sábado, 30 de janeiro de 2010

Amizades (IV).

Os amigos são para tudo e estão lá sempre. Mas... é mesmo assim?

Cada pessoa tem a sua vida, a azáfama do seu próprio quotidiano; e esta é só sua, só ela é que a compreende e sabe o quanto a desgasta e ocupa.
Paralelamente a isto, os amigos de cada pessoa têm os seus problemas e precisam que alguém esteja lá para si; por vezes, as dificuldades nem são nada fáceis de ultrapassar com companhia e ajuda, quanto mais sozinhos.
Porém, os amigos não estão; não, não estão sempre presentes e disponíveis; não fazem ideia dos problemas gigantes que cada pessoa enfrenta sozinha, porque... porque eles não estão.

Tratar-se-á isto de egocentrismo? De só se conseguir olhar para si?

Cá para mim, muitas vezes, os amigos não estão porque não sabem. Isto faz sentido? Claro que sim.
Na correria do dia-a-dia de cada um, há muitos tipos de conversas entre amigos - não? Bem, há aquelas mais de circunstância, as outras em que se relatam episódios por que passaram, ainda há umas que são puros momentos de atrofio e descontracção, depois há aquelas das queixas e das más-línguas e as outras que servem para debater os assuntos da actualidade, ou simplesmente fazer tempo.
Neste contexto, se uma pessoa tiver muito que fazer, responsabilidades nos ombros, prazos a cumprir, se calhar vai tender a não dispensar muito tempo com estas conversas...
Ora, se calha que, nessa altura, um amigo precise muito dessa pessoa, vai acabar por culpá-la por não estar e não lhe dar atenção e não o ter ajudado num momento difícil. Está certo.

Mas pensem comigo: se o amigo tivesse dito que tinha um problema... será que a pessoa não tinha arranjado tempo, mesmo no meio de um horário muito preenchido?


Os amigos, antes de poderem adquirir essa denominação, deveriam de tirar um curso de adivinhação. (Vou já inscrever-me!)

15 comentários:

Marco Rebelo disse...

ui..dos temas mais polémicos, a amizade!

Otário Tevez disse...

podias fazer sucesso com esses centros... hum hum...
se precisares de um sócio
dividimos a meias (:

Mi disse...

Marco Rebelo, quanto mais se falar sobre e se debater... pode ser que mais se entenda. :)

Otário, estás a iniciar uma parceria comigo, assim sem mais nem menos? He he... Obrigada pela visita!

Anónimo disse...

sim,compreendo o que queres dizer com o facto de muitas vezes não «estarmos lá» simplesmente porque não sabíamos que algo de mal se passava com um amigo.

mas como eu tenho uma certa tendência a esconder os meus males...nunca espero que sejam os meus amigos a reparar que estou em baixo.sou sempre eu a «avisar» que preciso de um tempinho para desabafar!portanto da minha parte esse problema ainda nao se verificou!

e quanto ao site,toma nota: thebookdepository.com!imensos livros com portes grátis e baratinhos.

gosto muito da bertrand,mas...esse site é meu amigo :p

Fá menor disse...

Não podemos colocar em terceiros a responsabilidade ou culpa de nos sentirmos assim ou assado...

que é bom podermos contar com um ombro amigo, é! mas devemos pensar que isso será sempre uma mais-valia e não o imprescindível.

Bjos

Táxi Pluvioso disse...

Mas ainda há amigos? não são agora apenas adicionados no Facebook?

Otário Tevez disse...

xD estou a precisar de umas massas, só isso... ;)

Vício disse...

tens cão? talvez seja a melhor opção porque nunca está ocupado e nem tem problemas enquanto que outras pessoas também podem estar à espera do mesmo sem que tu saibas...

Miguel Serra disse...

Oi...
Sabes, vim aqui porque tinha saudades tuas. E já que és uma pessoa oucupadísima, vem também um pouco para o assunto que aqui debates. Sim, deve ser um pouco o que estás neste momento a pensar.
Se reparares, cada pessoa tem a sua vida, (sem levar isto como uma má expressão) cada um tem as suas preocupações e, como sabes, se tivermos que atender aos nossos amigo a toda a hora, a nossa vida fica um pouco para trás. Não quero ser rude com estas palavras, já que são palavras que há 1ª vista dirão que estou com raiva de alguma coisa. Mas, na verdade, é o que me tem acontecido ultimamente. Como me conheçes, chego-me sempre à frente, sou logo o 1º, mal alguem pede ajuda e, sempre fui assim, coloco sempre os amigos à frente de qualquer coisa. Mas já houve vezes que chego a arrepender-me de ser assim, tudo porque quando eu preciso de ajuda todos desaparecem da face da terra. Enfim, é um discurso um bocado triste, a vida não me tem corrido bem, mas só nos ultimos meses é que tenho dedicado 100% do tempo à minha pessoa e, ainda assim não estou contente porque...porque faltam os amigos...
Espero não ser esquecido... ;)

Beijokinhas

Mi disse...

A.S., não te importas de partilhar esses teus amigos... de negócios? He he... Quanto ao resto, é verdade, acho que o primeiro passo para resolver um problema é encará-lo, admitir que existe e, como tal, partilhá-lo com os amigos. (Tu tens a fórmula! Ah ah!)

Fa menor, muita sabedoria nas tuas palavras. É bonito vermos os nossos amigos como um extra, um bónus, uma sorte...

Táxi Pluvioso, mas só tens desses? Opá... estou preocupada. Também há amigos no blogger! :P

Mi disse...

Otário, bora lá ganhar umas massas, então! ;)

Vício, vou procurar um amigo rafeiro, então...

Miguel Serra, não desistas de responder a S.O.S. que também te socorrerão quando pedires auxílio. (Espero que a nova vida esteja a correr melhor, caro amigo!)

Táxi Pluvioso disse...

Estou pior, nem Facebook tenho, ó chatice :-))))

Mi disse...

Táxi Pluvioso, é uma grande chatice... não podes fazer parte do grupo daqueles que não querem pagar nem um centavo pelo facebook. Ohhh!

Li disse...

Enfiei a carapuça...
so que às vezes... às vezes não sei como te procurar.

ainda assim, vives aqui <3

Mi disse...

Li, serviu? Não era suposto ou não foi pensado.
Procurar é só procurar. Dizer é só dizer. Pedir é só pedir. É assim, entre amigos; especialmente, como nós!