terça-feira, 18 de novembro de 2008

Expectativas.

Começaste a ler o post, certo?
Então, agora é aquela parte em que esperas que eu desenvolva por escrito um assunto que, possivelmente, terá a ver com o título que leste um bocadinho antes. Não é verdade?
Supostamente, esperarás que eu conte uma história, que desenvolva um raciocínio, que expresse uma reflexão, que te ponha o cérebro em movimento... entre outras hipóteses. Estarei longe da verdade?

Corrige-me se estiver errada: um dos fortes constituintes do ser humano são as expectativas.
Já pensaste que estas te rodeiam, tanto quanto os planos? Aliás, já reparaste que estes podem estar até muito associados? Não? Então, olha à tua volta: todos esperam algo de ti e tu esperas algo de todos... e de tudo, no geral.
No fundo, é tudo um jogo de expectativas, especialmente no que toca a relacionamentos interpessoais! - pois ambas as partes podem jogar. E com isto não quero dizer que somos todos uma cambada de interesseiros, uma vez que a consciência é um ponto indispensável na atribuição dessa denominação... No entanto, é verdade sim, que esperamos algo do outro e isso influencia, muitas vezes, o modo como nos dirigimos a ele, o tipo de assunto que abordamos, a forma como nos apresentamos até a nós próprios na sua presença.
Claro que tudo isto vem de algum lado...

E agora, que começavas a entender uma sequência lógica neste meu desenvolvimento escrito, esperas que eu continue e conclua o assunto, correcto? E o que acontece se eu ficar por aqui, isto é, não corresponder na totalidade à expectativa? Chama-lhe o que quiseres.
Eu vou experimentar um nome - desilusão.



É isto a desilusão: a não correspondência às expectativas.

55 comentários:

Lita disse...

Concordo absolutamente. Vivemos num jogo de expectativas, nas quais o tamanho do nosso auto-conhecimento acaba por ser inversamente proporcional à quantidade de vezes que nos desiludimos com os outros. Porque a verdade é que as grandes desilusões são com as expectativas que tinhamos deles... criadas pelos nosso valores, pelos nossos vazios. Poucas vezes os outros t~em um papel verdadeiramente activo no processo.
Muito bom!

Anónimo disse...

Olá minha cara Mi, quando te visito, as minhas expectativas são sempre correspondidas: Textos inteligentes, surpreendentes e verdadeiros. Muita paz, inspiração e harmonia para você.

Forte abraço

caurosa.wordpress.com

Anónimo disse...

hmm, ora bem, se pensar mesmo a sério no assunto até talvez seja verdade que eu esteja à espera do Pai Natal, e que se calhar o Pai Natal este ano até deseja com toda a força que eu não lhe escreva a carta de Natal (mas desengane-se), mas isso torna as coisas muito... normais ou expectáveis, não sei como chamar. Prefiro pensar que não espero nada e que ninguém espera nada de mim e que quando chego a casa o meu cão fica feliz de me ver; não por estar ansioso à minha espera mas porque quando me viu sentiu uma saudade que o faz abanar a cauda e saltar, saltar :D

Bazil disse...

Um bom texto e uma boa reflexão sobre expectativas, e eu gostaria de deixar apenas uma pequena situação.

Apesar de concordar com quase tudo, eis algo que me chateia bastante nesta questão das expectativas em relações interpessoais: as pessoas verem isso como um jogo.

Pois digo-te, não devia ser assim. As relações mexem sempre com sentimentos e níveis mais intensos de expectativas. Dar-lhe uma denominação de jogo faz parecer que é tudo muito leve e pode-se esquecer as coisas que ninguém sofre com isso. Mas é mentira.

Sentimentos não são jogos, nem o são as pessoas, e mexer com expectativas envolve ambos. Cuidado com isso.

AC disse...

Entrei, li para ai linha e meia e parei, tive de vir comentar!!

Mas que bela apresentação miuda, independentemente do que me/nos espera por ai abaixo, que devido ao sono não lerei hoje, adorei esta nossa apresentação :)

PARABÉNS & WELCOME BACK

AC disse...

Não Mi, não te esperava "respostas". Se as desses não me surpreenderias mas é muito mais Tu indicares caminhos, obrigar-nos a potenciar-nos...

Grande Post senhora dôna, adorei!!

Beijo cá de baixo

Sorrisos em Alta disse...

Infelizmente, partes logo de um princípio ERRADO, que é o de teres a expectativa de de que comecei a ler o post....

;o)))

Ianita disse...

Sim. É verdade. Great Expectations.

É o que temos de tudo: dos outros, da vida, de nós.

Acontece-me ficar muitas vezes desiludida com os outros. Expectativas altas demais? Altas sim, mas demais não. Porque não exijo mais do que dou.

Isto das expectativas vai muito ao encontro do que escrevi ontem... das expectativas que temos para a vida, a nossa lista de objectivos, e quando é que dizemos Chega, quando nos damos por satisfeitos, ou nunca nos damos por satisfeitos porque ganhamos novas expectativas.

:)

Kisses

u João disse...

Olá! As expectativas muitas vezes acabam em promessas adiadas.A etimologia da palavra é mesmo essa. A esperança que pode não acontecer.É uma intenção provocada por uma parte, ou a sua totalidade.
Quantos mais elevadas forem., mais existe o risco de falharem. É a esperança que convive lado a lado com a expectativa, é uma forma de lidarmos com o que mais desejamos num dado momento.A expectativa nunca está em nosso poder, transferimos sempre essa vontade para outrem. E sempre assim será.
beijo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mi disse...

Lita, confesso que não sei se entendi muito bem o teu comentário...
Ainda assim, também me parece que os outros têm um papel pouco activo, ou pelo menos menos activo do que poderíamos pensar a priori.

Obrigada por me pores a pensar!

Mi disse...

Caurosa, muito obrigada, mesmo! Espero manter-me igual a mim mesma e, se for assim como diz, voarei alto, então... He he!

Mi disse...

Filha do Administrador, eu também preferia pensar assim... mas será que é mesmo o que acontece?


Bazil, amigo, obrigada pela passagem e comentário! E, sem dúvida, tens razão... No entanto, eu deveria ter colocado a palavra "jogo" como agora, entre aspas. Ainda assim, agradeço o reparo, é um pormenor muito importante, sim!
(e deve ser a primeira vez que te leio a falar a sério... ou, pelo menos, parece-me! he he!)

Mi disse...

Dias, tudo muito bem, excepto o "miúda"... He he! Vá lá, "menina", "pequena", mas "miúda"... não soa lá muito bem!
De resto, obrigada por cada palavrinha... Senti-me inchar, por breves instantes! (sorrindo...)

Mi disse...

Sorrisos em Alta, para saberes que esperava isso é porque começaste efectivamente a ler, logo, não está errado. He he!

Lita disse...

mi,não te preocupes,lol. Às vezes eu também não me compreendo muito bem!

Sorrisos em Alta disse...

Errado. Sou vidente!
,o)

E árabe. Li, só depois, o post, mas de baixo para cima...
;o)

Anónimo disse...

E o pior é que eu ñ tenho expectativas só em relação aos outros...em relação a mim própria tb as tenho...e olha que por vezes me desiludo a mim própria...lol...esta vida é bem tramada...
Gostei do post...um bom final...hehehe
Beijocas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ianita disse...

Que estranho... a mim parece-me que quem usa insultos perde a razão. Além do mais, parece-me, quem não gosta de comentários não os faz... Pelo menos era de bom tom.

Mi, não sou a favor da censura. Todos temos o direito de dizermos o que pensamos. Mas se vêm aqui pessoas que não te respeitam nem ao teu espaço, tu tens todo o direito de apagar esses comentários. Pelo menos é essa a opinião aqui da pseudo-intelectual (que se identifica quando faz comentários, pelo menos isso)

Kisses :)

Luna disse...

Isso até pode acontecer quando colocamos as expectativas muito acima
da media, eu quando entro em um cantinho não estou á espera de algo, vou l
lendo gosto ou não, pois no fundo não tenho de fazer um julgamento do que alguém que não conheço o suficiente está a escrever , depois o que se escreve acaba por ter muito do que esse ser esta a sentir no momento.
Para mim quem escreve esta a dar um pouco de si não devemos esperar só assimilar
beijinhos

AC disse...

Ola Mi

Peço mil milhões de desculpas pelo excesso de intimidade. Estava convencidissimo que estava a comentar outra Mi, como deves ter percebido :)

Ficam as opiniões, muito bem pensado e construido o teu espaço, parabéns.

A melhor das sortes e inspirações

Melissa disse...

Mi, acho que é impossível vivermos sem expectativa de algo... As desilusões fazem parte... (in)felizmente...
Beijos

Mi disse...

Ianita, será então que a fasquia nunca está demasiado alta?


U João, expectativa & esperança: muito interessante correlação, sim senhor! Obrigada.

Mi disse...

Anónimo, não tenho resposta para o nível do teu comentário. Será apagado pelo seu carácter ofensivo, destructivo e pela utilização de vocabulário menos próprio.
Volta quando quiseres sem estes pontos que te apontei.

Fica bem.

Mi disse...

Lita, também acontece comigo... Mas vou esforçar-me sempre incansavelmente para compreender: claro que preocupo! He he.

Mi disse...

Sorrisos em Alta, continuas a exceder claramente as minhas expectativas... He he!

Olha por Mim, as expectativas que temos acerca de nós próprios não são, necessariamente, um mal... É bom colocarmo-nos também a nós próprios uma fasquia (alta, penso eu). Mas é uma vida difícil, sim!

Mi disse...

Demon, o comentário que deixou será apagado pelo seu carácter ofensivo.
Ninguém é obrigado a gostar da blogosfera, nem a frequentá-la e, ainda menos, a ter o trabalho de carregar nos comentários para os ler - ainda para mais, se na sua opinião "ninguém quer saber".
No entanto, permita-me que diga que, se muitos dos portugueses pensassem sobre estes assuntos - o que sei que não acontece com muitos -, o país seria muito diferente, para melhor... (minha opinião, sem ser ofensiva: não é fantástico?)

Mi disse...

Ianita, obrigada pela intervenção... e sim, concordo com o que dizes!
Sem querer reprimir a opinião de ninguém, eu só exijo o respeito e o nível de vocabulário - coisa que não aconteceu em ambos os comentários "anónimos".

Um beijinho e continua a deixar exprimir-se o teu lado pseudo-intelectual, como referido!

Mi disse...

Multiolhares, sem dúvida que penso que só podemos ter expectativas quando temos algum tipo de conhecimento do outro, no caso de serem expectativas em relação a alguém. Se nos é absolutamente desconhecido, não poderemos esperar nada, penso eu.


Dias, não tem qualquer problema! Mas já desinchei, assim... Oh. He he! Obrigada!

Mi disse...

Mel, concordo com isso! Faz tudo parte... Beijinho!

Luis Oliveira disse...

Estou a apreciar os posts.

Continua!

Mi disse...

Luis Oliveira, continua a aparecer!

Allie. disse...

Gostei do blog ;)

(Desculpa só passar cá agora, mas só hoje é que vi o comentário!)


Beijinho**

Allie. disse...

Também eu. Às vezes tenho "ataquinhos" mas gosto de ser feliz! ;)


**

DANTE disse...

"Não lhe dês o peixe , ensina-o a pescar"
Disseste mais do que pensas ;) Não tou nada desiludido.
Gostei do exercício mental. Vou voltar a estas bandas ;D

Jokas Mi :)

Anónimo disse...

Gostei muito da sua escrita, Mi. Continue.
Cumprimentos,
Antónia Estrela

Sorrisos em Alta disse...

Quem te manda deixar as expectativas aí rasteirinhas????
;o)

Bom fds!!!

Mi disse...

Allie, obrigada por teres vindo... Não te preocupes. Vamos sendo então felizes!


Dante, obrigada pelos elogios! Se não estivesse tanto frio, aposto que tinha corado! Volta sempre...

Mi disse...

Antónia Estrela, é sempre bom ter visitas de professores ao nosso espaço... Ainda para mais, com opiniões positivas em relação à nossa escrita! Cumprimentos.


Sorrisos em Alta, a que expectativas rasteirinhas te referes? Obrigada e igualmente!

João disse...

A parte má das expectativas é quando elas não correspondem ao que realmente se revela.
Pode levar-nos à desilusão, ao mal estar, a qualquer coisa mais...

O melhor é mesmo não subir alto demais para que não nos afastemos muito da realidade e do possível.

Mi disse...

João, é mesmo verdade que a desilusão é a parte pior... mas não podemos deixar de subir alto, não achas?

João disse...

Penso que subir alto pode fazer bem para elevar o espírito, mas fazê-lo com cuidado também pode ser uma hipótese para não nos magoarmos tanto.(embora isso faça bem para se abrir os olhos)

Mi disse...

Então... jogar sempre pelo seguro? Perspectivas, acho eu. Eu acho que ambiciono alto, então!

telma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
telma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
telma disse...

'É isto a desilusão: a não correspondência às expectativas. '
that's so true :x

eu tenho estado a aprender a não criá-las. *

Mi disse...

Telma, boa sorte! He he

Mi disse...

(mais comentários eliminados?)

Anónimo disse...

O melhor, minha Mi, é quando as tuas expectativas acerca de alguém sao minimas, nao porque o rótulo (voltando ao texto dos rotulos) que atribuiste a essa pessoa fosse negativo, mas sim pela apatia aparente da pessoa q julga... O que eu quero dizer com isto, muito sinceramente, é q nunca pensei q fosses a pessoa q es... os cerca de dois meses e meio passados contigo so me trouxeram surpresas .. és a pessoa q ouve, acima de tudo, e cala quando tem de calar... q fala quando ha algo para ser dito e nao apenas pq vai parecer bem q seja dito alg coisa... a menina do "nao digas asneiras q é feio" .. a perita na 'arte de amar'... sei la! Podia tar aqi o resto da tarde a escrever sobre as qualidades q conheço de ti, e mal te conheço, mas digo muito honestamente q és dos melhores, senao o melhor 'puto' q ja conheci.. nao quero armar me em lamexas e dizer q es a minha melhor amiga (lol) e que te amo munto munto e quero ficar ctg para sempre (mega lol), mas quero pedir te q nao mudes, mas sim q tentes impingir ao mundo o'pensamento Mi', pois tenho a certeza q assim teriamos um mundo bem melhor.
Nao sei se passaremos apenas estes tres anos juntas (espero q nao), de qq das formas o puto Mi nunca vai sair da cabeça do puto Rita.
Gosto de ti miuda.
Obrigado por me fazeres acreditar que o mundo ainda tem pessoas boas.

Rita Banca.

Anónimo disse...

O melhor, minha Mi, é quando as tuas expectativas acerca de alguém sao minimas, nao porque o rótulo (voltando ao texto dos rotulos) que atribuiste a essa pessoa fosse negativo, mas sim pela apatia aparente da pessoa q julga... O que eu quero dizer com isto, muito sinceramente, é q nunca pensei q fosses a pessoa q es... os cerca de dois meses e meio passados contigo so me trouxeram surpresas .. és a pessoa q ouve, acima de tudo, e cala quando tem de calar... q fala quando ha algo para ser dito e nao apenas pq vai parecer bem q seja dito alg coisa... a menina do "nao digas asneiras q é feio" .. a perita na 'arte de amar'... sei la! Podia tar aqi o resto da tarde a escrever sobre as qualidades q conheço de ti, e mal te conheço, mas digo muito honestamente q és dos melhores, senao o melhor 'puto' q ja conheci.. nao quero armar me em lamexas e dizer q es a minha melhor amiga (lol) e que te amo munto munto e quero ficar ctg para sempre (mega lol), mas quero pedir te q nao mudes, mas sim q tentes impingir ao mundo o'pensamento Mi', pois tenho a certeza q assim teriamos um mundo bem melhor.
Nao sei se passaremos apenas estes tres anos juntas (espero q nao), de qq das formas o puto Mi nunca vai sair da cabeça do puto Rita.
Gosto de ti miuda.
Obrigado por me fazeres acreditar que o mundo ainda tem pessoas boas.

Rita Banca.

Mi disse...

Puto, fiquei comovida. :')

Anónimo disse...

Expectativas ...
É algo que para os outros mantenho baixas mas que para mim elevo a um nível de exigência, por vezes irreal.
Não podemos esperar dos outros o mesmo que exigimos de nós, não podemos colocar no outro (pessoa ou acontecimento) o que para nós seria mais proveitoso ... Porque tudo isso está susceptível ha avaliação do outro e foge do nosso controlo ... por isso só podemos esperar sempre o melhor de nós em cooperação com os outros.
Será que o controlo/planos e as expectativas são concomitantes?

Mi disse...

Gato, tens andado a ser um bocado exigente, sim... He he! Tudo passa pela altura da fasquia e a nossa é alta, não?
Claro que são concomitantes... pelo menos, segundo o que me diz a minha lógica.

Anónimo disse...

Realmente é verdade...estamos constantemente à espera de algo do mundo e dos outros e os outros esperam sempre algo de nós... É inevitável que isso não aconteça...até porque maioritariamente o fazemos inconscientemente!
Expectativas...Será uma coisa boa, ou uma coisa má ? Quando as expectativas que temos são correspondidas não ficamos propriamente com um sentimento de felicidade, porque na verdade estávamos á espera que assim fosse...mas quando acontece o oposto (por talvez as termos elevado em demasia), 'a não correspondência ás expectativas', faz com que um sentimento de desilusão nos invada e este leva-nos a colocar todas as nossas avaliações anteriores, em relação a situações e/ou pessoas, em causa...E o pior de tudo é que em vez de nos perguntarmos "Será que elevei demasiado a fasquia?" não o fazemos, limitamo-nos culpar e a julgar a pessoa. Mas será que foi Ela que teve a culpa, ou a culpa de termos caído em desilusão foi totalmente Nossa? É que na verdade fomos nós que criámos as expectativas...





Beijinho Mi :)