quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bússola.

Aproximando-se o final da agitadíssima e surpreendente semana de Carnaval, apetece-me brincar ao Faz-de-Conta.

Eu sou uma menina que, quando for grande, deseja ser Construtora de Bússolas. [Como é que uma menina que ainda não é grande, logo, deve ser pequenina, tem um desejo tão estranho? Pois bem,] É que eu ouvi dizer que o falta à sociedade é um Norte, ou melhor - para que não surjam imprecisões de transcrição -, o que eu ouvi dizer é que a sociedade anda desnorteada; como tal, suponho que ande a precisar de umas bússolas para encontrar o Norte - assim é que é!
Sabem, é que eu tenho pena das pessoas que vejo na rua, cabisbaixas e apressadas, indiferentes ao potencial do ambiente que as rodeia, ao potencial dos outros que partilham o mesmo espaço, ao potencial do ser humano dentro de si mesmas... Não é pena, mas sinto-me mais afortunada que elas, pelo menos, que caminham deprimidas.
Se calhar, vou ser Construtora de Bússolas de Potencial, talvez seja isso que falte à sociedade. Ou então não... É que podia correr o risco de todas apontarem para a própria pessoa que as usa... [Não sendo esse o único potencial, acontece que pode querer manifestar-se como o mais forte, é isso?]
Bem, acho que vou voltar à ideia inicial: sou uma menina que acha que, quando for grande, vai desejar ser Construtora de Bússolas.

Eu acho que brincar ao Faz-de-Conta se torna mais difícil quando já está a fugir a época de colocar uma máscara de fingir ou de camuflar, mas... quem sabe até onde nos leva a brincadeira.

17 comentários:

Lita disse...

Ser construtora de bússolas parece-me verdadeiramente bem!

Talvez eu me possa dedicar a construir bússolas que apontem o centro, a essência de cada pessoa. Assim, apontaria sempre para elas mesmas, mas talvez fosse mais simples não culpar o mundo pelo potencial que não agarram. Pelas mudanças que não fazem. Pelo brilho que não acreditam ter.
Beijos

Anónimo disse...

Oi. Sabes, eu tou plenamente convencido de que o mundo apenas precisa de se orientar para o mesmo lado, mas em conjunto! (fala o especialista em orientação sendo militar...)

O mundo, as pessoas, ambos estão cabisbaixo porque neste mundo existe o lado que só pensa em si próprio, que é defenido pela minoria e o lado que tenta agir em socorro do próximo, que se representa pela maioria. Confusa? À 1ª vista sim, parece que me estou a contradizer, mas repara, esta maioria não tem poder teórico sobre as suas acções, enquanto que a maioria tem muito poder PRÁTICO sobre as acções destes mesmos. Deste "quebra cabeças" pode vir uma conclusão: isto apenas muda quando o mundo se unir em prol de seguir o mesmo objectivo. Não acredito que isto possa acontecer porque a inteligência humana está apenas a evoluir para a sua própria morte. A anciedade e a necessidade de perseguir bons resultados leva a que as pessoas cometam erros, normal, mas, por vezes são erros que mais tarde faram a diferença. Isto é o que se começa a reflectir na sociedade, por isto mesmo, as pessoas não têm vontade de sorrir de dentro da alma, tudo porque cada vez está mais difícil viver numa sociedade consumista e anciosa pela radical mudança para a exagerada qualidade de vida.

Enfim...tenho que me controlar porque este tema dá muitooooooooo que falar e, no fim, a resposta para este tema está no início, é um ciclo vicisoso. Só a união faria a diferença...
E como parte da sociedade utiliza a bússula para norte e, a outra parte para sul, é tipo corda, chega a um ponto que ou caem ou rebentam a corda...

É um desejo difícil de concretizar, quase diria impossível, do tipo 0,0000000...1% de probabilidades de o conseguir, mas não te posso censurar esse grandioso desejo.

Desculpa o testamento! lol

Beijokas oh desaparecida :)

Luz Santos disse...

Obrigada Mi o seu comentário no meu A Luz A Sombra.
Não aquele senhor apareceu no momento certo em que disparei, normalmente espero que as pessoas se afastem, pois não gosto de publicar sem autorização das ditas pessoas, principalmente quando estão bem em evidência. Ele surgiu no momento em que disparei e quando já estavam à minha espera, e não era possível fazer outra fotografia. Como era estrangeiro não o cortei pois ele viu e não se afastou.
Obrigada Mi
Bj
A Luz A Sombra

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

É sempre possível brincar ao faz-de-conta.
A partir do momento que isso se deseja e que tenhamos sonhos, podemos imaginar que gostaríamos de melhorar ou mudar algo que precisa de ser reformulado.
Mesmo que existam entraves, pessoas que nos impessam de o fazer, temos sempre a força interior, quer seja pouca ou muita, alguma está lá.
É difícil, mas possível...

O Espreita Aviões disse...

Os sonhos dão-nos sempre a sensação de que não passam de isso mesmo: sonhos.
Muitos dos nossos sonhos até são possíveis de concretizar, mas, parece-nos tão impossível, que desitimos logo dessa ideia. Tal como escalar até ao ponto mais alto do planeta. A grande maioria das pessoas diria que para elas seria impossível. Na verdade, só é precisa força de vontade. Nem que tenhamos que andar anos e anos a treinar intensivamente para conseguir escalar, mas, algum dia será o dia. (simplesmente a minha opinião, como já sabes)

Existem tantas grandes coisas hoje em dia, que partiram de meras brincadeiras. Brincar não faz mal a ninguém, e quando são ideias como essa tua, vale a pena brincar. Vale a pena tentar.

Mi disse...

Lita, queres aliar-te? Acho que podemos debater isso de construir bússolas que apontem o centro, a essência de cada pessoa... Porque não apontarem a essência das pessoas que nos rodeiam?

Beijos!

Mi disse...

Miguel Serra, acreditas mesmo que a minoria é o lado que só pensa em si próprio? Infelizmente, duvido...
E discordo quando dizes que a inteligência humana evolui para a sua própria morte. Bem, talvez não tenha entendido bem o sentido, mas penso que até à uma tendência para a vida, nos tempos que correm!

Obrigada pelos teus textos a comentar. Obrigada pela tua amizade.

Beijinho!

Mi disse...

A Luz A Sombra, ai estas pessoas que aparecem quando não são chamadas... sempre a meter o nariz! Mas pronto.
A verdade é que a tua fotografia não deixou de ter qualidade, sabes...

Beijo!

Mi disse...

João, e sabe tão bem ter sempre este poder e liberdade de brincar ao faz-de-conta... Também queres?
Junta-te aí. Faz de conta que és o quê?

Beijinho

Mi disse...

O Espreita Aviões deixou a Mi sem palavras.
Não estava nada à espera de que um comentário assim surgisse e, não leves a mal, muito menos de ti, mais por não seres comentador habitual do que por outra coisa. [Porém,] Adorei e agradeço a valorização da minha ideia de brincadeira.
Continuando, é bem verdade que os nossos sonhos soam mesmo a sonhos e que, assim, soam a impossibilidades. Nunca tinha pensado nisso dessa maneira, mas faz muito sentido, sem dúvida.

Beijinho!

Anónimo disse...

Repara que a maioria, a pobreza, normalmente tem uma tendência de se entreajudar em todos os aspectos, logo, tentam rumar digamos que para norte. Já a riqueza, a minoria, esses lutam apenas para si próprios, apenas para alcançarem mais daquilo que já possuem, logo, tentam rumar na direcção oposta, sul...

Foi neste sentido, que presumo que agora entendas.

Em relação à inteligência humana, os estragos normalmente são feitos pelas mentes brilhantes, estragos esse significativos e normalmente financiados ou até ordenados pela minoria que já referi, eu acho que tem lógica aquilo que estou a tentar transmitir, pelo menos é aquilo que vejo diariamente por todo o mundo. Se bem que existe tambem grande parte dessa inteligência que nos fará bem, mas, com tanta anciedade na humanidade em atingir a perfeição...hummmmm, não me convençes do contrário.

Quanto mais alto se sobe maior é a queda...este ditado é antigo e muito verdadeiro, e foi criado pela experiência, não pela inteligência. lol

Se o homem hoje em dia ainda vivesse nas cavernas a alimentar-se de animais que caçava com lanças, muita natureza saudável ainda existia, muitas espécies não teriam sido extintas, o aquecimento global não existiria desta forma...

xiiiiiiiiiii, é melhor parar, lol

Enfim, está tudo interligado, percebes?

Beijokas

O Espreita Aviões disse...

Mi, fico contente por tal (partindo do principio que te deixei sem palavras, no bom sentido). E sim, não sou de facto comentador habitual, mas sou visitante habitual. E é claro que não levo a mal. Fosse qual fosse o motivo, nunca levaria a mal. Tens todo o direito de pensares o que quiseres, e cabe-me a mim respeitar o teu pensamento.

*

Anónimo disse...

Quem posso contactar ou onde posso ir para encomendar umas quantas? É que já tenho uma lista de pessoas a quem as oferecer :) excelente ideia, não sei se existe profissionalização nessa área mas decerto que vais iniciar a tua actividade com toda a energia e boa vontade, em termos de marketing a marca D&G tem todo o interesse em se associar a ti :)
Sê a minha bussola.
<3
Bjao gigante

Mi disse...

Miguel Serra, é melhor parar sim, estou a entrar em sobreaquecimento!

Mi disse...

Espreita Aviões, claro que foi no bom sentido! Continua a sê-lo.

Beijinho!

Mi disse...

Gato, ainda bem que há marcas interessadas no meu projecto... Preciso dos patrocínios e de apoios morais, também, bem fortes! Ah ah!

Beijo mais que grande...