sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sonho.

E foi assim que demos por finalizada a breve conversa, não só porque eu tinha mesmo que trabalhar, mas também porque Ele tinha ficado sem nada que responder. [Será que se pode desejar Bons Sonhos! a uma pessoa que vai sonhar acordada?]

Ele: Hoje sou eu... Bons sonhos.
Mi: Então e os relatórios que ainda tenho por fazer? Deixo-os assim?
Ele: Oh, queria retribuir por ontem!
Mi: Mmmm... Está bem, vou sonhar que estou a dormir.


A verdade é que esta última frase me deixou a pensar durante uns longos minutos sobre a potência do sonho! Eu explico:
De acordo com a definição mais científica da coisa, o sonho é uma experiência de imaginação do inconsciente durante o nosso período de sono. Porém, se eu posso sonhar acordada que estou a dormir [e aqui sonhar tem mais um sentido de desejar, passando por um estado de momentâneo alheamento da realidade], então, - e corrijam-me se estiver errada -, também posso sonhar que, durante esse sono estou a ter um sonho, logo, eu posso sonhar que estou a sonhar!

Sabem o que é magnífico? É que eu controlo o sonho quando sonho acordada e posso, deste modo, tornar o sonho num ciclo vicioso, uma vez que, pela lógica, eu posso ainda sonhar que estou a sonhar que estou a sonhar que estou a sonhar... e por aí adiante, intercalando sonhar desperta e adormecida!

Não estão a ver a magnificiência? Eu descobri que posso controlar o meu sonho inconsciente, na medida em que posso sonhar conscientemente que o estou a ter. Isto não é... mesmo de quem está com os neurónios em guerra a céu aberto, sem dó nem piedade?
Eu acho é que estou a precisar de dormir... mas a sério.



MI: a Maior Idiota.

34 comentários:

M disse...

Acho que podias ter despachado um ou dois relatorios enquanto deambulavas pelo tema dos sobhos.... :D

Sininho disse...

Ena tanto sonho....mas eu percebi :) acordada ou a dormir..sonhos felizes :)bj

Anónimo disse...

Sonhar acordada não é mais que imaginar/tentar viver idilicamente algo que desejas, enquanto num verdadeiro sonho muito nos poderá magoar e nem tudo é á nossa medida. Dai sim, ser fantastico sonhar acordado.

Não quero mais dormir então, porque não quero sonhar de verdade!

Bons sonhos, sejam eles quais forem.

Beijinho *

Lita disse...

Sonhar é bom... desde que nos inspire e não se torne meramente um escape. Eu gosto de sonhar acordada!

DANTE disse...

"Eu descobri que posso controlar o meu sonho inconsciente, na medida em que posso sonhar conscientemente que o estou a ter."

Nem em sonhos! ;D

Jokas :)

Anónimo disse...

(eu não percebi a ligação da idiotices#1 com a #2, nem ao k realmente te referes com a junção das mesmas) Mas em realação a esta, muito sinceramente? O teu mal é falta de descanso. Sabes que normalmente o ser humano começa com pensamentos do estilo: "ah e tal, ser ou não ser eis a questão, mas afinal sou ou não sou? e quando se tem a resposta, ok sou...e depios vem, pera, mas porque é que sou?" quando olhas po relógio já perdeste tempo em...em...enfim...idiotices :)

Tcharan, cheguei la :)

Tal como o/a jfx disse, sonhar acordado não é mais do que imaginar algo, mesmo que seja imaginar que se está sonhando a dormir e por aí em diante. A imaginação nós controlamos, agora, o sonho, aquele que acontece durante o sono, esse não o controlas.

Ou então tiveste a tomar pastilhas daquelas manhosas...:p lol

Vai SONHAR um bocado, a dormir de preferência, assim descansas em pleno e deixas-te dessas idiotices. lol

Beijinhos grandes minha idiotinha :p

Anónimo disse...

(desculpa os erros ortográficos, é o que dá escrever depressa e desabituado de tal)
kiss

João disse...

Sonhar acordado tem essa vatagem, sonhamos com o que queremos, ajustando o sonho como queremos e quando queremos.
Mas vai tomar a função de desejo, pois o verdadeiro sonho será quando estamos a dormir e é involuntário.
Podemos dizer "o meu sonho era fazer isto ou aquilo", bem aí tem um senteido ambíguo, mas parece-me que descai mais para o desejo.
É estranho...

Beijos

Anónimo disse...

Eu adoro sonhar acordada...por vezes sou como tu...sonho...sonho...sonho...e sou tão feliz...lol...pior são os sonhos a dormir...lol...ultimamente...irra...mais valia estar sempre a sonhar acordada...hehehe
Bons sonhos para ti...tanto acordad...como a dormir...
Beijocas grandes e bom fim de semana

Príncipe Myshkin disse...

Definitivamente, tens que ler o "Sandman": nunca se escreveu tratado maior sobre o sonho, a sua natureza & o seu poder. Há uns anos, num grupo de amigos em que nos escondemos todos atrás de máscaras de deuses gregos, eu recebi o nome de Morfeu: o deus dos sonhos. Ainda hoje me orgulho dessa brincadeira do destino (o personagem do Sandman, entre muitos nomes, é conhecido como "Morpheus" e o meu personagem favorito do Matrix é precisamente o Morpheus). "Morfeu": do grego, "aquele que manipula a sua forma". Em suma, aquele que muda. Uma vez uma conhecida, há muitos anos, num intervalo de um aula de francês, disse-me a melhor definição de inteligência que alguma vez ouvi: a capacidade que o homem tem de se adaptar (a novas circunstâncias, por exemplo). Se isso é verdade, e tendo em conta a etimologia de "sonho", em grego, então pode-se dizer que o sonho é a forma superior de inteligência, a flor dela. Ele é a mudança. E o que é o sonho senão um universo mudado? O que é o sonho senão o impulso para essa mudança (que o diga o Obama e a criança do poema do Gedeão, que leva a bola colorida que é o mundo nas suas mãos)? Sonhar: essa é a última fronteira do humano. Não é sem razão que o David, o pinóquio-robô do futuro, no final do "A.I.", do Spielberg-Kubrick, torna-se homem sonhando (é esse o último 'frame' do filme). Um homem sem um sonho é um homem mais triste e talvez todos os homens tristes sejam homens que se desorientaram do seu sonho (contra mim falo). Já dizia o Campos: "Temos todos duas vidas:/ A verdadeira, que é a que sonhamos na infância,/ E que continuamos sonhando, adultos, num substrato de névoa;/ A falsa, que é a que vivemos em convivência com outros,/ Que é a prática, a útil,/ Aquela em que acabam por nos meter num caixão". Tenho mesmo vindo a desenvolver uma teoria, primeiro por brincadeira, agora muito a sério, segundo a qual o sonho é que é a verdadeira realidade, e o mundo em que vivemos acordados é que é o sonho. Se não vejamos: Deus, que é todo-poderoso, haveria de ter criado um universo como este, cheio de regras, cheio de impossibilidades, rígido? Muito mais sentido faz que um universo assim, limitado, seja também ele produto de uma mente ilimitada: a mente humana. O mundo com que sonhamos, onde espaço e tempo se dissolvem, onde não há regras: esse sim, parece ser o produto de uma mente infinita (que, sabemos, tinha e tem também um coração infinito). 'Sonhar acordados': talvez, então, seja mesmo quando sonhamos que estamos, de facto, acordados.
(Pensamento que me ocorreu agora: o que é o amor? é duas pessoas terem o mesmo sonho. o que é a amizade? é eu não te querer fora do meu sonho).
Aprendamos com o Pai:
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce".

Sonha à altura da tua alma (gigante gigante gigante).
Príncipe Myshkin

Anónimo disse...

Gosto tanto do que escreves! és a idiota que mais bem escreve =P

Sonho... é tão bom sonhar... quer seja a dormir, quer seja acordado, é sempre tão mágico.

Eu sou uma sonhadora *

Luis Oliveira disse...

É um exercício interessante, se bem que o "trocadilho" é aplicável a muita coisa, não apenas ao sonho. Estamos rodeados de acontecimentos e fenómenos circulares que permitem esse raciocínio (talvez por isso a roda seja a maior invenção de sempre..lol).

Esta era uma daquelas coisas que dava gozo perguntar directa e pessoalmente ao Sartre.

Mi disse...

Sayuri, mas deambular pelo tema e mundo dos sonhos é bastante melhor... não te parece?

Mi disse...

Sininho, era era tanto sono, o sonho era só um disfarce! He he...

Obrigada e igualmente! Beijo

Mi disse...

JFX, num verdadeiro sonho muito nos poderá magoar? Num verdadeiro sonho, basta acordares! Ou estavas a falar numa realidade de sonho? Aí sim e eu compreendo-te...
Só não entendo porque não quererás mais sonhar de verdade! Sonhar enquanto dormes pode levar-te lá ao topo, também.

Bons sonhos também para ti, todas as noites. Beijinho enorme!

Mi disse...

Lita, não somente um escape, sim... Senão, criam-se hábitos comodistas de viver no mundo da lua! Como fonte de inspiração e recarregamento de baterias... He he!

Mi disse...

DANTE, não sejas desmancha prazeres... Vá lá!

Beijinho!

Mi disse...

Miguel Serra, tu andas muito perspicaz, meu caro! He he...

PB disse...

Vá, pronto, não vou ser desmancha prazeres! Lol Descobriste uma grande teoria e não és nada a maior idiota! ;)
E agora vai descansar! Ehehhehe
Beijinhos e bom fds

Mi disse...

Miguel Serra, não digas que eu não controlo aquilo que ontem descobri que podia controlar... He he!
E eu prometo que vou começar a descansar mais os neurónios!

Beijinho enormalhão, amigo!

Mi disse...

João, fogo, não destruas os meus sonhos com a razão linguística... He he he!

Beijos!

Mi disse...

Olha Por Mim, concordas, então, que é melhor sonhar acordada? É que assim podes sonhar que dormes e sonhas e que nesses sonhos a dormir não há nada de pesadelo... Mas ninguém compreende isto? He he!
Ando mesmo a precisar de dormir... mas sem sonhos, de preferência!

Beijinho grande! Obrigada e igualmente.

Mi disse...

Príncipe Myshkin... és o meu amigo genial!

Mi disse...

..., obrigada pelos elogios! Mas, pelos vistos, és uma idiota sonhadora, tal como eu!

Beijinho!

Mi disse...

Luis Oliveira, só tu para te lembrares da roda... e do Sartre!
O frio congela neurónios...

Beijinho!

Mi disse...

Pedro Barata, obrigada por me tentares ludibriar... He he!

Beijinho e obrigada, igualmente!

Anónimo disse...

Ola! Repara bem no que escrevi, disse que os sonhos que tens enquanto dormes (a dormir mesmo), esses sim, são impossíveis de controlar. Apenas suponho que se adormeceres pensando em algo, poderás sonhar com isso mesmo, mas nunca chegas a controlar o desenrolar do sonho.Alguns neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem.Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.

Pelo contrário, sonhar acordado é imaginar, senão repara: definição-- Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.

Esclarecida?

Tou a estimular-te os neurónios...é melhor parar...lol, senão vais ficar acordada o resto da próxima semana a pensar nisto.

Beijinhos, dorme bem :D

Mi disse...

Miguel Serra, andas a revelar-te um sobredotado... estou a gostar, muito orgulhosa de ter amigos assim! He he...
E descansa - já passei a outra temática, não vou perder o sono, que é imenso, a pensar em algo que tu tão prontamente acabaste por me explicar...

Obrigada pelos comentários e pelo nosso regresso, amigo! Beijinho!

Anónimo disse...

Não quero mais sonhar de verdade porque o sonho não controlamos e o que é certo é que o presente "fabrica" sonhos que doem... dai não querer sonhar de verdade mas sim acordado para os controlar!

beijinho

Anónimo disse...

essa fotografia diz tanto...
relembra tantos momentos...
este em especial ficou gravado logo após teres metido o último bocado de chocolate negro na boca... humm! muitos % de cacau.

Mi disse...

JFX, independentemente do sonho ou do processo do sonhar, penso que todos valem a pena...

Beijinho!

Mi disse...

Anónimo, eu sei quem tu és... e nem preciso de te responder, ambas sabemos porquê.

Saudades!

Anónimo disse...

Sonho ... Hmmm é sem dúvida um tema interessante e altamente discutível mas simplesmente não gosto, não gosto de sonhar porque o nó na barriga que tenho quando acordo, assim como a, respectiva, dor de cabeça fazem-me delirar (e não sonhar).
bjao gigante
e bons sonhos ... `Mi (-nha)

Mi disse...

Gato, então, queres que eu sonhe por ti? Hmmm... É fácil: eu sou uma sonhadora!

Obrigada, farás parte deles!