenciais que nos obrigam a vasculhar a gaveta e a arrumá-la cuidadosamente.
Mas há beijos carinhosamente fortes que só pessoas (eu) sabem dar ... não é? Minha!

Ianita disse...

Não acredito que possamos ver-nos completamente livres das nossas velhas roupagens... mas podemos tentar... e ainda que continuemos vestidas, é mais fácil vestir roupa nova em cima de uma simples combinação, do que em cima de 5 camisolas e um sobretudo :)

Uma viagem leve para ti...

Kisses

Mi disse...

Gato, espero bem que tenham essas qualidades... mas isso quer dizer que posso engordar à vontade, é? Vou ter isso em conta...
E sim, pessoas essenciais obrigam-nos até a coisas que não queremos, como ter de ir vasculhar gavetas!

E estás um bocado convencido, não? He he!

Mi disse...

Ianita, sim, talvez... pelo menos de algumas. A verdade é que há adereços que, por muito que gostássemos de continuar a usar, temos de deixar, ou porque não nos servem mais, ou simplesmente porque já não nos ficam bem, ou não condizem com as nossas novas toilettes...
E sim, vou procurar não guardar muitas combinações interiores... fico mais leve e mais magra, também! He he!

Obrigada... Beijinhos!

Miguel disse...

Isso quer dizer que foi uma passagem de ano tripla :D

Despediste-te de tantos anos eheh

Feliz 2009 :D

João disse...

É sempre complicado despedirmo-nos das memórias passadas que nos acompanham no dia-a-dia. Quer sejam elas boas ou más.
Mas melhor que isso é não nos despedirmos delas, mas sim dizer-lhes um "até já".

Beijo e bom ano ;)

Ailime disse...

Um texto muito interessante!
Deveríamos em cada passagem de ano fazer uma reflexão e tentar mudar o que não esteve tão bem!
Por outro lado, guardar e preservar o que foi bom!
Magnífica esta tua reflexão! É assim que se faz caminhada a sério!
Beijinhos e votos de um excelente Ano Novo!

Anónimo disse...

bom texto.
e até porque "despir" foi sempre algo que fizeste com relativa facilidade!
*

Mi disse...

Miguel, espero que isto a triplicar seja sinónimo de um bom presságio de felicidade a triplicar, também!

Obrigada e igualmente!

Mi disse...

João, é verdade... mas há algumas memórias que não deixarão de ser só memórias... Por exemplo, há pessoas que saem mesmo da nossa vida, quer queiramos e esperemos, quer não... é a lei da vida. É preciso dar o passo e recomeçar!

Beijo beijo e obrigada!

Mi disse...

Ailime, muito obrigada por teres expresso o teu agrado... Ainda bem que aquilo que eu escrevo também faz sentido para outros, sinto-me menos extraterrestre.

Um óptimo 2009 também para ti!

Mi disse...

Bla, não sei quem és, mas parece que me conheces... ou julgas conhecer-me.
Pode parecer fácil para mim, mas há muitas coisas das quais me custa despedir, quer o mostre, quer o esconda.
Mas obrigada pela participação!

Bom ano novo, também!

Príncipe Myshkin disse...

Se entrar no ano novo é o que dizes, então só posso concluir que eu não entrei. Mais: nunca tive uma passagem de ano em que estivesse tão apático, tão indiferente à coisa de que todos os outros pareciam estar tão felizes. Continuo em 2008. Tive, talvez, um ano dentro do ano, mas acabado o ano menor, retomei o curso do antigo - e não lhe vejo fim tão cedo. Desculpa o comentário, meio murcho. Mas foi só a verdade.

Mi disse...

Príncipe Myshkin, nunca é tarde para se entrar no novo ano... Aliás, deverias mesmo era esforçar-te por entrar sempre no novo dia, despindo-te do anterior, com o entusiasmo e força de vontade sempre renovados! E tu saberás fazê-lo... Olha: eu aprendo-o a cada manhã! Queres que te ensine?
Não te desculpes... Comenta sempre que puderes, é importante sentir-te. Tenho saudades tuas, sabes?

Estou contigo. E um óptimo 2009!

telma disse...

eu acho que nunca me conseguirei despir completamente *

Mi disse...

Telma, acho que é preciso ganhar muita coragem, antes... E nem tudo se tem que despir, há vestes que nos acompanham, ao longo dos anos, sempre actuais!

DANTE disse...

Então Bom Ano Mi! :D

Jokas :)

ps: huh...veste lá o 2009 que ainda te constipas ;D

F'Oliveira disse...

e' mesmo acredita ..

:/ mas e' tao dificil ..

Bah

beijinhos

Luz Santos disse...

Mi:
Por muito que tentemos, a roupa que despimos deixa quase sempre marcas que são difíceis de esconder.
É melhor não as ignorar e vestir nova roupa que nos aperte menos.
Gostei do que li
Bj
A Luz A Sombra

Cátia disse...

Ola Mi,

Agora que te conseguiste despir de tudo aquilo que não te faz falta para seguires em frente, mas que ficarao apenas na memoria, deves sentir-te muito mais leve e preparada para enfrentar 2009.

Vai, de coração aberto e vive-o intensamente.
Beijinho

Mi disse...

DANTE, epá, é verdade, estou a ficar constipada... deve ter sido por ter despido tanta roupa!

Mi disse...

F'Oliveira, bem, tudo o que é mais difícil acaba por dar um gozo maior, não é verdade? Não desistas.

Boa sorte!

Mi disse...

A Luz A Sombra, já me vesti, sim, ou continuaria a ficar mais e mais constipada...
Mas sim, é mesmo verdade que a roupa que tiramos deixa as suas marcas... mesmo que não físicas, nunca esquemos aquela peça de vestuário que usámos tantas vezes por gostarmos tanto!

Beijinho!

Mi disse...

Cátia, vou muito mais leve, sim... logo, vou muito mais rápido! Será? He he...
Vou de braços abertos para agarrar tudo o que passar por mim a correr e valer a pena.

Beijinho!

PB disse...

Belo texto. Desejo-te que uses lindas vestes em 2009! ;)
Beijinhos

Brigitte disse...

Gostava de conseguir despir sem depois ter remorsos, vontade de voltar a vestir ou até mesmo esquecer de vez!

Não consigo!!!
Mas vou tentar!
Beijos

Feliz 2009
:)

Mi disse...

Pedro Barata, obrigada! Espero que a tua moda de 2009 também seja boa...

Beijinho!

Mi disse...

Brigitte, não é fácil, não, mas... às vezes, tem de ser, mesmo.
Boa sorte!

Óptimo 2009, sim!

Anónimo disse...

Por vezes é difícil despirmo-nos de certas vestes...eu ainda trago algumas de uns anitos atrás...mas aos poucos vou conseguir livrar-me delas...tal como tu dizes tem que ser com calma...pensar bem no q se quer...e só então depois deixar a veste q já ñ nos interessa...
Espero q o ano de 2009 te traga tudo de bom...muita saúde e muita Felicidade...
Beijocas enormes

Anónimo disse...

[Ai como sinto que este texto me esconde entre as palavras!]

Sim maria, fecha "esta" gaveta! Aliás eu tratei agora mesmo de a fechar, trancar e jogar a chave no mar, bem longe onde ninguem a pode encontrar senao eu e com mt sorte apenas!

Entrou comigo dentro desta gaveta quem teve de entrar e ficou do lado de fora quem e o que teve de ficar. Uma coisa te garanto não é preciso nenhum "carpinteiro, que vai ao ginásio e é forte"... aliás não é preciso ninguem... apesar dessa pessoa já existir e bla bla bla [não são conversas para se ter aqui... e muito provavelmente nunca a teremos noutro qualquer local!]

Sei ver as coisas apesar de alguem as tentar moldar constantemente... tal como as tentam moldar aos teus olhos.

Ao fechar esta gaveta, que se abra outra que te traga mais alegria, é afinal de contas o que te desejo, que te dei, que tirei, mas que não tive outra oportunidade de dar!

Beijo

Mi disse...

Olha por Mim, há certas vestes que parece que se colaram ao nosso corpo, sim... Mas com calma descolam. E pensar bem se se quer despir antes de o fazer de facto é realmente importante.

Desejos retribuídos e beijinhos também!

Mi disse...

JFX, efectivamente, o texto esconde muitas coisas entre as palavras... e as vírgulas, as reticências e os pontos finais. No entanto, não te vou despedir da minha vida neste ano novo, nem nos que se seguem, espero eu! A verdade é que, inevitavelmente, houve coisas que ficaram já no ano velho, sem que seja possível voltarmos atrás...
Espero que, em 2009, me consigas olhar com os os olhos de 2009, porque os de 2008 já são do ano 2008, deves renová-los, também em relação a mim.
Quanto ao resto, não são mesmo conversas para se terem aqui, como tu tens noção... Mas agradeço muito os bons votos, sabes que são recíprocos.

Beijinho grande!