sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Egoísmos.

A Sociedade de hoje apresenta-se mais egoísta [do] que noutros tempos. - Quem discorda desta afirmação? [não ponha a mão no ar... ou ponha, se quiser, mas se quiser que eu/nós saibamos, escreva antes "eu".]

Cada vez mais [ou não, não vivi noutra altura!], as pessoas apresentam-se mais viradas para si próprias, preocupadas só consigo mesmas. O outro ao lado pode estar entupido de problemas, que o simples facto do nosso fecho do casaco ter ficado encravado poderá ser bem mais digno da nossa atenção - mas isto é só um exemplo do ego[ísmo] que por aí prolifera.
Claramente, penso que é uma máxima [pelo menos, quase] absoluta que o egoísmo não é algo bom. Portanto, atrevo-me a concluir que o altruísmo seria uma solução para a Sociedade. [Se alguém discorda, peço encarecidamente que o diga e fundamente.]
Assim, se todos fossem capazes de anular o seu próprio eu em prol do eles e vivêssemos todos genuinamente preocupados uns com os outros, teríamos o Mundo Perfeito, a realização do Paraíso!
Mas, se é claro para [quase, pelo menos] todos qual é o problema e qual seria a solução, porque não conseguimos inverter a situação, então? [Pensar...]

[Outro ponto.] Posto tudo isto, uma outra certeza que tenho é que o Mundo não é este tal, mas um Imperfeito. Assim, as pessoas não são propriamente cúmulos de altruísmo! Pelo menos, não no geral... A verdade, é que ainda há pessoas assim, verdadeiras pérolas [a meu ver], e não são assim tão poucas! Porém, se a tendência deveria ser a sua multiplicação, não me parece que consigam sobreviver para se procriarem...
E acho que a maior dificuldade para a realização da solução conhecida para o problema identificado é mesmo esta: como sobreviverão altruístas a serem constantemente violentados pelo egoísmo?



[Perguntar... responder!]

32 comentários:

Anónimo disse...

Hoje sou eu que aplaudo de pé!
:)
*

João disse...

Pelo que conheço de outros tempos (sim, porque, pelo menos que me lembre, não vivi neles) as pessoas eram mais preocupadas com os outros que agora. Sem dúvida que há cada vez mais a tendência de olhar e guardar o seu umbigo sem sequer dar uma espreitadela ao do vizinho.
Sim, algo mais de altruísmo nas pessoas não deveria fazer mal nenhum, porque isto deveria ser melhor se todos se suportassem.

Luis Oliveira disse...

Isto é o que se dá em Economia. Se ainda não apanhaste, terás a sorte de discutir isto no futuro.

Segundo Adam Smith, o individualismo e o altruísmo coexistem na sociedade e ambos contribuem para o progresso - o primeiro mediante o auto-interesse e o segundo via empatia.

Diz ele que faz parte da natureza humana. Mas isto tem pano para mangas... o tema que lançaste é passível de ser discutido de muitas formas!

Mi disse...

..., vou para a plateia, para ao pé de ti, então!

Mi disse...

João, "suportar o outro" não é um bocado... sei lá? Desculpa, mas esse verbo lembra-me "fazer um frete" e isso não me parece lá muito altruísta... He he!

Mi disse...

Luis Oliveira, não sei se tinha ficado claro ou não no outro blogue, mas eu mudei mesmo de curso, logo, já não apanharei este assunto para debate, pelo menos não em Economia! Mas sinto-me honrada por te lembrares do meu (antigo) curso...
Não sei se entendi bem, mas significa que o egoísmo também é importante para o progesso? E tem esse papel por fazer simplesmente parte da natureza humana? Tudo o que faz parte da natureza humana trabalha na direcção do progresso? Ou é o "auto-interesse" que colabora com o progresso? Mas porquê? O interesse pelos outros não o faz?

Desculpa, eu fico confusa com informação nova!

Bom domingo!

João disse...

Quando digo suportar não é nesse sentido, é dar-lhe suporte, servir de "base", apoiar, dar força.
Não é no sentido de fazer sobre pressão.

José Leite disse...

Claro que há honrosas excepções:

Teresa de Calcutá
Dr Fernando Nobre da AMI
Padre Américo
Vítor Melícias
...

...

Desmond Tutu
Rouxinol de Bernardim... etc, etc...

DANTE disse...

Ser altruista não significa de todo ser "tótó"
Acho que cada um é o que é , e se bem que factores externos nos possam mudar a abordagem feita a uma qualquer situação num determinado momento não muda em nada os valores pelos quais nos regemos.
Se bem que concordo quando dizes que a multiplicação funciona hoje em dia mais para o lado do pior. Mas em todo o caso , o que é o bem e o mal?

Jokas Mi :)

Anónimo disse...

Olá Mi*,

Bem... a meu ver as pessoas estão cada vez mais viradas para si próprias pois cada vez há maior dificuldade de encontrar o equilibrio, perceber o que neste mundo está bem ou mal, o certo e o errado. Porque? Acho que é a evolução normal, tudo evolui para a complexidade e a evolução do ser humano e sociedade em que se insere são face da evolução e consequente aumento de complexidade. É natural então maior dificulade em equilibrar o eu.

Noentanto julgo que todos somos altruista, uns mais que outros é certo, mas todos o somos pois todos sentimos e inevitavelmente nos preocupamos com o que nos rodeia. Ok, tudo bem que nos preocupemos então mais com alguém por quem sentimos um carinho especial, mas não será isso normal ao ser?

Quanto ao anular o seu próprio eu: ao anularmo-nos seremos capazes de ajudar? não estaremos tão á parte de nós e do racional que nos impessa de partilhar e ajudar com cabeça, tronco e membros? [é algo que me faz muita confusão. Ok, posso tentar abestrair-me dos meus problemas, e tentar receber de mente limpa os problemas de outrem mas isso é anular-me? Associo anulação a abdicar do lado pessoal, opinião, talvez por vezes da razão. Bem, foi um a parte...]

Pessoas verdadeiras há sempre... mas aquelas que julgas menos verdadeiras será que o não são? A meu ver todos nos preocupamos com as pessoas que nos rodeiam, uns apenas demonstram e intervêm mais que outros.

Não concordo em nada ligar este tema de preocupação e "entrega" a outrem como egoismo... no meu ponto de vista não passa por ser egoista ou não, porque cada pessoa tem a sua maneira, mais ou menos presente e ou vistosa, de analizar e até o seu momento de intervir caso necessário. [é apenas o meu ponto de vista, nunca tinha pensado bem nesse tema. Mas ainda bem que somos diferentes e que nos questionamos com estes pequenos "nadas" que podem ser ( de experiência digo: são!) tudo!]

Quanto á multiplicação, bem com bem dará sempre o bem, o mal com o mal dará sempre o mal. Resta os que marcam a diferença: o bem com o mal. [nota: mal talvez seja pesado demais, a meu ver seria "menos bem" mas para que se perceba decidi deixar "mal"]

Para terminar [desculpa, escrevo demais e pouco se aproveita, eu sei!], como sobreviverão? Pela natureza, altruista que é altruista quer reine a bonança ou prevaleça a tempestade estará sempre ao lado pronto a esticar a mão ao proximo. Serão eternos sobreviventes.

Anónimo disse...

Melhora a tua correcção escrita, jfx! Não consegui ler o teu comentário até ao fim.

PB disse...

Obrigado pela visita ao meu canto.

Bjinhos

B! disse...

Se deixássemos de estar virados para nós mesmos e nos virássemos para os outros o Mundo seria muito melhor!

Mi disse...

João, desculpa, não tinha entendido bem... Ainda bem que vieste "repôr a verdade"!

Mi disse...

Rouxinol de Bernardim, conte-nos, então, a sua experiência de sobrevivência! He he!

Mi disse...

DANTE, não significa ser "totó", como assim? Confesso que me perdi.
Pelo que dizes, então, é impossível tornar altruísta um egoísta, é isso? E vice-versa, claro. E não só! Os nossos valores orientadores nunca se alterarão? Olha que eu conhecia muito boas pessoas que hoje, nos meus padrões, se perderam um pouquinho... "Por ter dado muitas cabeçadas!", dizem elas.
Quanto à definição de bem e de mal... Um tema muito interessante, sem dúvida!

Beijinho!

Mi disse...

JFX, concordo que não há um grande discernimento entre o bem e o mal, o certo e o errado, mas daí que a razão seja "a evolução normal"... já não tanto e ainda menos quando me parece que ligas o facto de as pessoas olharem mais para si próprias ao aumento da complexidade humana e, consequentemente, à dificuldade em equilibrar o eu. Com isto, não concordo, de todo.
Quanto ao todos sermos altruístas, na minha ingenuidade creio que ninguém se sente totalmente desligado de todos os que a rodeiam, logo, preocupar-nos-emos todos mais ou menos com quem está ao nosso lado. Porém, daí ao altruísmo vai um grande salto... Implica já o não colocarmos o nosso eu à frente dos outros, ainda que nos preocupemos com eles! É nessa medida que é necessário o auto-anulamento, a meu ver.
Parece que as pessoas têm medo disto, do esvaziarem-se de si próprias, mas... não entendo bem porquê. O anular não é ser amorfo, é, de um modo soft, colocarmos o outro em primeiro lugar e não nós próprios.
Não entedi muito bem o parágrafo seguinte, do ligar o tema da preocupação e "entrega" ao egoísmo... Não entendi, memsmo.
No que toca à multiplicação, já entendi... Infelizmente, o negativo e o positivo geralmente dão negativo.
Para terminar também, espero que tenhas razão... se bem que já vi alguns altruístas a tremerem com o egoísmo que os rodeia.

Beijinho!

Mi disse...

Corrector, será preferível se comentares o texto... aí até aceito correcções linguísticas! Corrigir comentários de outros... Enfim. Comenta ao menos aquilo que conseguiste ler daquilo que o JFX disse!

Mi disse...

Pedro Barata, ora essa, foi um prazer! E volta sempre.

Beijinho

Mi disse...

B!, é mesmo essa a mensagem! Será que todos a vêem?

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Os altruístas são claramente uma especie em vias de extinção, e nunca terão a minima hipotese de sobreviver numa sociedade cada vez mais egocêntrica. Concordo contigo quando dizes que se a maioria das pessoas fossem altruístas viveriamos num mundo perfeito, que seria um paraíso. Mas infelizmente nem este mundo, nem a vida são perfeitos. Vivemos todos num mundo demasiado cruel, onde as pessoas têm a tendência em se tornarem cada vez mais egoistas como sendo a única forma de conseguirem sobreviver.
Bjs.

Alguém disse...

O mundo está incrivelmente sujo. É muito dificil que as pessoas altruistas sobrevivam por cá sem serem massacradas. Não quer dizer que não existam! Felizmente conheço bons espécimes ;-) Mas é dificil... Não tenho resposta para a tua pergunta, infelizmente.

beijinho

Mi disse...

Art of Love, que desesperança... Não haverá antídoto eficaz para o Egoísmo, então?

Mi disse...

Alguém, pelo menos tentaste responder... Um dia, descobrirei a resposta e partilho! Até lá, espero que muitos bons espécimes continuem a rondar os mesmos espaços que eu...

Beijinho!

A OUTRA disse...

Quando encontrar um altruista, por favor diga-me. É que eu ando há muito à procura dum e não encontro. Até já me responderam que... passou de moda!
Se me der licença voltarei pois gostei do que vi.
Maria

Mi disse...

Maria, Simplesmente, eu sei da existência de vários e até os poderia dividir por categorias noutros critérios... De que género de altruísta precisas?
Se passou de moda? Não, o altruísmo nunca passa de moda, independentemente de se esconder em vestidos diferentes, dependendo da estação.

Volta sempre, sem a terceira pessoa do singular, mas com a segunda. (eu tomei essa liberdade... podia?)

Mi .

DANTE disse...

Não me expliquei bem . lol.
O que queria dizer era que apesar de termos boa vontade para com os outros não impede que por vezes adoptemos uma postura mais egoista.
Eu gosto de ajudar sempre que posso mas nem por isso deixo que se aproveitem dessa situação.
Lógico que posso ter nesses casos uma atitude mais , passo a expressão , sacana , mas isso não me impede de voltar a ajudar a mesma ou outras pessoas entendes?
Adaptarmo-nos ás situações não significa transformarmo-nos em qualquer outra coisa em aspecto definitivo. Não perco os meus valores mas não me deixo 'comer por parvo'

Huh...fiz mais sentido agora? ;D

Jokas :)

sonhos/pesadelos disse...

Mi, foste ao meu blog e encontraste um post sobre este tema, e eu vim ao teu e vice-versa..das facetas do ser humano, talvez seja das piores para mim,e se formos a ver o egoista nem para ele é bom...seja a que nivel for, em que circunstancia for, onde for,acaba sempre por provar do seu veneno...
adorei o teu blog, mesmo!!!!
bjs endiabrados

Mi disse...

DANTE, claro que entendo... Mas eu devo ser mesmo totó, já que me encontro de novo super atrapalhada com um trabalho supostamente de grupo em mãos, para entregar no máximo até à meia noite deste último dia de aulas... Ai ai! São 20:15!
Mas pronto, fizeste imenso sentido, agora. E eu, também? Deixo-me comer por parva.

Beijinho!

Mi disse...

Sonhos/Pesadelos, pois é, coincidência de temas! E de opiniões: não vejo pontos positivos no egoísmo, a não ser... não acontecer o que disse ao DANTE em relação ao trabalho, se bem que o teria resolvido com umas pitadas de sinceridade para não ficar sobrecarregada!

Ainda bem que gostaste do espaço: volta sempre!

Beijinhos angelicais, pronto! He he.

Anónimo disse...

Como tento retirar o positivo das coisas ... (nem sempre é verdade), vou concentrar-me nas pérolas deste texto. Começando pelas palavras nele contidas e de seguida pela pérola que o concebeu ... Quanto à multiplicação, vamos procriar com pérolas para o mundo ser um lugar bem melhor. Será que encontrei a pérola da minha concha?

Mi disse...

Gato, ... nem sei o que dizer. Só consigo sorrir que nem uma parola, pateta, palerma... e mais coisas começadas com p!