sexta-feira, 8 de maio de 2009

Semi-Verão.

Já me começou a cheirar a Verão. Sabem o que é que isso significa? Vontade de não fazer nada.

É estranho, mas passo o ano a desejar ter tempo para tantas outras coisas - aquelas que gostaria verdadeiramente de fazer, mas que as obrigações não mo permitem sempre - e quando finalmente o tenho, deixo-me invadir por uma qualquer-coisa que me desacelera o cérebro e os membros... e paro.
Sem dúvida que Verão também é sinónimo de praia e férias e afins; mas algo que o caracteriza muito, para mim, são os passeios pela casa vazia, pela manhã, quando uns já saíram para o trabalho e outros ainda dormem, descalça e perdida nos meus próprios pensamentos, falando sozinha... sentindo-me vazia.

Não gosto nada daquela sensação de desocupação, estúpida desocupação, de arrastamento pelos dias, envolvida pela inércia, de sol a sol. E tento combatê-lo!, claro - umas vezes com maior e outras com menor sucesso.
O Verão passado consegui-o muito bem: não parei em casa. Foi fantástico ter ido do final das aulas para a Praia da Galé (monitora de colónia de férias); daí para Braga (visita desejada durante todo o ano aos "tios & primos"); de lá para a Cidadela (ensaio com o conjunto, eu e as minhas baquetas); voltei para casa, mas com a missão-Lisboa (guia turística para uns amigos americanos); rapidamente, parti para Loppiano, Florenza (escola de vida); regressei à minha zona, mas para a casa da amiga (família ainda no Algarve, tempinho com uma das melhores); família regressada, todos para Fátima (Mariápolis Férias também muito aguardada); uma noite em casa e voámos para London (férias familiares, finalmente); regresso final a casa, com a pré-época em força (treinos de basket a toda a hora). Ufff... Nos intervalos, não passei 5 dias seguidos em casa!
Acho que me saí bem e que tenho de repetir a dose este ano para evitar buraquinhos no estômago...

Porém, ainda não é Verão! Bolas: ainda tenho aulas, testes, apresentações e entregas de trabalhos. Como é posso sentir este cheiro a Verão? Pior - como é que posso sentir aquela inércia da desocupação com tanto para fazer?
Esta manhã não tive aulas. Tentei dormir até mais tarde, mas acabei acordando com as obras. Pensei em trabalhar, mas o silêncio da casa vazia à média-luz para espantar o calor chamou por mim... e caminhei, descalça, perdida nos meus pensamentos, até ao vaziozito mais próximo.

Um bom banho deve combater o adormecimento.

20 comentários:

olha_por_mim disse...

É tão bom qd começa a cheirar a verão...mas tal como tu ñ me apetece fazer nada...nem imaginas o dia louco de trabalho q hoje estou a ter...qs q me arrasto...ñ me apetece...mas tem de ser...lol...só de pensar q poderia estar numa esplanada a comer uns caracois e beber uma cerveja...isso sim eram bons tempos...hehehe
Qd eu estudava tb tinha o mesmo problema q tu...o não haver nada para fazer...mas tu no ano anterior tiveste um verão em cheio...eu na altura passava as manhãs em casa...o q achava uma chatice...as tardes ou ia para os cafés...ou piscina...fazia o q há de melhor nesta santa terra...lol
Mas acreditas q hoje tenho saudades???Desde q comecei a trabalhar tenho 25 dias uteis de férias...em todo o ano...vou tirando férias aos poucos...o q nunca dá tempo para fazer nada...lol...q saudades de qd estudava...ter o mês de fevereiro de férias (se ñ tivesse exames claro)...e depois qs 4 meses no verão...isso sim era vida...hehehe
Espero q aproveites ao máximo as tuas férias...q sejam tão boas ou iguais às do ano anterior...aproveita...pois são os melhores tempos...lol
Mas até lá...há q estudar e fazer os trabalhos chatos...essa é sempre a pior parte da vida de estudante...mas tem de ser não é?
Beijocas enormes e bom fim-de-semana

PB disse...

Infelizmente o Verão parece que se foi novamente... Bahhh
Espero que a banhoca tenha ajudado.
Bom fds
Beijinhos

jfx disse...

Um verão super ocupado sem duvida... ocupado demais secalhar para outras coisas...

Por um lado foi bom sentires a familia, as viagens, desobertas, etc... mas houve coisas menos boas e acho que nelas tb se tem de pensar porque o mundo não é um mar de rosas. Desculpa se estou a diluir essa tua visão maravilhosa do mundo que tb eu queria ter, mas não consegui passar indiferente a este post pk essa tua ocupação directamente me afectou... Enfim, aguas passadas grande Mi...

Que este ano tenhas tantas actividades sim, mas que não "desleixes" o lado que tanto eu como tu percebemos do que estou a falar...

(não interpretes nem leves a mal!)

Beijinho grande *

Mi disse...

Olha por Mim, também acho que, quando começar a trabalhar, vou sentir falta desta possibilidade de não fazer nada, mesmo tendo muito que fazer... Porém, se conseguir ser Educadora de Infância, como espero, penso que conseguirei ter mais do que 25 dias úteis de férias. He he!
Obrigada por teres partilhado a tua experiência... Eu não me vou pôr a dissertar sobre os meus trabalhos chatos e inúteis - muitos deles.

Beijinho grande e bom fim-de-semana!

Mi disse...

Pedro Barata, é verdade... mas a minha falta de vontade de fazer as coisas não se foi. Bahhh! He he!

Beijo e aproveita o fim-de-semana!

Mi disse...

JFX, foi um óptimo Verão, mesmo, apesar de tudo... Fiz um pouco de todas as coisas que mais gosto, cresci muito e fui muito feliz! O final não foi o mais esperado... mas talvez tenha sido o melhor. Foi um Verão maravilhoso, não fica diluída a minha visão!
Espero que não ponhas também todas as culpas sobre mim... eu não as coloco a todas sobre ti, também. Efectivamente, o desejo de final nem foi meu... Mas são águas passadas, sim!

Não te preocupes, este ano será um pouquinho diferente... E sempre um processo de crescimento! (não levei a mal, não...)

Beijinho!

jfx disse...

Não ponho as culpas sobre ti não, nunca o fiz... não percebo pk, visto ja não ser a primeira vz, o dizes.

E sim, usando as tuas palavras "talvez tenha sido o melhor"...

Beijo *

Sofia disse...

Também já chegou o cheirinho a verão ao meu nariz...
O ano lectivo está quase a acabar. Mas este quase é enorme e carregado de trabalho! Parece-me interminável...e o pior é que, tal como tu, se tem apoderado de mim uma vontade de não fazer nada...ou melhor, de fazer tudo o que se faz quando não se está em tempo de aulas! E isto não é nada bom de acontecer...(que desespero, que ansiedade!)


FÉRIAS PRECISAM-SE! E BEM DEPRESSA!


Beijinho Mi!

Mi disse...

JFX, tudo está bem, quando acaba bem! He he...

Beijinho grande, sempre amigo!

Mi disse...

Sofia, nada de stresses... tu fazes isso tudo com duas pernas às costas! Queres as minhas? He he!

Beijinho!

Sofia disse...

Não seria eu se não stressa-se, nao é verdade?

Mi disse...

Sofia, não sei... julguei-te mais tranquila, por acaso! He he!
Eu sou muitíssimo zen! Lá lá lá!

Sofia disse...

Julgaste-me tranquila? :o
Sou completamente o oposto de ti então. De zen não tenho nada ! ah ah ah

Mi disse...

Sofia, quando te estiveres a passar, basta dizeres qualquer coisa... Eu vou equilibrar! He he!

Beijinho grande!

jfx disse...

"...tudo está bem, quando acaba bem! He he..."

Nem mais...

*

Mi disse...

JFX, a amizade tem estas vantagens!

Sofia disse...

Está bem, está bem :b
Obrigada Mi! eheh



Beijinhos *

Gato disse...

Amor,
tenho saudades dessa desocupação, dessa vontade de não ter vontade ... vontade de não ter vontade de apanhar todos os dias o comboio de madrugada, vontade de não ter vontade de não ir trabalhar e dormir e dormir e dormir e dormir. Quanto ao verão, já passei um a trabalhar e este vai ser igual mas tu és e serás sempre prioritária, nada como uns dias nossos para sair desta rotina, de comboios, testes, universidade e afins :)
AMO-TE
mesmo quando estou a trabalhar e tu só acordas Às 10h :p

Mi disse...

Gato, a vida muda, não é verdade? Nem imagino como será quando não tiver dois meses ou mais de férias...
Mas espero que tu estejas lá, sempre e... sempre.

Obrigada por seres e estares!

Gato disse...

Amor,
ainda bem que a vida muda, que as rotinas se alteram e que, principalmente, nos conseguimos adaptar a essas mudanças da melhor maneira ... Estou aqui, agora, sempre e para sempre!
Um que um quer, dois não fazem mas neste caso queremos os dois estar presentes para ambos em todas as situações, nem que sejam 2min ao tlm para ouvir um desabafo do outro.
AMO-TE!
Obrigado por me ajudares a tornar assim!