terça-feira, 5 de maio de 2009

Amizades (II).

Os nossos amigos gostam de nós? Sim, mas mais das nossas qualidades, do que dos nossos defeitos... Porquê? Porque o que temos de bom significa uma mais valia para eles.
Se é uma mais valia para eles, é normal que cuidem de nós... Mas é também natural que não nos coloquem à frente deles mesmos. É que, se a coisa der para o torto, antes de nos limparem as lágrimas, talvez expludam com o que têm dentro para cima de nós.
Depois, será que acordam e tiram o lenço do bolso para nos emprestar, enquanto nos acariciam o cabelo, descansado no seu ombro? Visto que são nossos amigos, sim, mas demoram um certo e variável tempo... depende do tamanho do seu próprio ego.

E isto acontece com muitos dos nossos amigos... Não os torna menos amigos, torna-os simplesmente uns amigos mais infectados pelo mundo - é tudo inconsciente o suficiente para não serem considerados amigos falsos.

Felizmente, ainda há excepções de puras e genuínas pessoas.

23 comentários:

Sofia disse...

Posso dizer, felizmente, que os meus amigos fazem parte desse grupo de excepções de puras e genuínas pessoas! :b

(pelo menos até agora têm-me revelado isso)

Mi disse...

Sofia, és uma sortuda, sabias? He he! Também, amigos de uma pessoa como tu só poderiam ser excepcionais!

Ianita disse...

Eu costumo dizer que é nos momentos maus que as pessoas revelam o seu verdadeiro ser.

É muito fácil ser-se boa pessoa quando tudo está bem. É muito fácil ser-se amigo quando tudo está bem. Vamos pros copos, as jantaradas, os cafés, os passeios, as viagens. Espectáculo.

Quando estás mal, quando precisas de ombro, quando precisas de descarregar um pouco do peso do mundo, quando precisas de berrar, quando as coisas correm mal... vais ver que o número de pessoas ao teu lado diminui. Muitas pessoas não fazem por mal... sentem-se desconfortáveis e nem sabem o que dizer ou o que fazer. Não quer dizer que não continuemos a beber copos com essas pessoas, ou que não vamos tomar café. Quer dizer que não podemos contar com elas para desabafar. And that's ok.

Só temos de aprender a ver. A distinguir umas pessoas das outras, para não nos desiludirmos. Para não esperarmos mais do que as pessoas nos podem dar.

Tenho amigos, que gostam muito de mim, mas que são amigos de bons momentos. Não são as pessoas a quem telefone para desabafar. And that's ok.

Aliás, contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas com quem conto quase incondicionalmente.

(porque eu considero-me uma boa amiga, mas não estou incondicionalmente por ninguém... só por mim. E é assim que deve ser. Se não estivermos bem, não podemos ajudar ninguém. Aliás... dava a minha vida apenas e só por uma pessoa, a minha sobrinha)

Kisses

olha_por_mim disse...

Eu posso dizer que felizmente ainda tenho amigos que fazem parte desse grupo de excepções de puras e genuínas pessoas...mas infelizmente nem todos são assim...
Como sabes eu perdi o meu pai...e foi nesta fase mais difícil que eu descobri que nem todos os amigos eram verdadeiros...viraram-me as costas na pior altura...estamos sempre a aprender...e desde então comecei a ter os olhos mais abertos...
Beijocas enormes

Sofia disse...

Sou mesmo sortuda nesse aspecto :b tenho noção disso!


"Também, amigos de uma pessoa como tu só poderiam ser excepcionais!" :$ obrigada Mi


Beijinho*

Anónimo disse...

de que tamanho é o teu ego?

nao muito grande. num minuto estavas a explodir... no minuto seguinte já estavas de lenço na mão.

so quero que o ze se decida a colocar a mão no bolso... =s

Adoro-te Prima

O Espreita Aviões disse...

Amigos desses são raridades. Tenho um único caso desses. E nunca nenhum outro caso tive o prazer de ter/conhecer.

Mas sabes o que tem de bom serem assim tão poucos? (quer dizer, eu digo que são poucos, porque por aqui, é o que parece, mas se calhar até são muitos...não sei)
As pessoas no geral só dão valor às coisas raras (que por sua vez, no geral, são as melhores), o que significa que esse tipo de amigos, tem o "tratamento" (não era bem esta a palavra, mas acho que percebes) que merece. Ou pelo menos, o melhor, ou quase, que os outros lhe podem dar.

Mi disse...

Ianita, acho que comentaste muito ao encontro daquilo que eu sinto, também. Tenho muitos amigos de bons momentos - e as pessoas, no geral, têm muitos amigos de bons momentos -, mas nem todos estão incondicionalmente...
Porém, a parte em que penso diferente, tem a ver com os parêntesis, aquela de não estares incondicionalmente por ninguém, mas só por ti e de ser assim que deve ser. Cá para mim, se conseguisse, gostaria de saber estar incondicionalmente por todos. Consigo-o por alguns, mas... tenho o meu lado humano e um pouco egoísta ainda em mim.

Beijinho!

Mi disse...

Olha por Mim, a vida também nos ensina a discernir essas coisas... se bem que, nos momentos mais difíceis, é sempre mais complicado de lidar com os nossos "erros de discernimento". Felizmente, és uma mulher forte...

Beijinho grande!

Mi disse...

Sofia, tens noção de que uma pessoa como tu só poderia ter amigos excepcionais? Ah ah!

Beijinho, querida!

Mi disse...

Anónimo, o meu ego tem um tamanho... e contra isso é preciso lutar. Eu tento, mas... nem sempre é possível. Desculpa.

Ele vai reconsiderar, vais ver.

Conta sempre!

Mi disse...

Espreita Aviões, eu acho que compreendi a mensagem... Como são raros, dá-se-lhes o valor que merecem. Ok, mas... Não seria fantástico se todas as pessoas conseguissem ser assim umas para as outras? Pois... Parece difícil. Porque não cada pessoa fazer a sua parte?

Beijinho!

Ianita disse...

Incondicionalmente = sem condições.

Eu tenho condições. Podem não ser muitas, mas tenho-as. Uma delas é o respeito. Outra a confiança. Outra a responsabilidade.

Era bom se pudéssemos dar a outra face, tal Jesus Cristo. Mas a maioria de nós não o consegue. Uma vida inteira de dar a outra face a quem nos faz mal não deve ser fácil. Até o JC não resistiu... morreu cedíssimo.

O que eu digo não tem que ver com egoísmos. Tem que ver com salvaguardar-me de pessoas que me fazem mal. Na primeira toda a gente cai, na segunda cai quem quer. E a verdade é que já caí em segundas em terceiras em quartas quintas sextas... até chegar ao meu limite. E todos temos esse limite. Muda de pessoa para pessoa. O teu limite será diferente do meu, mas suponho que também o terás. Assim como o nosso limite é maior ou menor consoante a pessoa com que lidamos. Aceitamos mais facilmente uma falha de alguém próximo, do que de um amigo de há meia dúzia de meses.

Tenho noção que perdoei coisas ao meu pai e ao meu irmão, por exemplo, que não perdoaria a alguns dos meus amigos. Porque são a minha família e têm direito a um limte maior.

O que eu aprendi, muito à minha custa, é que não podemos obrigar ninguém a gostar d nós nem a respeitar-nos. E quando lidamos com pessoas que não nos respeitam temos o dever de pensar em nós. Porque se nós não pensamos em nós em primeiro lugar, quem pensará? Para podermos estar quase incondicionalmente para as pessoas que nos merecem, temos d saber largar quem não nos merece.

Pelo menos é assim que penso.

Kisses

O Espreita Aviões disse...

Mi, era aí mesmo que queria chegar. Era muito melhor se assim fosse com todos!
Eu faço a minha (tento, pelo menos). Fazes a tua, Mi? Preciso de apoio.

Beijo!

Mi disse...

Ianita, eu entendo o teu ponto de vista... se calhar, penso só um pouquinho diferente, mesmo, mas na sua essência, concordo.
Só discordo de uma coisinha, pelo menos em relação a mim: eu aceito menos facilmente as falhas das pessoas que me estão próximas, porque eu exijo demais delas... é talvez um dos meus grandes defeitos, nomeadamente para o coitado do meu namorado que tem de aturar as minhas birras. He he!
Bem, se calhar não é bem assim... Quero dizer, eu perdoo aos que me estão próximos, mas se calhar passo-me mais com esses por pormenores... Deve ser mais isto que eu quero dizer.

Beijinho e obrigada pela troca de opiniões!

Mi disse...

Espreita Aviões, eu tento, também... Conta com o meu apoio, sim.

Estás bem? Um beijo!

O Espreita Aviões disse...

Obrigado Mi. Há coisas em que não gosto de me sentir sozinho. Sabe bem saber que mais alguém alinha.

Porque perguntas, Mizinha? (que saudades, eh eh!)
Um beijo!

Gato disse...

Amor,
um conselho para todos, para os que ainda não sabem ou nao perceberam o que é a amizade e o amor, por favor ... escolham amar gratuitamente as pessoas que vos são queridas, olhem sempre com olhos novos para as mesmas quando as coisas não correm da melhor maneira e amem concretamente cada amigo!
Creio, creio nesta humanidade!!

Desculpem a repetição, mas as coisas boas devem ser partilhadas repetidaemnte!!

Anónimo disse...

Gosto do primo Gato... É genuino.

obrigada por cada palavra naquele momento. foi importante sentir aquele teu apoio.

toma conta da prima, tambem por mim.

beijinho grande
Prima

Mi disse...

Espreita Aviões, perguntei porque senti...

Mi disse...

Gato, gratuitamente, é mesmo isso!

Mi disse...

Prima, eu estou e tu sabes.

O Espreita Aviões disse...

Realmente naquele dia estava meio esquisito, mas já não sei porquê.

Sentiste?
Beijo!