sábado, 23 de maio de 2009

Amizades (III).

No processo de construção da amizade, constrói-se um plano de expectativas, baseado naquilo que julgamos conhecer do outro, a quem chamamos de Amigos.
A verdade é que os nossos amigos esperam algo uns dos outros; os amigos esperam que os seus amigos sejam amigos, não sentem simplesmente vontade de ser amigos dos amigos.

De facto, os Humanos são estranhos: só se dão quando existe uma moeda de troca! Mesmo em algumas das mais belas amizades.

Abrir Parêntesis. Hoje fez anos uma rapariga que foi minha colega dos 3 anos até ao 12ºano, sem paragem, e que entrou na mesma faculdade que eu no meu primeiro ano de caloira, antes de decidir mudar de curso. Foi aquela a que posso chamar de verdadeira Colega-de-Sempre.
Ainda que nunca tenhamos sido as melhores amigas, tal era a competição unilateral que estabelecia comigo, ou consigo própria passando por mim, foi giro que olhei para o telemóvel no momento em que passou para as 00h00 e para o dia 23 de Maio e instantaneamente me recordei dela e lhe enviei um sms, ao qual respondeu prontamente. Não sei porquê, senti-me bem; senti que ficou mais do nosso relacionamento de anos do que aquilo que eu algum dia julgara! Fechar Parêntesis.

12 comentários:

Ianita disse...

Falaste muito bem... tem tudo que ver com expectativas... e quando esperamos nada e nos dão pouco, ficamos contentes...

E deveríamos ser capazes de não exigir moeda de troca... mas não somos. Precisamos dela. Porque dar tira-nos energias e precisamos que alguém no-las reponha...

Era bom poder dar sem esperar nada em troca nunca... mas...

Kisses
(e mantém as expectativas altas... vai haver quem te desiluda, mas vais ver que vai haver quem esteja à altura delas)

Anónimo disse...

então e é permitido, a quem nao soube estar à altura das expectativas, recomeçar?

(vontade de ser verdadeira amiga desta melhor amiga)

beijinho grande

Prima

O Espreita Aviões disse...

É verdade sim. O ser humano, por instinto natural tende a dar mas sempre sabendo que recebe algo em troca, por muito pouco que possa ser.

Mais uma vez, e como sempre, há excepções...felizmente!

Quanto à tua amiga...acredita, parecendo que não, o tempo passa e as relações entre pessoas, fortalecem-se ou desvanecem-se sem nos apercebermos. A tua, fortaleceu. E ainda bem.

Beijo!
Tive um tempinho para dar aqui um salto ao espacinho da Mizinha!

PB disse...

Adorei o post e penso que tens toda a razão. A verdade é como dizes!
Beijinhos

olha_por_mim disse...

Olá...olá...
Li o teu post...mas só dá para te desejar um óptimo fim-de-semana...pois o tempo é muito pouco...mas concordo com tudo o q dizes...hehehe
Beijocas enormes e bom fim de semana

Mi disse...

Ianita, é mesmo assim... Por mais que queiras dar desinteressadamente e até me sinta ser bem sucedida, nunca é possível para mim manter-me nesse nível intocável.
Por isso, os amigos são precisos, também para me apontarem o dedo.

Beijinho!

Mi disse...

Prima, sabes que sim: recomeçar!

Mi disse...

Espreita Aviões, será que o ser humano conseguirá, algum dia e de algum modo, contrariar esse instinto? Enfim.

Beijinho grande e obrigada pelo tempinho de passar aqui!

Mi disse...

Pedro Barata, ainda bem que gostaste. Ah e eu adoro ter razão! He he!

Beijinho!

Mi disse...

Olha por Mim, eu entendo, o meu tempo também não tem dado para nada...
Mas obrigada por teres passado aqui!

Beijinho e bom fim-de-semana, também!

O Espreita Aviões disse...

Mi, o ser humano consegue. Há quem o consiga "naturalmente", e há quem faça um esforço para tal. No entanto, há quem não resista, e quem não queira sequer.

Só é precisa força de vontade, acredita.


Beijinho maior, e, não tens que agradecer nada! É com todo o gosto que aqui passo.

Mi disse...

Espreita Aviões, faz-me falta esse teu optimismo, agora... eu costumo ter esse papel!

Beijinho e obrigada!