sábado, 15 de novembro de 2008

Planos.

- Então e... como é amanhã?

O sem-número de vezes que esta pergunta me pica na ponta da língua...! [Será só a mim?]
De facto, em certos momentos, dou comigo a pensar em planos - para daqui a bocado, para amanhã, para o resto do ano ou até para daqui a muitos anos, para o resto da vida - e não raras vezes o pensamento termina na dependência que sinto [Sentimos?] em relação a esta planificação elevada ao quotidiano.
Pode ser que seja uma questão de organização - o que, no meu caso, levantaria sérias dúvidas -, ou até um ponto de apoio, que nos torna imunes à desorientação entre os sucessivos momentos presentes; cá para mim, é uma questão de controlo. [Faz sentido?]

A meu ver, o ser humano sente uma necessidade de controlar: controlar a sua vida, controlar o que o rodeia, controlar os que o rodeiam, até controlar-se a si mesmo. [Não é isto que nos ensinam os pais e os sistemas primários educativos?] O controlo faz parte, não só de uma sensação de domínio - agradável a tanta gente -, mas até simplesmente de conforto; se algo foge ao controlo, é como se se dessem novos passos incertos fora da zona pessoal de conforto e, geralmente, não se gosta de sair desse espaço.
No fundo, somos uns tremendos comodistas; queixando-nos das rotinas, não vivemos sem o apoio da planificação quotidiânica. [Duvido que a palavra existisse... Mas acabei de lhe dar existência.]

E foi assim que escrevi e publiquei um post que não tem nada a ver com aquilo que, inicialmente, tinha planeado - até nisto a escrita é libertadora! -, mas... que importa o que planeei para o momento seguinte?



Amanhã? Amanhã é só amanhã.

46 comentários:

Marco Rebelo disse...

muito obrigado pelo teu comentario mi..De resto algumas das coisas q disseste disse-me o juri,,entre as quais q essas mesmas caracteristicas podem ser a minha marca. mais uma vez obrigado e espero q tenhas votado :)
bj

Lita disse...

Estamos sempre a tentar controlar tudo... até os posts que escrevemos!!! :)

E depois vem a magia, quando a escrita se escreve através das nossas mãos. E descobrimos a magia de fluir, em vez de controlar.

Muito bom!

Marco Rebelo disse...

ha..votaste razoável :) mais actuações?olha, sinceramente não sei. pra já não tenho nada marcado.
Contratações? sim. sempre :)

B! disse...

Obrigado pela tua visita e pelo teu comentário.

Eu dava grande importância ao "amanhã", sempre dei. Depois foram acontecendo certas coisas e percebi que tenho de ter paciência e esperar.

Como se costuma dizer " Com pressa não se chega a lado nenhum". Ás vezes é preciso levar-mos um abanão...

Anónimo disse...

Olá Mi, no amanhã seremos um outro ser, as experiências do hoje, talvez nos faça melhor do que ontem, talvez nos faça pior, o tempo, só o tempo dirá...

Paz e harmonia para você

Forte abraço

CAUROSA - caurosa.wordpress.com

moreagain disse...

ola mi

obrigado pelo post :) realmente quantas vezes nos "prendemos" ao planeado?? uma coisa aprendi com o tempo.. o tempo nao para e nao da treguas ao planeado :P o mais simples é tentar!!! se nao der, olha.. nao deu eheh

a vida so tem piada se o amanha nao for "planeado" :)

beijinho

Luis Oliveira disse...

Realmente.. o post segue a mesma linha, apesar de teres mudado.

O que difere a tua pessoa da minha é que os meus planos, quando os elaboro, faço-os não para controlar algo (ou a mim) mas sim abrir possibilidades. Digamos que é um mero acto reflexivo de sonhar. De resto, eu odeio mesmo (ou penso que odeio) controlar a minha vida, uma vez que aprecio o improviso e a espontaneidade.


E vejo que continuas com as capicuas. ^^

homempasmado disse...

Olá,

Vim cá fazer uma visita. Como estás a começar o blogue, desejo-te bons textos e bons comentários :-)

homempasmado disse...

Acabei de ler isto:
"...o material da vida transcende em muito as nossas noções do que é apropriado, do que se encaixa nos nossos planos ou se adequa à vida ordenada que pretendemos viver."
Thomas Moore

:-)

DE-PROPOSITO disse...

E amanhã é outro dia.
--
Felicidades.

Mi disse...

Marco Rebelo, foi conversado! :)


Lita, muito obrigada por essas palavras... que magicamente fluíram!


B!, obrigada pela tua visita. "Ter paciência e esperar" é, sem dúvida, sábio... No entanto, nada aparece feito, há sempre que fazer a nossa parte!

Mi disse...

Caurosa, o amanhã é mesmo imprevisível... Para quê tentar planeá-lo?


Moreagain, tentar é absolutamente uma máxima de vida! Que é feito de nós, se não tentarmos? Tentar confere mesmo muita piada a cada momento!

Sorrisos em Alta disse...

Obrigado pela visita à minha estrebaria!
;o)

Cá por mim, o único controlo a que aspiro é o da televisão. E é tão pouquinhas vezes, que mão é preocupante...

Um sorriso
boa semana

Mi disse...

Luis Oliveira, uma ideia nova, sim: planear para abrir possibilidades. Parece-me muito pertinente e tudo a ver contigo!

Beijinho e bom domingo!

Mi disse...

Homem Pasmado, obrigada pelos bons desejos e pela citação! Volta sempre! :)


De-propósito, amanhã é amanhã, outro dia; importa o hoje!


Sorrisos em Alta, és um descontrolado! :P

Ianita disse...

Só existe o hoje, o aqui e agora. Mas o passado e o futuro existem também, neste momento profícuo que é o agora. Todo o tempo e todo o espaço num só momento. O agora.

Quanto ao futuro. É claro que são precisas planificações. É como dar aulas. Temos de planear o conteúdo de uma determinada aula, planificar as actividades, as estratégias de encadeamento, tudo tem de ser planeado. Mas é na capacidade de abandonar a planificação que se vê um bom professor. De simplesmente deixar fluir a aula, e nos deixarmos levar por aquele grupo de alunos. Assim como na vida... quem consegue largar a planificação, de vez em quando, e simplesmente deixar fluir o momento, essas são as pessoas que realmente vivem.

Mas planear é indespensável, para o professor, mesmo para o melhor, e para o ser-humano que só quer viver.

Vive!

Kiss

u João disse...

Olá!O que haveria a dizer sobre isso xiii para começar diz um filosofo muito conhecido na praça, "a nossa cabeça está quase sempre no passado, no futuro e poucas vezes no presente". Presente que é o aqui e agora. planear é inerente ao ser humano, é ele a "fazer-se" de imortal. Como dizes e bem, ter o controlo da vida e muitas vezes a dos outros.E não se pode fugir disso, gostamos de projectar no futuro o que gostariamos que acontecesse no imediato, e o momento passa.nos ao lado.Agora não acho nada mal, antes pelo contrário, planear o que poderemos fazer no futuro mais imediato.
beijo

Anónimo disse...

Até por aqui vejo que sou diferente da maioria... [infelizmente?!]

" a vida so tem piada se o amanha nao for "planeado" "?! [respeito, mas como é possivel se pensar assim?]

Que sentido tem a vida se não for planeada e não tivermos objectivos?! ou não serão os objectivos, o querer, etc, planos?!?!

Eu amo a vida com alguma liberdade sim, mas, por exemplo, o que é o amanha sem horários? o que é uma vida de universitário sem prazos de entrega de trabalhos? sem datas para isto e para aquilo? não será isso planos ou que implique planos?!

Mas ainda bem que não somos todos iguais, mesmo!

Mi, do fundo do meu coração desejo que sigas o teu caminho com as tuas convições e pensamentos, se estes são os teus, que assim seja... acima de tudo que sejas feliz pensado por ti, lutando e baseando no que pensas. Que não vivas do artificio mental de outrem. Isso é viver.

Mas aqui para nós, porque prevejo que ninguem vá ler este meu comentário por ser enorme, dói! Dói porque ambos sabemos do que falo, por ser tão diferente do meu espirito...

Mas a outra face "desta moeda" [a dor] é a felicidade... Por isso sorriso...

Espero que tudo corra bem e que continues a exprimir-te lindamente, como sempre o fizes-te, agora aqui neste cantinho.

Beijinho

moreagain disse...

ola jfx

so para explicar melhor o meu ponto de vista sobre o " a vida so tem piada se o amanha nao for "planeado"

É verdade que todos temos de planear o amanha, que seria de nos se o nao fizessemos :P simplesmente acredito que nao nos devemos prender a esses planos e prazos
Nunca aconteceu ter um trabalho para entregar no dia seguinte, um teste no dia seguinte... tudo planeado ate essa hora... e puff... por alguma razao nao podes estudar, terminar o trabalho... e no fim ainda dizes, ainda bem que nao me prendi aqueles planos pois ganhei mais com o que tive de fazer nesse tempo

beijinhos e abraços

PS: afinal ha alguem que le os posts ate ao fim :D

Anónimo disse...

não sei o que é, mas posso dizer-te que tenho listas para tudo, tenho lista logo que chego ao trabalho para decidir o que vou fazer o resto do dia (mesmo que depois não cumpra metade), tenho lista de compras para a hora de almoço, tenho lista de super, tenho lista de fim-de-semana (que tem que estar pronta à 5ªfeira, senão apanho uma enxaqueca de morrer), tenho lista de viagens, tenho lista de pessoas que vão receber cartões de natal, lembranças de natal, prendas de natal, lista do que quero fazer no ano que começa ... enfim, lista para tudo e mais alguma coisa, umas cumpro outras nem por isso, mas fazem-me falta, apoiam-me quando começo a ficar no estado de desorientação que por vezes me ataca e me aflige.

Mi disse...

Ianita, muito sábias as tuas palavras... Adorei este género de conclusão: "quem consegue largar a planificação, de vez em quando, e simplesmente deixar fluir o momento, essas são as pessoas que realmente vivem."

Só um pormenor: és professora? He he! Bom início de semana!

Mi disse...

U João, projectar o futuro faz, sem dúvida, parte do ser humano... e planear o futuro imediato pode dar jeito, desde que não dependamos desses planos, não lhe parece?

Obrigada pela reflexão!

Mi disse...

JFX, coisas nossas... Não debaterei o assunto aqui. Não posso, então, responder com nada? Errado: posso.

És especial, não tanto por seres igual ou diferente do comum, ainda se, de facto, és diferente... mas por seres tu e por eu ser eu - tu és especial para mim.

Continuo o caminho e serei feliz, mas caminharás sempre comigo, espero.
E volta sempre a este espaço!

Mi disse...

Moreagain, também concordo contigo: independência desses planos.


Filha do Administrador, usas essas listas como mapas dos vários campos da vida, então... Boa: uma das minhas teorias estava certa! He he.
Volta sempre e continua a sustentar o que digo... Ou não, tudo bem!

Anónimo disse...

olá moreagain,

sem dúvida que sim! E não só com planos a curto prazo. Mas mesmo assim penso que é extremamente necessária uma vida de planos, nem que seja para eles sairem "furados"...

Brigado pelas palavras, preocupação...

Desculpa querida Mi fazer, por um pouco que seja, deste teu espaço uma especie de chat.

Beijinhos

Bisc8 disse...

Ás vezes penso que o nosso mal é esse: pensamos e planeamos demasiado! E quando toca a rotinas, é quase impossível viver sem elas!

Mas isso é mais uma coisa que a sociedade nos "injectou" desde pequenos e que se tornou indispensável para vivermos no social. É quase como os estereótipos.

Mas sim, a minha ingenuidade diz-me que seria bom se, de repente, todos os relógios e calendários do mundo desaparecessem.

No mínimo, seria aliviante.

:)

P.S.- Gostei da nova palavra! :D
Eu também sou assim: gosto de inventar vocabulário! [Porque não? O que interessa é o significado que lhes atribuímos! ^^]

Ianita disse...

Já fui... mas se formos uma vez, acho que seremos sempre. Não me livro disso, penso eu. Ainda bem? Ainda bem.

Kisses :)

Melga do Porto disse...

Planificação!
Sem dúvida uma arma de “alta potencialidade”.
Mas assustadoramente “incontrolável”.
“Incontrolável” pelo poder que adquire, a certa altura, sobre nós.
Tira-nos o sabor do imprevisto.
Tira-nos a capacidade de reagir ao inesperado.
Tira-nos a liberdade de “mudar o planeado”.
Ficamos assim, presos a uma perna de uma mesa.
Sem ele nada feito!
Concordo.
Demasiado dependente dele!
Assusta-me… muito…
Já basta os grilhões da sociedade!
:-)

PS: cuidado com os “tubarões”… são imprevisíveis… não consegues inseri-los em nenhum planeamento ;-)

Minhoca disse...

Todos nos temos essa tendencia, ou pelo menos eu tb tenho, e sim tb me parece q isso se prende com a necessidade que temos em controlar, o tempo os outros, nos os sentimentos, como que se desse forma n nos sentissemos tao perdidos.

Bjs

Anónimo disse...

ahaha

que dizer?
ora... metam-se na fila!

Secreta disse...

Não sei bem se se trata apenas de querer controlar ... Creio que tambem queremos sintir-nos seguros. E para isso , precisamos planear, estudar, pensar... no futuro proximo ou longinquo.

Anónimo disse...

Eu deixei de pensar no amanhã...no depois de amanhã...no para a semana...para o mês que vem...para o ano...a vida já me pregou muitas partidas...e tudo o que tento controlar/planear sai-me ao contrario...dai a viver um dia de cada vez...o amanhã é apenas um dia que espero que seja melhor que hoje...
É como a escrita...nunca escrevo o que penso...acaba por sair tudo ao contrário...hehehe
Beijocas

Mi disse...

JFX, completamente desculpado!


Bisc8, um dia procurarei abordar o tema das injecções da sociedade, então... Obrigada pela tua visita, amigo!


Ianita, mas que bem... Estou a estudar para o ser, quem sabe, um dia! He he.

Mi disse...

Melga do Porto, adorei o teu comentário! Demoraste muito tempo a planificá-lo antes de o escreveres? He he.

Vou ficar atenta aos tubarões, obrigada!

Mi disse...

Minhoca, sim, também a mim me parece uma boa dedução... Avancemos para uma tese, então!


Thebitch, metam-se na fila? Quem és? Volta sempre, não é preciso senha para comentar, nem tampouco para ler. Identifica-te, quando e se quiseres, é sempre um prazer!

Mi disse...

Secreta, não será a necessidade de controlo uma expressão dessa necessidade de segurança?

Mi disse...

Olha por Mim, viver um dia de cada vez: é mesmo isso que eu penso! :)

AC disse...

Amanha é outro dia...

Estou a gostar imenso do formato do Blog, mas que grande surpresa, mais uma...

Eu, com a idade, estou a ficar um controlador do cacete, mas bem que preciso porque o meu control factor sempre foi baixissimo, é bom aproximar-me da "realidade" :) mas o conforto que obtenho está longe do comodismo, mesmo que naturalmente seja uma vitima da "planificação quotidiânica"

Tu liberta-te moça, sempre

Beijo libertador

telma disse...

'No fundo, somos uns tremendos comodistas; queixando-nos das rotinas, não vivemos sem o apoio da planificação quotidiânica'

so so true. todos nós nos queixamos da rotina, mas tal como dissesete não aguentamos sem planificar o futuro.

já eu vou deixar de planificar coisas, visto que a única coisa que planifiquei realmente não aconteceu.

ah, estás adicionada (:

telma disse...

'No fundo, somos uns tremendos comodistas; queixando-nos das rotinas, não vivemos sem o apoio da planificação quotidiânica'

so so true. todos nós nos queixamos da rotina, mas tal como dissesete não aguentamos sem planificar o futuro.

já eu vou deixar de planificar coisas, visto que a única coisa que planifiquei realmente não aconteceu.

ah, estás adicionada (:

Mi disse...

Dias, obrigada por essas opiniões sempre tão positivas! e ainda bem que te surpreendes... Agora, não uses é a desculpa da idade! He he! Será que somos vítimas da planificação quotidiânica ou que o escolhemos assim?

Beijo libertador retribuído!

Mi disse...

Telma, se não aguentamos sem planificar o futuro, não vais poder deixar de planificar coisas... He he! Mas olha, se o que planificaste realmente não aconteceu, é porque ainda está para vir aquilo que deveria acontecer!
Eu também podia planificar um passeio à chuva para hoje, mas... azar (ou sorte), está um dia de sol!

Bom domingo!

O Espreita Aviões disse...

Ainda não li muitos textos, mas prometo que vou começar a vir aqui mais vezes :)
Vale realmente a pena. Muito talento, sem dúvida :)

Mi disse...

Espreita Aviões, também não há assim muitos para ler... Mas sim, volta sempre.
E obrigada pelo elogio! :)

Anónimo disse...

Gosto da sensação de controlar, de saber que o que penso vai acontecer, gosto de pensar em todos os detalhados, possibilidades e até atalhos para eventuais deslizes ... é verdade que gosto. Mas quem não gosta de ... não planear a que horas se levanta na manhã seguinte? a sensação de controlo incontrolável é algo que nos dá adrenalina, que nos põe a pensar se será melhor a assim ... mas se pensar implica fazer planos ... não vamos pensar demasiado e vamos navegar até este nova onda nos leva ...
Bjao gigante

Mi disse...

Gato, nós temos navegado, sim... Somos bons, nisto. Nisto? Só? He he!