segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Rotina.

Regressei. E o regresso nunca é como imaginei.
Por vezes, isto acontece porque a viagem não correu como esperava, logo, aquilo com que esperava regressar é diferente daquilo com que realmente regresso. Outras vezes, isto acontece simplesmente porque aquilo que esperava encontrar no regresso não é aquilo que efectivamente encontro.
Eu voto no segundo: tudo pelo quotidiano.

O quotidiano entra-nos pela porta - e pelas janelas e por todo o sítio onde caiba - todas as manhãs, sob a forma de rotina, uma rotina de compromissos de papéis sociais e de técnicas de sobrevivência na sociedade.
Perante ele, o único poder que parecemos ter está nos desejos e nos sonhos que nos permitem ser livres num outro plano... e pronto, num ou outro pormenor do dia-a-dia que controlamos e conseguimos mover um milímetro para uma das laterais.

Como se pode deduzir, eu não gosto de rotinas. Elas cansam-me, tiram a magia que as coisas têm para mim, desmotivam-me e colocam em mim um desejo de desistência por inércia. Cá para mim, eu tenho um qualquer problema com tudo o que tenho que fazer porque tenho simplesmente que fazer... E acontece que tenho imensas coisas para fazer por esse mesmo motivo!
Com efeito, regressada de viagem, eu esperava encontrar descanso, descanso da azáfama da rotina, também. Porém, não encontrei, nem o espaço, nem o tempo, para a minha auto-desintoxicação - pois a rotina liberta toxinas, não sabiam?

Sabem que mais? Vem aí o Ano Novo! Não se diz por aí que traz Vida Nova? Pode ser que na nova versão não haja uma rotina geral por motivos que me desagradam... Pelo menos, assim o desejo, assim o sonho - isto a rotina ainda me permite!

36 comentários:

Lita disse...

AS rotinas por vezes estruturam-nos e por vezes matam-nos lentamente. Eu passo a vida a tentar encontrar o equilíbrio entre estas duas versões. Estou como tu, pode ser que o novo ano me dê mais sabedoria para tal! :)

B! disse...

Eu também odiava rotinas até a minha vida diária mudar radicalmente devido a uns pequenos contratempos. Ás vezes dou por mim a desejar voltar ao ritmo frenético que tinha todos os dias!
As rotinas nem sempre são más...

Mi disse...

Lita, é verdade - bolas! - eu estava a querer pintar a rotina só como má da fita... Desmascaraste-me.

Um ano a mais traz sempre mais sabedoria... Esperamos! He he!

Mi disse...

B!, opá, tu também, tinhas de vir defender a rotina... He he! Mas eu entendo, sim, a rotina dá um certo ritmo. Porém, o frenético cansa-me... Devo ser mesmo preguiçosa.

Força aí!

João disse...

E também já estou farto da rotina.
Precisava de qualquer coisa para mudar isto. Para melhor claro.

Melissa disse...

Oi Mi, que bom que estás de volta!
Bem, ano novo chegando e com ele a esperança de recomeços. Que bom!
Quanto à rotina, esta se faz muitas vezes necessária, confesso que não me agradaria viver todos os dias sobressaltada por surpresas cotidianas de todos os tipos!
:) Beijos e sorrisos!

Luis Oliveira disse...

Bem-vinda... à rotina. lol

Agora a sério, a rotina tem a vantagem de darmos valor ao rompimento do hábitual sempre que o fazemos. ^^

F'Oliveira disse...

mas e' muito dificil porque a minha tristeza marca'm mesmo .

beijo , e quanto a essa rotina , vais ver q vai aparecer coisas novas :)

DANTE disse...

Ok , não sei porquê mas curti bué o primeiro bloco de texto. Tudo tim tim por tim tim lololololololol

Bom Ano Novo Mi. Felicidades :)
Jokas

PB disse...

Gostei do texto!
Feliz 2009
Saudações

Mi disse...

João, precisavas de qualquer coisa... tipo o quê? Tens de ser mais concreto com os desejos! Eles já são difíceis de realizar, então assim... He he!

Beijinho!

Mi disse...

Mel, uma época de esperança, sim... E com poucos sobressaltos, ok. Mas eu quero uma rotina melhor, sim?

Bom Ano Novo!

Mi disse...

Luis Oliveira, e a tristeza tem a vantagem de darmos valor à alegria... e não é por isso que gosto dela. He he!
Eu entendi a ideia, não leves a peito...

Beijinho!

Mi disse...

F'Oliveira, força nisso... e recomeça. Procura outra rotina, já que parece que não nos podemos livrar dela!

Beijinho.

Mi disse...

DANTE, que ironia foi essa? He he...
Obrigada e igualmente!

Beijinhos!

Mi disse...

Pedro Barata, obrigada ao quadrado e retribuições ao cubo!

Glaukwpis disse...

A rotina combate-se, basta descobrir a forma para cada uma das pessoas.

Obrigado pela visita ;)

Glaukwpis disse...

A rotina combate-se, basta descobrir a forma para cada uma das pessoas.

Obrigado pela visita ;)

Mi disse...

Glaukwpis, não há nada para agradecer... Eu vou preparar-me para a luta. He he!

Boas entradas!

O Espreita Aviões disse...

Obrigado :)

Boas entradas!*

Mi disse...

Espreita Aviões, não tens de quê! Igualmente!

Sininho disse...

:) Boas entradas em 2009..jinhos

Anónimo disse...

como te entendo...
a rotina do dia-a-dia depois de uma semana deixa-me à beira de um ataque de nervos.
depois refilam que não durmo, mas é a única altura em que consigo sair da rotina e fazer o que me apetece em cada dia.
parece que não é tão normal assim encontrar gente que não goste de rotina ou melhor, que até já se adaptou à rotina
arranja um "cantinho" para saires da rotina (de preferência todos os dias)
boa sorte e um excelente 2009

Miguel disse...

Grande e Excelente 2009 :)

Tudo de Bom para ti :D

Beijinhos

Mi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mi disse...

Sininho, obrigada! Espero que as tuas tenham sido óptimas.

Mi disse...

Filha do Administrador, ataques de nervos, é esse mesmo o termo! Vou procurar esses "catinhos" para fugir das suas garras...

Um óptimo 2009!

Mi disse...

Miguel, obrigada obrigada obrigada! As entradas foram óptimas, pelo menos.

Cátia disse...

Mi,

Venho retribuir a passagem no meu canto. Gostei deste teu espaço.

Os cientistas dizem que 90% do nosso tempo é passado com rotinas. Mas algumas sao boas, tornam a nossa vida melhor (sabemos como lavar os dentes, como conduzir, etc). Outras rotinas são sem duvida más, tornam-nos prisioneiros. Mas mais que tempo, é preciso disponibilidade para deixarmos a rotina, e isso requer esforço... mt esforço.

Desejo-te um feliz 2009, que te possa trazer boas mudanças, e ausencia de algumas rotinas que... ter perturbam!
Beijinhos

Mi disse...

Cátia, agradeço imenso a tua passagem pelo meu espaço... e a retribuição dos bons votos da época!
De facto, ando à procura de disponibilidade para deixar a rotina... e para tudo o que resto - sofro de falta de disponibilidade.

Beijinho!

Patrícia disse...

Mi,

Passo para te desejar um óptimo 2009! Obrigada pela visita no meu cantinho :) És sempre bem-vinda.

Beijinhos

Mi disse...

Patrícia, obrigada eu... e igualmente!

Beijinho!

Anónimo disse...

A vida é nada mais nada menos do que rotina! Façamos aquilo que fizer-mos, tudo se transforma em rotina, mesmo que possa-mos quebrar esse looping constante, volta sempre ao mesmo. Eu aprendi que por vezes é bom desejar que a rotina se mantenha, isto porque em certos momentos da vida, quando a rotina desagua em subito inesperado, a maioria destes viragens de 180º na vida duma pessoa são para nos atormentar os dias repetitivos e dar-nos momentos de angústia, desespero, arrependimento, saudade...tristeza...falo isto por experiência propria, tu sabes... Enfim, eu tambem gosto de quebrar a rotina para acalmar o espirito e respirar liberdade, mas é sempre bom voltar á rotina sabendo que em princípio ela se mantem até que a voltemos a quebrar por momentos de puro desfrute e relaxamento. A vida é inesperada e, muitas das vezes, injusta. É bom não ansear por tal mudança, mas sim vive-la aos poucos!
;)
bjs

Mi disse...

Miguel Serra, és um tipo comodista, hein?! He he, estou a brincar... Eu sei que a vida te ensinou a dar valor àquilo que tens, em parte, também às próprias rotinas do teu quotidiano. Porém, a mim a vida ensinou-me que a mudança pode ser das coisas mais fenomenais do mundo, desde que seja A Mudança. Para descobrires que mudança é essa, é preciso... Não sei, meditação, aconselhamento e muita, muita sorte!
Enfim, já estou a fugir da rotina... He he!

Obrigada por estares de volta à minha vida, amigo. Beijinhos!

Anónimo disse...

Rotinas ...
Há umas que devem ser cumpridas mas outras foram feitas para serem quebradas. Os contratempos são uma mais valia (há quem discorde) mas com eles um novo mundo de sensações acontece, ora vejamos: alteração de planos, confusões para as quais encontramos rapidamente solução, reorganização do tempo disponível, etc ... isto não é mais senão uma bela forma de exercitar a mente e procurar o limite da nossa flexibilidade mental :) há rotinas que adorava manter para o resto da vida, outras há que preferia não as ter feito mas é aqui que reside a beleza e o crescimento humano, porque tu o que nos acontece e nos rodeia, faz-nos crescer e eu ainda sou um rapaz pequeno.
Bjao gigante

Mi disse...

Gato, hoje chegámos à conclusão de que és o meu pequenino... não é verdade? (Ainda que eu seja a fraquinha!)
De facto, quebrar rotinas faz parte dessa ginástica mental, mas o ser humano é cada vez mais comodista... Porém, eu tenho imensa flexibilidade (não é, não é?) e devo ter uns neurónios hiperactivos...

Beijinho ainda maior!