domingo, 18 de janeiro de 2009

Irreal.

Sabem, naquele dia, tudo parecia perfeito. A luz, a temperatura, o som, o ambiente, a disposição, a companhia, o programa... até o tempo - o maldito que nos costuma desagradar em momentos quase-perfeitos. Mas naquele dia, não... Naquele dia, tudo parecia perfeito.

Há dias assim, em que nos sentimos intocavelmente completos. Portanto, só desejamos que aquele dia, aquelas horas, aqueles momentos, aqueles segundos, Aqueles... se prolonguem para a eternidade, para, assim, encontrarmos a verdadeira felicidade.
Nesses Aqueles, chegamos a pensar que, se morrêssemos sem passar a Outros, partiríamos felizes, completos e realizados, mais do que alguma vez poderíamos imaginar para nós próprios. E, então, julgamos que podemos congelar essa sensação, mesmo quando atingirmos esses Outros, que não são Aqueles.

Mas sabem, há sempre o mundo lá fora. Desse nunca nos livramos, por mais que, por breves instantes ou por longas horas, cheguemos a acreditar que nada rodeia os nossos Aqueles a não ser o prolongamento deles mesmos.
É verdade, por mais que nos esqueçamos, o mundo lá fora nunca deixa de ser o real. E a ponte da irrealidade para a realidade é das mais penosas de atravessar, pois, à medida que damos mais um passo, tudo o que fica para trás das costas se vai desmoronando... E nós podemos olhar por cima do ombro e ver a destruição, daqueles que foram Aqueles e que afinal não foram nada senão uma irrealidade paralela com a realidade.

Quanto conseguimos transportar às costas pela ponta, da irrealidade desejável para a realidade indesejável?



Eu sei conduzir carrinhos de mão! Estou a calejar.

29 comentários:

Sininho disse...

Eu sei do que falas...e é bom conduzir um carrinho de mão...aos poucos e poucos vais chegar a um ferrari...jinhos

Anónimo disse...

Oi. A realidade ou a transição para esta, por vezes, não é assim tão má...tem dias...mas não é uma regra. E a esta transição da "boa" irrealidade para a "boa" realidade ainda é melhor, como tal, dou-lhe o nome de "a real continuação de um sonho".
Ok, por vezes tambem existe a transição da "boa" irrealidade para a "má" realidade...sim, não a posso excluir, mas a meu ver, para que não haja um impacto tão grande no psicológico da nossa jornada, podemos, por imaginação pensar que hão de vir mais "boas" irrealidades e até mesmo realidades. A vida á mesmo assim, não é linear, mesmo que por vezes pensemos que o seja. Não podemos ir abaixo a pontos de bloquear a nossa vontade de continuar a caminhada só porque aparecem umas nuvens que trazem, por vezes, carradas de água para nos deixar numa lástima. É só uma tempestade...o sol aparece sempre depois...
Para isso temos as pessoas que gostam de nós, sempre prontas a erguer o guarda chuva para nos dar tambem um cantinho.

E se te referes ao mesmo, tambem para te ajudar a empurrar o carrinho de mão, independentemente da carga que transportes nele.

Espero ajudar...:)

bjnhs

Mi disse...

Sininho, assim o espero, já que com o Ferrari posso transportar as coisas do irreal para o real com menos esforço e mais rapidamente, posso fazer várias viagens de ida e volta.

Beijinhos!

Mi disse...

Miguel Serra, a vida não é linear, mesmo... nem circular. A vida é de formas estranhas, que nem têm nome.
Obrigada pela mãozinha, o carrinho não é fácil de empurrar para uma fraquinha como eu.

Beijinho, amigo!

Anónimo disse...

Fraquinha? Porquê? Nunca te substimes! Não imaginas o poder mental que um ser humano possui e físico até, após ter tido várias experiências na minha vida que me levaram a ficar admirado, pasmado, de boca aberta mesmo, com situações de certas pessoas e até mesmo de mim próprio, face ás dificuldades que a vida nos coloca como obstáculo...Acredita, não és fraca, ninguém o é, mas quando sentes que és pede ajuda, pede a alguém para te ajudar a remar o barco ;), vais ver que ganhas forças! :)

Bjnhs

telma disse...

eu gosto de acreditar que a realidade é tudo o que queremos. *

Anónimo disse...

Infelizmente tudo na vida não é como queremos...e esses momentos que normalmente ñ queremos que terminam...são os que passam mais rapidamente...
Como costumo dizer...é bom sonhar...mas temos de estar sempre atentos à realidade...pois essa raramente é como nós sonhamos...ou como nós queremos...
Temos de seguir em frente...cada um ao seu ritmo...uns dias mais felizes...outros nem por isso...
Eu já deixei o carrinho de mão...passei para um Opel Corsa...mas sonho conduzir um maior ainda...lol
Beijocas grandes e boa semana

Brigitte disse...

Devagar se vai longe, seja sonhando ou com o mundo real lá fora....Tudo se consegue...basta esperar!!!!

uma beijoca
:)

Ianita disse...

Nada é perfeito... todos somos perfeitamente imperfeitos...

Dito isto, há que procurar a imperfeição que nos complete. E real... porque sabe sempre melhor :)

A tua questão fez-me lembrar o Pessoa...

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser…

Beijos

Mi disse...

Miguel Serra, obrigada pela força e confiança... mesmo!

Beijinho!

Mi disse...

Telma, quem me dera, sabes...

Bisc8 disse...

Parabéns Mi! Você foi premiada com um desafio no meu blog! :P

Mi disse...

Olha por Mim, eu progressivamente espero ter mais dias melhores do que menos bons... e posso continuar a conduzir um carrinho de mão, desde que lá possa transportar tudo o que me faz feliz!

Beijinho e obrigada!

PB disse...

Devagar se vai ao longe e sem acreditar nada se faz...
Muito bom o texto!
Beijinhos

Mi disse...

Brigitte, eu sou paciente... He he!

Mi disse...

Ianita, que pérola de Pessoa... Acho que esse senhor escreveu coisas que se podem adaptar a qualquer momento da vida! Que génio...

Beijinho!

Mi disse...

Bisc8, não o vi! Ai ai...

Mi disse...

Pedro Barata, o que vale é que eu acredito sempre nos passinhos mesmo minúsculos que dou!

Obrigada! Beijinho.

Maria Leonor disse...

Bem, que dizer do teu blog? Concordei com a maior parte das coisas que escreves, e este post do "irreal"...bem, não podia concordar mais. Congelar essa sensação de alegria que parece suportar o resto era bom, pois era. Mas já reparaste que nunca deixamos de tentar...?

Voltarei aqui ;)
Escreves bem. Beijinho*

Anónimo disse...

Bem... após mais um dia longo e árduo, após ler pela milionésima vez este post e pensar muitas vezes e de muitas maneiras diferentes... encosto-me na minha cama, ostento o portátil nas pernas e de caneca de leite quente com café em punho decido-me atirar ás palavras acreditando que é desta que consigo me expressar...

Ora bem...

Diz-se por aí e é senso comum que "nada é perfeito", certo?

Então... Por muito perfeito que possamos imaginar, fabricar um momento ele terá sempre algo que não será de nosso agrado. Não percebi bem o momento de que falas, nem o que "falhou" mas... não poderás sentir-te realizada, "satisfeita" com o facto de por exemplo o tempo ter ajudado? De o programa ser bom? Da companhia...?! Ora... Não sei se o "problema" foi o momento que tomavas por perfeito terminar ou ter algo que o impedisse... mas a meu ver todos temos de olhar para o mundo e ver as coisas boas. Como seria se só olhassemos para a podridão que o rege?! Sabes... por estar por vezes nessa "tua" posição, querer que o tempo não passe dali, que nada mude e que aquele momente seja eterno é que penso que não pode ser assim pois o que valoriza o momento é o facto de não ser constante, eterno, de facil acesso... é do género de gostares da cor amarela porque sabes que não gostas da verde mas se o mundo fosse todo amarelo não ia ter "piada". Por isso Mi, sorri para o momento e acolhe o que de bom teve e se não chegou a existir tal como dizes porque existe "um mundo real"... sorri na mesma porque esse mundo real proporcionar-te-á um dia essas alegria, não queiras tudo de uma vez. Lembra que até o tempo que costuma estar contra nesse dia sorria para ti...

Nada é perfeito, ninguem o é também. Por isso é que as coisas e/ou as pessoas têm o valor que têm.

E sabes... podemos e conseguimos transportar da irrealidade desejável para a realidade indesejável tanto quanto queremos... porque a irrealidade desejável não é mais que o melhor da realidade e é isso que temos de procurar... o melhor da nossa realidade. A felicidade...

Bem, peço desculpa pela desorganização escrita, mais uma vezes mas como sabes... o dom da escrita não reina neste lado e com o avançar da hora aliada ao cansaço acumulado dos estudos não permite muito mais...

É defacto um assunto muito delicado e complexo, o irreal derivado do real que nós tentamos transpor para a realidade mas que a irrealidade do irreal não permite realizar... é complicado de debater, de absorver, de descomplicar... ai... esta ate fez doer a cabeça :S

Sabes qual vai sendo a minha solução? Acreditar que o sonho que julgo irreal é a minha ambição de real e cabe a mim dia após dia realizar o que ambiciono para o irreal ser real.

Se entretanto descobrires como controlar este mundo real que não nos deixa viver como queremos e inviabiliza tudo o que se aparenta perfeito avisa-me...

Beijinho sempre especial *

pinguim disse...

é completa a seguinte frase: E a ponte da irrealidade para a realidade é das mais penosas de atravessar, pois, à medida que damos mais um passo, tudo o que fica para trás das costas se vai desmoronando...

não deixa de ser tão verdadeira, porque quando temos de aceitar que o que temos não é o que o mundo vê, a vida pode ser dificil.

dois pontos e um beijinho (:

Mi disse...

MLeonor, obrigada pela visita e espero que voltes!

Mi disse...

JFX, penso que a solução passa por pensarmos menos e nos entregarmos mais a cada momento presente, ao real que nos foge por entre os dedos!
Bem, o teu comentário é enorme e muito poderia dizer, mas... o estudo também me queima neurónios radio-activos!

Beijinho enorme!

Mi disse...

Pinguim, obrigada pela visita e pelo comentário... e pela despedida tão ímpar!
E a vida é difícil, sim, mas não só nessa situação... mas também, claro.

Anónimo disse...

'Irreal'

Um texto REALMENTE fantástico!

"E nós podemos olhar por cima do ombro e ver a destruição, daqueles que foram Aqueles e que afinal não foram nada senão uma irrealidade paralela com a realidade."


:)

Anónimo disse...

"Naquele dia, tudo parecia perfeito. (...)Mas sabem, há sempre o mundo lá fora.(...)"

O verbo 'parecer' está tão bem escolhido para esta frase !Perfeições?! Essas encontram-se só mesmo numa dimensão bem irreal .

Anónimo disse...

Irreal ... Sonhos ... Outro padrão! Estou a tentar conhecer-te mas tu confundes-me :P então se tudo parecia tão mas tão porque existe a palavra "parecia"? Temos de procurar bem dentro de nós e arranjar a solução para fazer desaparecer essa palavra, todos estes momentos só podem ser aproveitados na sua plenitude e intensidade máxima no plano da realidade. Realidade que foi vivida e experienciada mas que depois ficou oculta ... temos de deixar o irreal e transportar tudo para o real :)

A wish (keep fighting)

bjao gigante

Mi disse...

Sofia, obrigada por todo o entusiasmo e por teres essa capacidade de saborear cada pequena palavra de um texto não assim tão pequeno.

Volta sempre! Beijinho enorme.

Mi disse...

Gato, é o nosso sonho - transportar tudo para o real. Bem, se é um sonho, é irreal... Ai, estou a ficar confusa. He he, ou a confundir-te!
De facto, temos de acabar com o parecer, transformando-o num ser. Só sendo é que se atinge a plenitude, sim, e o ser faz parte do real.
Andas a reflectir tão bem! Deve ser das influências... He he!

I'm fighting!

Beijo gigante!