sábado, 6 de dezembro de 2008

Compromissos.

Hoje apetecia-me escrever algo. No entanto, quando tentei procurar os meus neurónios, descobri que estavam cansados e congelados - se é que podem concentrar em si ambos os estados. Então, procurei reanimá-los: vou debater um assunto com alguém. Mas qual?
Compromissos: ultimamente têm-me dado imensas dores de cabeça. Porque não?
Porque toda a gente lida frequentemente com eles, de um modo já tão mecânico e inconsciente que nem sequer têm palavras para o definir... Acreditem, eu fiz a experiência! As respostas foram maioritariamente expressões puxadas a um dos lados do rosto e olhos esbugalhados... vidrados no ecrã do computador - imaginei eu.

De facto, tenho reparado que tudo o que faço parece corresponder a um compromisso! Vou à faculdade, porque é o meu compromisso de estudante; vou aos treinos, porque é o meu compromisso para com a equipa e treinador; venho dormir e comer em casa, porque é o meu compromisso familiar; dou os parabéns a alguém que faz anos, porque é o meu compromisso enquanto amiga; respondo a sms's, porque é o meu compromisso comunicativo-relacional; cumprimento educadamente quem me cumprimenta, porque é o meu compromisso social... e não mais acabaria.
Quando não consigo estar à altura de cada um dos compromissos, ou eu própria, ou os outros, alguém me aponta o dedo, me corrige... or something, acabando por exercer uma determinada pressão para não voltar a falhar.

Bem, se calhar estou a hiperbolizar o assunto, mas eu queria chegar à parte em que escrevo para exercer essa pressão sobre as colegas de turma que não cumprem com o combinado, os amigos que não cumprem prazos para confirmações, as colegas de equipa que não cumprem com os avisos de ausência... os que me têm falhado, a quem a carapuça conscientemente serve, ou inconscientemente serve também. Posso?
Enfim, é capaz de não vir a valer de nada.

Afinal, o que é isto de compromissos? E isto de os cumprir?



E agora? Eu publiquei o texto por compromisso a vocês, leitores? E vocês? Comentarão por compromisso a mim, que tornei público o que escrevi?

37 comentários:

DANTE disse...

Os compromissos são variáveis num universo de responsabilidades. Logo , a meu ver , a forma que cada um tem de se comprometer varia , encontrar o equilibrio nessa variante é que pode ser mais complicado.
Pela parte que me toca , assumo as minhas responabilidades mas só me comprometo com algo que sei que posso cumprir.
Não gosto de decepções , logo , evito desapontar os que me rodeiam , se bem que á vezes possa acontecer.

Jokas Mi :)

João disse...

E a nossa vida é o nosso compromisso para com o Mundo :)

beijo ;)

Unknown disse...

Vives num mundo onde as pessoas esperam algo de ti, onde tens um papel em cada local onde te inseres... seja como jogadora ou aluna há diversos papeis que te são atribuídos, não só compromissos/responsabilidades, mas aceitação e integração num ou vários grupos em que estás inserida. Faz parte dos pares ajudarem-se entre si, nem que para isso te seja apontado o dedo/apontes o dedo a alguém... :)
Este é um dos muitos factores que fazem com que sejamos seres sociais...

Beijos puto!

Sorrisos em Alta disse...

Vou pela tese de estares a hiperbolizar (ou something).

Recuso-me a aceitar que uma palavra com tantas sílabas como "compromisso" domine a minha vida!
;o)

Um sorriso

Mi disse...

DANTE, compromissos = responsabilidades. Parece-me que és um iluminado com poder de síntese e análise do mundo que te rodeia... He he!
Agora a sério, parece-me bem... e ainda melhor a consciência com que te lanças a um compromisso/responsabilidade.

Beijinho!

Mi disse...

João, que poeta... Gostei muito - serei apologista dessa máxima! He he!

Beijinho e bom feriado!

Mi disse...

Tiago Leite, finalmente arriscas-te a passar de leitor escondido a leitor participante - estou muito orgulhosa de ti!
Tu achas então que papéis sociais não são compromissos? Ai, espera, "não só" mas também. Portanto, continuam a ser compromissos que aceitamos, responsabilidades que tomamos como nossas quando nos integramos nesses tais grupos. Logo, são coisas para cumprir! Certo?
Somos seres sociais só quando cumprimos com os nossos papéis? Se cumprirmos menos somos menos sociais? Somos mais marginais, deve ser.

Cuida-te e bom feriado!

Mi disse...

Sorrisos em Alta, és então um marginal! Muahaha. (Lê o comentário que fiz antes para entender... Senão, até vai parecer mal. Ok, parece mesmo mal!)

Uma gargalhada!

B! disse...

Pode não parecer mas ainda bem que temos compromissos para com os outros! Muitas das vezes o ser humano aperfeiçoa-se devido a estas responsabilidades.

Mi disse...

B!, cá está um lado positivo dos compromissos! Parece que funciona como motivação para o cumprimento de algo...

Luz Santos disse...

Não, não tenho compromisso nenhum contigo para te ler ou comentar aquilo que sentes e nos transmites.
A sociedade em que vivemos é que nos impõe a delicadeza da resposta, os deveres, mesmo que eles sejam contra o nosso sentir.
Nós próprios estabelecemos as regras da nossa boa educação.
Eu não obdeço a regras que não gosto, ou de que sou contra, normalmente o que faço dá-me prazer, o que não me dá prazer ponho de lado.
Sabes, dá-me prazer responder e fazer comentários onde encontro assuntos de interesse, muitas vezes mesmo que não me respondam.
Sinto prazer em comunicar com os outros, caso contrário não estava aqui.
Boa semana.
A Luz A Sombra

O Espreita Aviões disse...

Concordo com a B!. Para além disso, acho que são os compromissos que mantêm as pessoas mais activas. Os compromissos entretêm o nosso dia a dia. Por vezes parece mau ter esses compromissos, mas, e se não os tivessemos? Caíamos na rotina de não fazer nada, porque não iria demorar muito até que já se tivesse feito tudo o que nos era possível fazer.
Anyway, é só a minha opinião :)

*

Anónimo disse...

E mais um grande texto!
"Afinal, o que é isto de compromissos? E isto de os cumprir?"

Sim... o que é?

Å®t Øf £övë disse...

Mi,
Se queres um conselho, preocupa-te apenas com os compromissos que possas ter contigo mesma. Todos os outros tipos de compromissos põe em segundo plano, e vais ver que te sentes muito mais feliz, realizada, e bem contigo.
Bjs.

Ianita disse...

Adoro compromissos! Adoro-os porque são eles que fazem a vida valer a pena!

Porque sem compromissos sociais, relacionais e emocionais não passamos de meros animazitos, tipo os peixes, porque até os leões ou os macaquitos estabelecem relações e assumem compromissos, papéis. Também nós temos tribos, também nós estabelecemos relações, relações que exigem compromissos.

E sim, é mau quando as pessoas falham aos seus compromissos. Mas, por outro lado, é assim que sabes com quem podes contar! E com quem não podes...

O meu compromisso maior é comigo mesma. E o teu?

Kisses

Mi disse...

A Luz A Sombra, adorei quando dizias que é a sociedade que nos impõe "a delicadeza da resposta" - expressão fantástica!
Quanto ao resto do comentário, eu adorava conseguir ser assim totalmente coerente a mim própria, simplesmente, mas... serás tão livre assim de compromissos e papéis e...?

Uma boa semana também para ti! E aproveito para agradecer a todas as pessoas que sentem prazer em comunicar com os outros... também a ti.

Mi disse...

Espreita Aviões, se não tivesses compromissos, serias, então, um indivíduo completamente passivo, inactivo, sem vontade própria, amorfo? Não serão os compromissos que nos fazem cair na rotina?
São só umas perguntas, também para a minha auto-reflexão!

Beijinho!

Mi disse...

..., pois, não sei, esperava que fosses me dissessem, começando por ti:

"Afinal, o que é isto de compromissos? E isto de os cumprir?"

Obrigada pelo elogio...
E continua a passar por cá!

Anónimo disse...

Olá querida Mi, que bom você cumprir seus compromissos, senão estaríamos privados de seus inteligentes, críticos e belos textos. Parabéns.
Muita luz, paz e harmonia em sua vida.

Forte abraço

caurosa

Anónimo disse...

Assim que nascemos temos logo um compromisso para com a vida...todos os dias da nossa vida...novos compromissos...cabe-nos a nós fazê-los ou não...por vezes o não fazer traz consequências não muito boas para nós...
Agora o meu compromisso é trabalhar...caso não queira ser despedida...lol
Beijocas grandes

Alien David Sousa disse...

MI,eu vou comentar porque me apetece, e ponto final, não sinto nenhum compromiso em fazê-lo ;)

Eu não li os outros comentários para não me deixar influenciar por eles. O que penso resume-se a isto: viver em sociedade comporta esses compromissos de que falas, agora, quando estes começam a consumir a nossa vida existe uma arma poderosa que nos facilita a vida: o egoísmo. Todos nós temos direito a ser egoístas, não me interessa o que os "puristas" digam, acredito piamente que todos temos este direito e se não mostrarmos esta carta a dado momento das nossas vidas vamos ser engolidos por ela.
Existem muitos compromissos que podemos recusar, mas não o fazêmos porque "parece mal"; porque " o que vão pensar os outros"...e quanto a mim, alinhar nesses compromissos é pura estupidez, pura perda de tempo. Não devemos fazer algo só porque parece bem...ou....
Assim, acho que as pessoas deviam de usar mais a carta "egoísta" que no fundo não passa de uma carta que as protege e ajuda a organizar as suas vidas.
Não sei se me fiz entender? Eu não sou de cá. ;)
kisses

Lita disse...

Para mim,o problema dos compromissos é quando eles deixam de ser para nós e passam a ser "para os outros". Ou seja, geralmente comprometemo-nos porque queremos. E aí tudo bem. Mas, às vezes, os compromissos passam a controlar-nos e isso, sim, é um grande problema!!!! E nossa responsabilidade "desfazê-los"!!!

Mi disse...

Caurosa, espero manter-me à altura dos compromissos, então.

Abraço, sim.

Mi disse...

Olha por mim, não é hiperbolizar então pensar que tudo o que fazemos no dia-a-dia tem algum sentido de "compromisso" por trás?

Bom trabalho (agora bom descanso, espero, a esta hora) e beijinho!

Mi disse...

Alien David Sousa, ainda bem que comentas por apetite próprio e não por qualquer tipo de coacção! He he.
Quanto ao conteúdo do teu comentário, agradeço imenso a tua participação, até porque discordo de ti... Talvez seja uma "purista"! Mas olha: adoro quando as pessoas discordam comigo, pois possibilita a minha reflexão e posterior debate.
Fizeste-te entender, sim senhora!

Beijinhos!

Mi disse...

Lita, não podemos então deixar que os malvados nos controlem a vida, esmagando-nos... é isso? Odeio ser controlada.

O Espreita Aviões disse...

(em resposta ao que me perguntaste)

Sinceramente não sei. Talvez tenhas razão. Mas uma coisa é certa. Alguns compromissos são-nos importantes, o que faz com que fiquemos mais alerta, mais entusiasmados, e, no fim, acabam por ser muito gratificantes.
Acho que há compromissos para todos os gostos. Acho que há compromissos que devem ser feitos e levados a sério, mas acho no entanto, que há outros que são desnecessários e que só complicam.
Once again, é só a minha opinião.

Lita disse...

lol... Mi, é mais ou menos isso!!! ;)

Miguel disse...

Bem, depende sempre dos compromissos...

Mas não concordo com o teu último paragrafo, se escreves-te é porque te apeteceu e eu se o li foi porque quis, não por compromisso eheh

beijinho

Å®t Øf £övë disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mi disse...

Espreita Aviões, o que estás a dizer é que há compromissos com os quais não nos deveríamos ter comprometido? Então, há compromissos a que podemos e devemos fugir, é isso?

Hmmm... perante a tua opinião, eu só faço umas perguntinhas. He he!

Mi disse...

Lita, gostei do "mais ou menos". He he!

Mi disse...

Miguel, ainda bem que não há cá qualquer tipo de compromisso entre mim (quem escreveu) e tu (quem leu... e comentou).
Não quero cá dessas responsabilidades... He he!

Beijinho!

O Espreita Aviões disse...

Sim. É mais ou menos isso Mi ;)

Mi disse...

Espreita Aviões, se fosse mesmo isso e não mais ou menos, não teria interesse nenhum... He he!

Anónimo disse...

Compromissos ... Rótulos ... Planos ... Expectativas ...Estou a ver aqui um padrão. Estou a sentir que te conheço e consigo perceber-te!
Obrigado por equacionares coisas tão inatas e mecânicas que nem sempre têm razão de ser.
Bjao gigante

Mi disse...

Gato, estás a sentir bem... e a conseguir ainda melhor.